Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Métodos de Pesquisa Social
Departamento / Department
Departamento de Métodos de Pesquisa Social
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se desenvolver conhecimentos e competências sobre diferentes métodos de investigação que permitem aos estudantes delinear e conduzir a pesquisa, analisar e reportar resultados em tópicos das áreas de referência do curso de doutoramento.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem são: OA1 | Conhecer os principais métodos de investigação qualitativa, quantitativa e mista OA2 | Mobilizar os métodos (de recolha e de análise de dados) de forma competente e adequada à natureza dos dados, aos objetivos e ao objecto da pesquisa OA3 | Integrar no desenho e no decorrer de pesquisa os princípios e os principais debates éticos na área de estudos OA4 | Conhecer o leque de revisões de literatura possíveis e adequar esse conhecimento à área de estudos do projecto OA5 | Adquirir conhecimentos e competências práticas de análise de conteúdo, desenvolvida nomeada com software (MaxQda) OA6 | Adquirir conhecimentos e competências práticas de recolha, graficalização e interpretação de indicadores e dados estatísticos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Visão panorâmica dos principais métodos de investigação 2. Princípios e debates éticos transversais 3. Análise de Literatura: tipos e práticas 4. Ângulos, abordagens e unidades de análise 5. Métodos mistos: uma introdução 6. Etnografia e auto-etnografia 7. Diário de Campo 8. Entrevistas e interação 9. Análise de Conteúdo 10. Organização de base de dados qualitativos com MaxQda 11. Análise de dados qualitativos com MaxQda 12. Indicadores estatísticos: consulta e produção 13. Análise estatística: modelos de dependência e multivariados 14. Apresentações individuais da componente metodológica dos projectos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos da UC são alcançados com os conteúdos programáticos propostos como se demonstra em seguida: OA1 : pontos 1, 4, 5 e 14 do programa OA2 : pontos 1, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 14 do programa OA3 : pontos 1, 2, 3, 8 e 14 do programa OA4 : pontos 3 e 14 do programa OA5 : pontos 9, 10, 11 e 14 do programa OA6 : pontos 12, 13 e 14 do programa
Avaliação / Assessment
A avaliação contempla as seguintes modalidades: - Apresentação e discussão em aula da estratégia metodológica de pesquisa desenhada para o projecto de investigação na área do doutoramento (30%, apresentação individual) - Trabalho escrito com a apresentação detalhada da estratégia metodológica a adotar no projeto investigação no doutoramento (70%, trabalho individual). Modelo de ?plano de trabalhos? fornecido. A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final. É esperado que os estudantes produzam trabalhos originais, baseados em critérios de autoria responsável, e que sejam eles mesmos a produzir o texto que ordena as ideias que pretendem transmitir. Os trabalhos serão avaliados pelo seu rigor autoral e bibliográfico, bem como à luz do código de conduta ética na investigação (https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2022/01/24/1643044824553_Co_digo_de_Conduta_E_tica_na_Investigac_a_o_ISCTE.pdf)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem inclui: - Sessões mais teóricas centradas na apresentação e desenvolvimento dos métodos de investigação - Sessões mais práticas destinadas à discussão de aplicações dos diferentes métodos; demonstração recorrendo a diferentes softwares - Sessões de apresentação e discussão da componente metodológica dos projectos. - Trabalho autónomo dos estudantes
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta UC caracteriza-se por aulas teórico-práticas (TP). Contudo, são articulados diferentes métodos de ensino. Em um conjunto de sessões combinam-se os métodos expositivo e interrogativo: Expositivo: apresentação da matriz conceptual de cada um dos métodos de investigação nas suas diversas dimensões. Interrogativo: articulação da exposição com a interrogação, colocando questões na perspetiva de incentivar a participação. Nestas sessões ficam integrados todos os objetivos de aprendizagem (OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6) Em outro conjunto de sessões combinam-se os métodos demonstrativo e ativo Demonstrativo: apresentação de casos práticos através de software adequado, seja mais qualitativo ou mais quantitativo Ativo: realização de algumas tarefas (designadamente) de análise e organização de dados qualitativos e quantitativos. Nestas sessões ficam integrados alguns dos objetivos de aprendizagem (OA4, OA5, OA6) Com a inclusão desta dinâmica mais participativa no contexto de ensino-aprendizagem procura-se levar o estudante a integrar dois dos níveis do saber: saber-saber e o saber-fazer.
Observações / Observations
--
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Alasuutari, P., Bickman, L. & Brannen, J. (Ed.) (2009). The Sage Handbook of Social Research Methods. Los Angeles, Sage. Bryman, A. (2015). Social Research Methods, Oxford, OUP. Creswell, JW & Plano Clark, VL (2011). Designing and Conducting Mixed Methods Research, Sage. Denzin, N.K., & Lincoln, Y.S. (2005). Handbook of Qualitative Research. London, Sage. Curini, L. & Franzese, R. (2020), The SAGE Handbook of Research Methods in Political Science and International Relations. London, Sage. Lamont, C. (2015), Research Methods in International Relations. London, Sage. Klotz, A. & Prakash, D. (Eds.) (2008), Qualitative Methods inInternational Relations, a Pluralist Guide. New York, Palgrave Macmillan.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Flick, U. (2005), Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa: Ed Monitor. Goritz, A.; Kolleck, N. & Jörgens, H. (2019). Education for sustainable development and climate change education: the potential of social network analysis based on twitter data, Sustainability, 19:11, MDPI, DOI: 10.3390/su11195499 ISCTE-IUL (2016), Código de Conduta Ética na Investigação,https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2018/11/20/1542706711638_C_digo_de_conduta__tica_na_investiga__o.pdf Marôco, J. (2018), Análise Estatística com o SPSS Statistics, Sintra, ReportNumber, Lda (7ª edição). Oyen, Else, (1990), Comparative Methodology. Theory and practise in international social research, London, Sage Publications, Sage Studies in International Sociology. Vicente, P. et al, Sondagens. A amostragem como factor decisivo de qualidade, Lisboa, Sílabo, 1996.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-04-03