Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04185
Acrónimo :
04185
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
24.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
32.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
4.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
36.0h/sem
Trabalho Autónomo :
564.0
Horas de Trabalho Total :
600.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos Internacionais

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Os objetivos da UC são: O1. Proporcionar aos estudantes competências para conceber, projetar e operacionalizar uma investigação científica em Estudos Internacionais; O2. Treinar para a formulação de problemas de investigação; O3. Dotar os estudantes de ferramentas para a composição da revisão da literatura de um projeto de investigação; O4. Sistematizar processos de recolha de dados e sua análise; O5. Facultar competências de apresentação oral e de debate de projetos de investigação; O6. Elaborar um projeto de tese de doutoramento que contribua para o avanço do conhecimento científico em Estudos Internacionais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, os estudantes deverão estar aptos a: OA1. Desenvolver um projeto de investigação em Estudos Internacionais OA2. Formular questões e objetivos de investigação; OA3. Elaborar uma revisão da literatura, identificando os principais debates, as principais lacunas e a contribuição do seu projeto de investigação; OA4. Construir um quadro teórico e um quadro analítico adequado ao problema de investigação; OA5. Formular hipóteses; OA6. Definir uma estratégia metodológica de pesquisa, tendo em atenção os objetivos e as hipóteses de investigação; OA7. Conceber um cronograma; OA8. Apresentar oralmente um projeto de investigação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução 1.1. Desenvolver um projeto de investigação em Estudos Internacionais 1.2. Ciências Sociais, Estudos Internacionais e interdisciplinaridade 1.3. Estudos Internacionais e tradições de investigação 1.4. Teses monográfias e teses por artigos 2. Elaboração de um projeto em Estudos Internacionais 2.1. Da ideia ao problema de investigação 2.2. Perguntas e objetivos de investigação 2.3. Revisão da literatura: procura, seleção, organização e escrita 2.4. Quadro analítico, variáveis e construção de hipóteses 2.5. Estudos de caso, estudos comparados, estudos estatísticos e estudos experimentais em Estudos Internacionais 2.6. Estratégias metodológicas adequadas aos desenhos de pesquisa dos estudantes 2.7. Elaboração de cronograma 3. Apresentação oral de um projeto de investigação 3.1. Apresentação oral de textos científicos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Aos O1 e O6 correspondem os conteúdos dos módulos 1 e 2. Aos O2, O3, O4, O6 correspondem os conteúdos do módulo 2. Ao O5 correspondem os conteúdos do módulo 3. A coerência entre os conteúdos da UC e os objetivos de aprendizagem expressa-se da seguinte forma 1.1. – OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6 1.2. – OA1 1.3. – OA1 1.4. – OA1 2.1. – OA2 2.2. – OA2 2.3. – OA3 2.4. – OA4, OA5 2.5. – OA6 2.6. – OA6 2.7. – OA7 3.1. – OA8

Avaliação / Assessment


A avaliação contempla os seguintes elementos: 1. Apresentação oral e discussão em aula do projeto de investigação - 25% 2. Elaboração de um projeto de investigação para tese de doutoramento, respeitando o modelo fornecido nas aulas e pela Unidade de Investigação - 75% O projeto de investigação deverá ser um documento original, de autoria dos estudantes, em conformidade com o código de conduta académica do Iscte (https://www.iscte-iul.pt/conteudos/iscte/organizacao/rgaos-de-coordenacao/conselho-pedagogico/1041/codigo-de-conduta-academica)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem envolve sessões teórico-práticas, de transmissão de conhecimentos sobre questões teóricas e metodológicas em Estudos Internacionais e seu debate, bem como sessões em formato de seminário, nas quais os estudantes apresentam e discutem os seus projetos de investigação. Os estudantes deverão consultar a bibliografia de referência e participar ativamente nas sessões. Deverão ainda desenvolver o seu trabalho de investigação de forma autónoma.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O objetivo principal desta UC é elaboração de uma proposta de pesquisa adequada a um doutoramento. As sessões teórico-práticas implicam que, a momentos de exposição aprofundada dos conteúdos programáticos, se juntam momentos de debate e de discussão dos mesmos. Para tal, é essencial que os alunos conheçam os textos indicados na bibliografia, assim como outros que se adequem aos seus problemas de investigação e aos seus desenhos de pesquisa. A apresentação em aula dos projetos de investigação pelos alunos, seguida de discussão, permite clarificar procedimentos, sugerir melhorias e preparar os estudantes para a apresentação em painel de avaliação dos projetos.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Brown, C., (2019). Understanding international relations (5th ed.). London: Palgrave Macmillan. Davies, Martin B. E Hughes, Nathan (2014), Doing a Successful Research Project: Using Qualitative or Quantitative Methods. A.J.R. Groom, Andre Barrinha, William C. Olson (2019), International Relations Then and Now: Origins and Trends in Interpretation (2nd ed.). London: Routledge. George, Alexander L. (2004), Bennett, Andrew, Case Studies and Theory Development in the Social Sciences. Cambridge, MA: MIT U.P. Jackson, R., Georg Sorensen (2010). Introduction to international relations: theories and approaches (4th ed). Oxford: Oxford University Press. Van Evera, Stephen (1997). Guide to Methods for Students of Political Science, Ithaca: Cornell U.P. Della Porta, Donatella e Michael Keating (eds.) (2008), Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge, Cambridge University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Boix, Carles, e Stokes, Susan (editors) (2007), The Oxford Handbook of Comparative Politics, Oxford, Oxford University Press. Booth, Wayne C., Gregory G. Colomb e Joseph M. Williams (2003), The Craft of Research, Chicago, The University of Chicago Press. Brundage, Anthony (2017). Going to the Sources: A Guide to Historical Research and Writing. London: Wiley-Blackwell. Burgess, Robert G. (1997), A Pesquisa de Terreno. Uma Introdução, Oeiras, Celta. Dunleavy, Patrick (2003), Authoring a PhD Thesis: How to Plan, Draft, Write and Finish a Doctoral Dissertation. London: Macmillan. Denzin, N.K. & Lincoln, Y.S. (eds.) (2005): The Sage Handbook of Qualitative Research, 3rd edition. Thousand Oaks, CA, London: Sage. Eco, Umberto (2015). Como se Faz Uma Tese em Ciências Humanas. Lisboa: Presença. Gubrium, J. F. & Holstein, J. A. (eds.) (2001): Handbook of Interview Research: Context and Methodology. Thousand Oaks, CA: Sage Publications. Kvale, S. & Brinkmann, S. (2008): Interviews: Learning the craft of qualitative research interviewing, 2nd ed. Thousand Oaks, New Delhi, London, Singapore: Sage. Mahoney, James, Thelen, Kathleen (Eds.) (2015), Advances in Comparative-Historical Analysis. Cambridge: Cambridge U.P. Mosley, Layna (ed.) (2013), Interview Research in Political Science, Itacha and London: Cornell University Press. Peters, Guy B. (1998), Comparative Politics. Theory and Methods, Nova Iorque, New York University Press. Rihoux, Benoit and Ragin, Charles C. (2009) Configurational Comparative Methods: Qualitative Comparative Analysis (QCA) and Related Techniques, Thousand Oaks, Sage Ritchie, J. & Lewis, J. (eds.) (2003): Qualitative Research Practice. A Guide for Social Science Students and Researchers, Thousand Oaks, CA: Sage Publications. Silverman, D. (2005): Doing Qualitative Research: A Practical Handbook. 2nd ed. London: Sage.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16