Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04181
Acrónimo :
04181
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


310 - Ciências sociais e do comportamento

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


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Objetivos Gerais / Objectives


Conhecer algumas das obras clássicas do pensamento social que mais influenciam as análises contemporâneas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz: OA1. Conhecer alguns dos principais contributos dos autores tratados nas aulas OA2. Relacionar diferentes autores, conceitos e teorias OA3. Dominar os principais conceitos e teorias tratados e saber aplicá-los na exposição oral e escrita

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. J. M. Keynes, General Theory of Employment, Interest and Money (1936) 2. N. Elias, The Civilizing Process (1939) 3. J. Schumpeter, Capitalism, Socialism and Democracy (1942) 4. K. Polanyi, The Great Transformation (1944) 5. F. Hayek, The Road to Serfdom (1944) 6. R.K. Merton, Social Theory and Social Structure (1949|1968) 7. E. Goffman, The Presentation of Self in Everyday Life (1956) 8. Peter L. Berger e Thomas Luckmann (1966) 9. A. Hirschman, Exit, Voice, and Loyalty (1970) 10. M. Douglas, How institutions thinks (1986)

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O programa da UC consiste num conjunto de obras que serão tratados de forma essencialmente autónoma. Em cada um dos temas pretende-se que os alunos adquiram a capacidade de compreender os conceitos fundamentais do tema (OA3), os prinicipias desafios socio-económicos (OA 1), bem como as suas causas e consequências (OA2). Neste sentido, o processo de ensino-aprendizagem em cada um dos pontos do programa será guiado pelos objectivos de aprendizagem referidos, sendo a prossecução de cada um deles priorizada de forma distinta pelos diversos métodos de ensino-aprendizagem (ver secção correspondentes).

Avaliação / Assessment


Avaliação contínua: Ensaio individual (60%), Documento escrito para preparação de debate: (25%), Apresentação e participação nos debates em aula (15%). Para serem aprovados os alunos têm de obter uma nota mínima de 10 valores em cada elemento de avaliação. Avaliação final: Prova escrita individual (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem inclui aulas expositivas, aulas baseadas em questões sobre textos de leitura prévia e aulas de debate preparados pelos alunos, com base em questões colocadas pelo docente .

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os três tipos de metodologias adoptadas contribuem para os OA 1 e 2, que correspondem à aquisição de competências de análise e reflexão sobre as obras em causa. As aulas de debate e de resposta a questões com base em leitura prévias contribuem em particular para o OA3, em especial ao desenvolimento das capacidades de exposição oral e escrita.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


M. Douglas, How institutions thinks (1986) A. Hirschman, Exit, Voice, and Loyalty (1970) Peter L. Berger e Thomas Luckmann (1966) E. Goffman, The Presentation of Self in Everyday Life (1956) R.K. Merton, Social Theory and Social Structure (1949|1968) F. Hayek, The Road to Serfdom (1944) K. Polanyi, The Great Transformation (1944) J. Schumpeter, Capitalism, Socialism and Democracy (1942) N. Elias, The Civilizing Process (1939) J. M. Keynes, General Theory of Employment, Interest and Money (1936)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16