Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04180
Acrónimo :
04180
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


310 - Ciências sociais e do comportamento

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


---

Objetivos Gerais / Objectives


Conhecer algumas das obras clássicas do pensamento social que mais influenciam as análises contemporâneas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz: OA1. Conhecer alguns dos principais contributos dos autores tratados nas aulas OA2. Relacionar diferentes autores, conceitos e teorias OA3. Dominar os principais conceitos e teorias tratados e saber aplicá-los na exposição oral e escrita

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Smith, A Riqueza das Nações (1776) 2. Alexis de Tocqueville, Democracia na America (1835) 3. F. List, The Sistema Nacional de Economia Política (1841) 4. J.S. Mill, Sobre a Liberdade (1859) 5. K. Marx, O Capital (1867) 6. É. Durkheim, A Divisão do Trabalho Social (1893) 7. T. Veblen, Teoria da Classe Ociosa (1899) 8. G. Simmel, A Filosofia do Dinheiro (1900) 9. M. Weber, Economia e Sociedade (1922) 10. G. H. Mead, Mind, Self, and Society (1934)

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O programa da UC consiste num conjunto de obras que serão tratados de forma essencialmente autónoma. Em cada um dos temas pretende-se que os alunos adquiram a capacidade de compreender os conceitos fundamentais do tema (OA3), os prinicipias desafios socio-económicos (OA 1), bem como as suas causas e consequências (OA2). Neste sentido, o processo de ensino-aprendizagem em cada um dos pontos do programa será guiado pelos objectivos de aprendizagem referidos, sendo a prossecução de cada um deles priorizada de forma distinta pelos diversos métodos de ensino-aprendizagem (ver secção correspondentes).

Avaliação / Assessment


Avaliação contínua: Ensaio individual (60%), Documento escrito para preparação de debate: (25%), Apresentação e participação nos debates em aula (15%). Para serem aprovados os alunos têm de obter uma nota mínima de 10 valores em cada elemento de avaliação. Avaliação final: Prova escrita individual (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem inclui aulas expositivas, aulas baseadas em questões sobre textos de leitura prévia e aulas de debate preparados pelos alunos, com base em questões colocadas pelo docente.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os três tipos de metodologias adoptadas contribuem para os OA 1 e 2, que correspondem à aquisição de competências de análise e reflexão sobre as obras em causa. As aulas de debate e de resposta a questões com base em leitura prévias contribuem em particular para o OA3, em especial ao desenvolimento das capacidades de exposição oral e escrita.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


10. G. H. Mead, Mind, Self, and Society (1934) 9. M. Weber, Economia e Sociedade (1922) 8. G. Simmel, A Filosofia do Dinheiro (1900) 7. T. Veblen, Teoria da Classe Ociosa (1899) 6. É. Durkheim, A Divisão do Trabalho Social (1893) 5. K. Marx, O Capital (1867) 4. J.S. Mill, Sobre a Liberdade (1859) 3. F. List, The Sistema Nacional de Economia Política (1841) 2. Alexis de Tocqueville, Democracia na America (1835) 1. Smith, A Riqueza das Nações (1776)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16