Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
310 - Ciências sociais e do comportamento
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
---
Objetivos Gerais / Objectives
Conhecer algumas das obras clássicas do pensamento social que mais influenciam as análises contemporâneas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz: OA1. Conhecer alguns dos principais contributos dos autores tratados nas aulas OA2. Relacionar diferentes autores, conceitos e teorias OA3. Dominar os principais conceitos e teorias tratados e saber aplicá-los na exposição oral e escrita
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. J. M. Keynes, General Theory of Employment, Interest and Money (1936) 2. N. Elias, The Civilizing Process (1939) 3. J. Schumpeter, Capitalism, Socialism and Democracy (1942) 4. K. Polanyi, The Great Transformation (1944) 5. F. Hayek, The Road to Serfdom (1944) 6. R.K. Merton, Social Theory and Social Structure (1949|1968) 7. E. Goffman, The Presentation of Self in Everyday Life (1956) 8. Peter L. Berger e Thomas Luckmann (1966) 9. A. Hirschman, Exit, Voice, and Loyalty (1970) 10. M. Douglas, How institutions thinks (1986)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O programa da UC consiste num conjunto de obras que serão tratados de forma essencialmente autónoma. Em cada um dos temas pretende-se que os alunos adquiram a capacidade de compreender os conceitos fundamentais do tema (OA3), os prinicipias desafios socio-económicos (OA 1), bem como as suas causas e consequências (OA2). Neste sentido, o processo de ensino-aprendizagem em cada um dos pontos do programa será guiado pelos objectivos de aprendizagem referidos, sendo a prossecução de cada um deles priorizada de forma distinta pelos diversos métodos de ensino-aprendizagem (ver secção correspondentes).
Avaliação / Assessment
Avaliação contínua: Ensaio individual (60%), Documento escrito para preparação de debate: (25%), Apresentação e participação nos debates em aula (15%). Para serem aprovados os alunos têm de obter uma nota mínima de 10 valores em cada elemento de avaliação. Avaliação final: Prova escrita individual (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem inclui aulas expositivas, aulas baseadas em questões sobre textos de leitura prévia e aulas de debate preparados pelos alunos, com base em questões colocadas pelo docente .
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os três tipos de metodologias adoptadas contribuem para os OA 1 e 2, que correspondem à aquisição de competências de análise e reflexão sobre as obras em causa. As aulas de debate e de resposta a questões com base em leitura prévias contribuem em particular para o OA3, em especial ao desenvolimento das capacidades de exposição oral e escrita.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
M. Douglas, How institutions thinks (1986) A. Hirschman, Exit, Voice, and Loyalty (1970) Peter L. Berger e Thomas Luckmann (1966) E. Goffman, The Presentation of Self in Everyday Life (1956) R.K. Merton, Social Theory and Social Structure (1949|1968) F. Hayek, The Road to Serfdom (1944) K. Polanyi, The Great Transformation (1944) J. Schumpeter, Capitalism, Socialism and Democracy (1942) N. Elias, The Civilizing Process (1939) J. M. Keynes, General Theory of Employment, Interest and Money (1936)
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16