Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
310 - Ciências sociais e do comportamento
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
---
Objetivos Gerais / Objectives
Conhecer algumas das obras clássicas do pensamento social que mais influenciam as análises contemporâneas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz: OA1. Conhecer alguns dos principais contributos dos autores tratados nas aulas OA2. Relacionar diferentes autores, conceitos e teorias OA3. Dominar os principais conceitos e teorias tratados e saber aplicá-los na exposição oral e escrita
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Smith, A Riqueza das Nações (1776) 2. Alexis de Tocqueville, Democracia na America (1835) 3. F. List, The Sistema Nacional de Economia Política (1841) 4. J.S. Mill, Sobre a Liberdade (1859) 5. K. Marx, O Capital (1867) 6. É. Durkheim, A Divisão do Trabalho Social (1893) 7. T. Veblen, Teoria da Classe Ociosa (1899) 8. G. Simmel, A Filosofia do Dinheiro (1900) 9. M. Weber, Economia e Sociedade (1922) 10. G. H. Mead, Mind, Self, and Society (1934)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O programa da UC consiste num conjunto de obras que serão tratados de forma essencialmente autónoma. Em cada um dos temas pretende-se que os alunos adquiram a capacidade de compreender os conceitos fundamentais do tema (OA3), os prinicipias desafios socio-económicos (OA 1), bem como as suas causas e consequências (OA2). Neste sentido, o processo de ensino-aprendizagem em cada um dos pontos do programa será guiado pelos objectivos de aprendizagem referidos, sendo a prossecução de cada um deles priorizada de forma distinta pelos diversos métodos de ensino-aprendizagem (ver secção correspondentes).
Avaliação / Assessment
Avaliação contínua: Ensaio individual (60%), Documento escrito para preparação de debate: (25%), Apresentação e participação nos debates em aula (15%). Para serem aprovados os alunos têm de obter uma nota mínima de 10 valores em cada elemento de avaliação. Avaliação final: Prova escrita individual (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem inclui aulas expositivas, aulas baseadas em questões sobre textos de leitura prévia e aulas de debate preparados pelos alunos, com base em questões colocadas pelo docente.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os três tipos de metodologias adoptadas contribuem para os OA 1 e 2, que correspondem à aquisição de competências de análise e reflexão sobre as obras em causa. As aulas de debate e de resposta a questões com base em leitura prévias contribuem em particular para o OA3, em especial ao desenvolimento das capacidades de exposição oral e escrita.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
10. G. H. Mead, Mind, Self, and Society (1934) 9. M. Weber, Economia e Sociedade (1922) 8. G. Simmel, A Filosofia do Dinheiro (1900) 7. T. Veblen, Teoria da Classe Ociosa (1899) 6. É. Durkheim, A Divisão do Trabalho Social (1893) 5. K. Marx, O Capital (1867) 4. J.S. Mill, Sobre a Liberdade (1859) 3. F. List, The Sistema Nacional de Economia Política (1841) 2. Alexis de Tocqueville, Democracia na America (1835) 1. Smith, A Riqueza das Nações (1776)
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16