Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
310 - Ciências sociais e do comportamento
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
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Objetivos Gerais / Objectives
Conhecer algumas das obras clássicas do pensamento social que mais influenciam as análises contemporâneas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz: OA1. Conhecer alguns dos principais contributos dos autores tratados nas aulas OA2. Relacionar diferentes autores, conceitos e teorias OA3. Dominar os principais conceitos e teorias tratados e saber aplicá-los na exposição oral e escrita
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Riqueza das nações – Adam Smith, 1776 O capital – Karl Marx, 1867 Da democracia na América – Alexis de Tocqueville, 1835 Sobre a liberdade – John Stuart Mill, 1859 A ética protestante e o espírito do capitalismo – Max Weber, 1905 Introdução à economia política – Rosa Luxemburg, 1925 Teoria geral do emprego, do juro e da moeda – John Maynard Keynes, 1936 O caminho para a servidão – Friedrich Hayek, 1944
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
O programa da UC consiste num conjunto de obras que serão tratados de forma essencialmente autónoma. Em cada um dos temas pretende-se que os alunos adquiram a capacidade de compreender os conceitos fundamentais do tema (OA3), os principais desafios socio-económicos (OA 1), bem como as suas causas e consequências (OA2). Neste sentido, o processo de ensino-aprendizagem em cada um dos pontos do programa será guiado pelos objectivos de aprendizagem referidos, sendo a prossecução de cada um deles priorizada de forma distinta pelos diversos métodos de ensino-aprendizagem (ver secção correspondentes).
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: – Participação nas aulas, incluindo exercícios práticos (20%); – Apresentação de um texto (15%); – Questionários sobre as leituras (25%); – Teste final: prova escrita individual (40%). Para serem aprovados, os alunos têm de obter aproveitamento (pelo menos 50%) em cada elemento de avaliação. É exigida a presença em pelo menos 3/4 das aulas. Avaliação por exame: Prova escrita individual (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem inclui aulas baseadas em questões sobre textos de leitura prévia, exercícios práticos e debates preparados pelos alunos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os três tipos de metodologias adoptadas contribuem para os OA 1 e 2, que correspondem à aquisição de competências de análise e reflexão sobre as obras em causa. As aulas de debate e de resposta a questões com base em leitura prévias contribuem em particular para o OA3, em especial ao desenvolimento das capacidades de exposição oral e escrita.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Hayek, Friedrich (2009). O caminho para a servidão. Edições 70. Keynes, John Maynard (2010). Teoria geral do emprego, do juro e da moeda. Relógio d’Água. Luxemburg, Rosa (1976). Introdução à economia política. Publicações Escorpião. Marx, Karl (1974). O capital. Delfos. Mill, John Stuart (2010). Sobre a liberdade. Edições 70. Smith, Adam (2014). Riqueza das nações. Fundação Calouste Gulbenkian. Tocqueville, Alexis de (2002). Da democracia na América. Principia. Weber, Max (2016). A ética protestante e o espírito do capitalismo. Editorial Presença.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2025-09-14