Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04180
Acrónimo :
04180
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


310 - Ciências sociais e do comportamento

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


---

Objetivos Gerais / Objectives


Conhecer algumas das obras clássicas do pensamento social que mais influenciam as análises contemporâneas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz: OA1. Conhecer alguns dos principais contributos dos autores tratados nas aulas OA2. Relacionar diferentes autores, conceitos e teorias OA3. Dominar os principais conceitos e teorias tratados e saber aplicá-los na exposição oral e escrita

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Adam Smith, Riqueza das Nações (1776) Alexis de Tocqueville, Da Democracia na América (1835) John Stuart Mill, Sobre a Liberdade (1859) Karl Marx, O Capital (1867) Émile Durkheim, A Divisão do Trabalho Social (1893) Thorstein Veblen, A Teoria da Classe do Lazer (1899) Max Weber, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (1905) Rosa Luxemburg, Introdução à Economia Política (1925) Karl Polanyi, A Grande Transformação (1944)

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O programa da UC consiste num conjunto de obras que serão tratados de forma essencialmente autónoma. Em cada um dos temas pretende-se que os alunos adquiram a capacidade de compreender os conceitos fundamentais do tema (OA3), os principais desafios socio-económicos (OA 1), bem como as suas causas e consequências (OA2). Neste sentido, o processo de ensino-aprendizagem em cada um dos pontos do programa será guiado pelos objectivos de aprendizagem referidos, sendo a prossecução de cada um deles priorizada de forma distinta pelos diversos métodos de ensino-aprendizagem (ver secção correspondentes).

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: - testes (30%), - ensaios (30%), - preparação e dinamização de debate (20%), - participação geral (20%). Para serem aprovados, os alunos têm de obter nota positiva em cada elemento da avaliação. É exigida a presença em pelo menos 3/4 das aulas. Avaliação por exame: prova escrita individual (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem inclui aulas baseadas em questões sobre textos de leitura prévia, exercícios práticos e debates preparados pelos alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os três tipos de metodologias adoptadas contribuem para os OA 1 e 2, que correspondem à aquisição de competências de análise e reflexão sobre as obras em causa. As aulas de debate e de resposta a questões com base em leitura prévias contribuem em particular para o OA3, em especial ao desenvolimento das capacidades de exposição oral e escrita.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Adam Smith, Riqueza das Nações (1776) Alexis de Tocqueville, Da Democracia na América (1835) John Stuart Mill, Sobre a Liberdade (1859) Karl Marx, O Capital (1867) Émile Durkheim, A Divisão do Trabalho Social (1893) Thorstein Veblen, A Teoria da Classe do Lazer (1899) Max Weber, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (1905) Rosa Luxemburg, Introdução à Economia Política (1925) Karl Polanyi, A Grande Transformação (1944)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-09-13