Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04180
Acrónimo :
04180
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


310 - Ciências sociais e do comportamento

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


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Objetivos Gerais / Objectives


Conhecer algumas das obras clássicas do pensamento social que mais influenciam as análises contemporâneas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz: OA1. Conhecer alguns dos principais contributos dos autores tratados nas aulas OA2. Relacionar diferentes autores, conceitos e teorias OA3. Dominar os principais conceitos e teorias tratados e saber aplicá-los na exposição oral e escrita

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Riqueza das nações – Adam Smith, 1776 O capital – Karl Marx, 1867 Da democracia na América – Alexis de Tocqueville, 1835 Sobre a liberdade – John Stuart Mill, 1859 A ética protestante e o espírito do capitalismo – Max Weber, 1905 Introdução à economia política – Rosa Luxemburg, 1925 Teoria geral do emprego, do juro e da moeda – John Maynard Keynes, 1936 O caminho para a servidão – Friedrich Hayek, 1944

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


O programa da UC consiste num conjunto de obras que serão tratados de forma essencialmente autónoma. Em cada um dos temas pretende-se que os alunos adquiram a capacidade de compreender os conceitos fundamentais do tema (OA3), os principais desafios socio-económicos (OA 1), bem como as suas causas e consequências (OA2). Neste sentido, o processo de ensino-aprendizagem em cada um dos pontos do programa será guiado pelos objectivos de aprendizagem referidos, sendo a prossecução de cada um deles priorizada de forma distinta pelos diversos métodos de ensino-aprendizagem (ver secção correspondentes).

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: – Participação nas aulas, incluindo exercícios práticos (20%); – Apresentação de um texto (15%); – Questionários sobre as leituras (25%); – Teste final: prova escrita individual (40%). Para serem aprovados, os alunos têm de obter aproveitamento (pelo menos 50%) em cada elemento de avaliação. É exigida a presença em pelo menos 3/4 das aulas. Avaliação por exame: Prova escrita individual (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem inclui aulas baseadas em questões sobre textos de leitura prévia, exercícios práticos e debates preparados pelos alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os três tipos de metodologias adoptadas contribuem para os OA 1 e 2, que correspondem à aquisição de competências de análise e reflexão sobre as obras em causa. As aulas de debate e de resposta a questões com base em leitura prévias contribuem em particular para o OA3, em especial ao desenvolimento das capacidades de exposição oral e escrita.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Hayek, Friedrich (2009). O caminho para a servidão. Edições 70. Keynes, John Maynard (2010). Teoria geral do emprego, do juro e da moeda. Relógio d’Água. Luxemburg, Rosa (1976). Introdução à economia política. Publicações Escorpião. Marx, Karl (1974). O capital. Delfos. Mill, John Stuart (2010). Sobre a liberdade. Edições 70. Smith, Adam (2014). Riqueza das nações. Fundação Calouste Gulbenkian. Tocqueville, Alexis de (2002). Da democracia na América. Principia. Weber, Max (2016). A ética protestante e o espírito do capitalismo. Editorial Presença.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2025-09-14