Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
310 - Ciências sociais e do comportamento
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
---
Objetivos Gerais / Objectives
Conhecer algumas das obras clássicas do pensamento social que mais influenciam as análises contemporâneas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz: OA1. Conhecer alguns dos principais contributos dos autores tratados nas aulas OA2. Relacionar diferentes autores, conceitos e teorias OA3. Dominar os principais conceitos e teorias tratados e saber aplicá-los na exposição oral e escrita
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Adam Smith, Riqueza das Nações (1776) Alexis de Tocqueville, Da Democracia na América (1835) John Stuart Mill, Sobre a Liberdade (1859) Karl Marx, O Capital (1867) Émile Durkheim, A Divisão do Trabalho Social (1893) Thorstein Veblen, A Teoria da Classe do Lazer (1899) Max Weber, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (1905) Rosa Luxemburg, Introdução à Economia Política (1925) Karl Polanyi, A Grande Transformação (1944)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O programa da UC consiste num conjunto de obras que serão tratados de forma essencialmente autónoma. Em cada um dos temas pretende-se que os alunos adquiram a capacidade de compreender os conceitos fundamentais do tema (OA3), os principais desafios socio-económicos (OA 1), bem como as suas causas e consequências (OA2). Neste sentido, o processo de ensino-aprendizagem em cada um dos pontos do programa será guiado pelos objectivos de aprendizagem referidos, sendo a prossecução de cada um deles priorizada de forma distinta pelos diversos métodos de ensino-aprendizagem (ver secção correspondentes).
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: - testes (30%), - ensaios (30%), - preparação e dinamização de debate (20%), - participação geral (20%). Para serem aprovados, os alunos têm de obter nota positiva em cada elemento da avaliação. É exigida a presença em pelo menos 3/4 das aulas. Avaliação por exame: prova escrita individual (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem inclui aulas baseadas em questões sobre textos de leitura prévia, exercícios práticos e debates preparados pelos alunos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os três tipos de metodologias adoptadas contribuem para os OA 1 e 2, que correspondem à aquisição de competências de análise e reflexão sobre as obras em causa. As aulas de debate e de resposta a questões com base em leitura prévias contribuem em particular para o OA3, em especial ao desenvolimento das capacidades de exposição oral e escrita.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Adam Smith, Riqueza das Nações (1776) Alexis de Tocqueville, Da Democracia na América (1835) John Stuart Mill, Sobre a Liberdade (1859) Karl Marx, O Capital (1867) Émile Durkheim, A Divisão do Trabalho Social (1893) Thorstein Veblen, A Teoria da Classe do Lazer (1899) Max Weber, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (1905) Rosa Luxemburg, Introdução à Economia Política (1925) Karl Polanyi, A Grande Transformação (1944)
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-13