Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
480 - Informática
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem nenhuns requisitos específicos para a frequência desta UC.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular (UC) tem como objetivo fornecer aos alunos uma ampla gama de conhecimentos sobre redes de computadores, incluindo os principais conceitos e os protocolos de alto nível utilizados atualmente nas aplicações. A UC irá apresentar os conceitos básicos da rede, incluindo a sua estrutura, funcionamento e protocolos de comunicação, e destacar os protocolos de alto nível, como o TCP/IP, HTTP, DNS, entre outros, que permitem a comunicação eficiente e segura entre as aplicações.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Após a conclusão desta UC os alunos estarão aptos a: OA1. Conhecerem os princípios básicos de funcionamento de uma rede de computadores OA2. Conhecerem e perceberem os modelos de referência OSI e TCP/IP OA3. Conhecerem o funcionamento dos principais protocolos utilizados no dia-a-dia, nomeadamente o HTTP OA4. Conhecerem e compreenderem o funcionamento dos protocolos ao nível de transporte. OA5. Conhecerem como se interligam dispositivos numa rede cablada OA6. Conseguirem projetar, configurar e gerir uma rede de computadores
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Introdução às redes de computadores e apresentação dos modelos de referência OSI e TCP/IP CP2. Introdução à camada física e de ligação de dados. Instalação e configuração de um switch CP3. Introdução à camada de rede: endereçamento IPv4 e IPv6; Protocolo IPv4 e criação de subredes. CP4. Encaminhamento de pacotes; Funcionamento e configuração de um router. CP5. Exploração de protocolos de transporte TCP/UDP. Controlo de congestão. CP6. Exploração da camada de aplicação: DNS, E-mail e Transferência de Ficheiros CP7. Configuração de Firewalls CP8. Gestão de redes de computadores
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: CP1 OA2: CP1 e CP2 OA3: CP3 e CP4 OA4: CP5 OA5: CP6 OA6: CP7 e CP8
Avaliação / Assessment
Pode ser realizada num dos seguintes modos: 1. Avaliação periódica: Componente téorica: -1ª frequência a realizar a meio do semestre (30%); -2ª frequência a realizar no momento da 1ª época de exames (30%). (há ainda a possibilidade de realizar 1 exame final (60%) para quem não tenha obtido aprovação na 1ª frequência e/ou 2ª frequência) Componente prática: -3 laboratórios a ser realizados em grupo (15%); -1 trabalho prático de grupo e sua apresentação (25%). Nota: Ambas as frequências e os laboratórios têm a nota mínima de 8 valores, salientando-se que a realização da componente prática é obrigatória para efeitos de aprovação em avaliação periódica. A nota mínima de aprovação à unidade curricular é de 10 valores. 2. Avaliação por exame: - Pode ser realizado em 1ª Época ou 2ª Época; - Prova escrita (100%); A nota mínima de aprovação à unidade curricular é de 10 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1 Aulas expositivas teórico-práticas:teoria,demos,audiovisuais MEA2 Aulas participativas:análise e discussão de casos de estudo MEA3 Aulas ativas:realização de exercícios/entregáveis do projeto de grupo em lab/apresentações, usando ferramentas do estado-da-arte MEA4 Trabalho autónomo por parte do aluno: auto-estudo,revisões,realização dos entregáveis do trabalho de grupo em atividades de laboratório
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os respectivos objectivos de aprendizagem (AO): OA1: MEA1, MEA2 OA2: MEA1, MEA2, MEA3, MEA4, OA3: MEA1, MEA2, MEA3, MEA4 OA4: MEA1, MEA2, MEA3, MEA4 OA5: MEA1, MEA2, MEA3, MEA4 OA6: MEA1, MEA2, MEA3, MEA4 O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de ensino (de acordo com a tipologia de aula) e os objectivos de aprendizagem.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
-Kurose J., Keith Ross K. (2017). Computer networking: a top-down approach. Pearson. ISBN: 978-0-13-359414-0; -Tanenbaum A., Wetherall D. (2021). Redes de Computadores. Bookman. ISBN: 9788582605608.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
-Boavida F., Monteiro E. (2021). Engenharia de Redes Informáticas. FCA Editora. ISBN: 9789727226948.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16