Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04186
Acrónimo :
04186
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
180.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
32.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
32.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
64.0h/sem
Trabalho Autónomo :
4436.0
Horas de Trabalho Total :
4500.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos Internacionais

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem por objetivo acompanhar os alunos do Doutoramento em Estudos Internacionais na elaboração das respetivas teses de doutoramento, durante o 2º, 3º e 4º anos do programa. Uma vez que o doutoramento se assume como um programa de investigação a funcionar no âmbito do CEI_Iscte, apostando fortemente nas atividades de acompanhamento e tutoria, esta unidade curricular pretende igualmente acompanhar os doutorandos na sua integração nas linhas de investigação e nas atividades do CEI-Iscte. Os doutorandos serão também fortemente incentivados em participar nas inúmeras conferências, colóquios e seminários organizados pela Unidade de Investigação que acolhe o programa doutoral.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os principais objectivos de aprendizagem são: 1) acompanhamento (tutorial e em aulas de seminário) dos alunos através dos orientadores de tese, enquadrados pelo coordenador da UC e monitorização dos alunos no desenvolvimento da sua investigação e na feitura das teses; 2) apresentações periódicas de relatórios de progresso e de componentes das respetivas teses, com a presença dos orientadores e dos restantes doutorandos. 3) actualização em termos de conteúdos substantivos e metodológicos através da frequência de ciclos de conferências e de outras atividades promovidas pelo Centro de Estudos Internacionais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A preparação de uma tese em Estudos Internacionais. 2. Enquadramentos teóricos e procedimentos metodológicos. 3. Temas e Debates em Estudos Internacionais. 3.1 História Internacional, Segurança e Instituições 3.2 Ativismos, Cidadania e Direitos Humanos 3.3 Sustentabilidade e Desenvolvimento

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Tendo em conta que os objetivos da UC são o acompanhamento e monitorização da elaboração das teses de doutoramento, os seus conteúdos revelam-se adequados. Esses conteúdos permitem o acompanhamento por parte do docente da UC e a discussão e apresentação de resultados provisórios das investigações em curso. Ao mesmo tempo permitem aos doutorandos uma constante atualização temática e teórico-metodológica.

Avaliação / Assessment


Os estudantes serão avaliados pela sua tese final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A unidade curricular é destinada, acima de tudo, à preparação da tese em Estudos Internacionais. Os estudantes terão orientação tutorial por parte dos seus orientadores, seminários de apresentação e discussão das suas teses,com o responsável pela unidade curricular e com os restantes colegas e atualizarão os seus conhecimento em termos de conteúdos substantivos e metodológicos através da frequência de ciclos de conferências e de outras atividades promovidas pelo Centro de Estudos Internacionais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino previstas para esta unidade curricular são coerentes com os seus objetivos de aprendizagem. Tendo em conta que os objetivos da UC são o acompanhamento e monitorização da elaboração das teses de doutoramento, as metodologias empregues são: sessões de acompanhamento por parte do docente da UC; discussão e apresentação de resultados provisórios das investigações em curso; frequência de seminários e conferências que permitam uma constante atualização temática e teórico-metodológica.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Scott, John (1990), A Matter of Record. Documentary Sources in Social Research, Cambridge, Polity Press. Porta, Donatella e M. Keating (eds.) (2008) Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge,Cambridge University Press Oyen, Else (1990), Comparative Methodology. Theory and practice in international social research, London, Sage; Della May, T. (1997) Social research: Issues, methods and processes, Open University Press. Jackson, R., Georg Sorensen (2010). Introduction to international relations: theories and approaches (4th ed). Oxford: Oxford University Press. Eco, Umberto (2015). Como se Faz Uma Tese em Ciências Humanas. Lisboa: Presença Booth, Wayne, Gregory Colomb e Joseph Williams (2003), The Craft of Research, Chicago, The University of Chicago Press, 2ª ed. Bryman, A. (2015). Social Research Methods, Oxford, OUP. Alasuutari, P., Bickman, L. & Brannen, J. (Ed.) (2009). The Sage Handbook of Social Research Methods. Los Angeles, Sage.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Wallimann, N. (2001) Your research project: A step-by-step guide for the first-time researcher, Sage. Van Evera, Stephen (1997). Guide to Methods for Students of Political Science, Ithaca: Cornell U.P. Steinert-Threkeld, Z. C. (2018). Twitter as Data. Cambridge University Press. Silverman, D. (2005): Doing Qualitative Research: A Practical Handbook. 2nd ed. London: Sage Robson, C. (1993) Real world research: A resource for social scientists and practitioner-researchers, Oxford University Press. Ritchie, J. & Lewis, J. (eds.) (2003): Qualitative Research Practice. A Guide for Social Science Students and Researchers, Thousand Oaks, CA: Sage Publications. Rihoux, Benoit and Ragin, Charles C. (2009) Configurational Comparative Methods: Qualitative Comparative Analysis (QCA) and Related Techniques, Thousand Oaks, Sage Ridley, D. (2008). The literature review: a step-by-step guide for students. London: Sage Punch, K.F. (2006). Developing effective research proposals (2nd Ed.) Londres: SAGE. Peters, Guy B. (1998), Comparative Politics. Theory and Methods, Nova Iorque, New York University Press. O'Dochartaigh, Nial (2002), The Internet Research Handbook: a Pratical Guide for Students and Researchers in the Social Sciences, Londres, Sage Publications. Mosley, Layna (ed.) (2013), Interview Research in Political Science, Itacha and London: Cornell University Press. Mahoney, James, Thelen, Kathleen (Eds.) (2015), Advances in Comparative-Historical Analysis. Cambridge: Cambridge U.P. Kvale, S. & Brinkmann, S. (2008): Interviews: Learning the craft of qualitative research interviewing, 2nd ed: Sage. Gubrium, J. F. & Holstein, J. A. (eds.) (2001): Handbook of Interview Research: Context and Methodology. Thousand Oaks, CA: Sage Publications. ISCTE (2020), Iscte presentation and graphic harmonization rules for Master dissertation/project and PhD thesis (https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2020/07/14/1594736316892_Iscte_Graphic_Norms_2020.pdf). ISCTE-IUL (2016), Código de Conduta Ética na Investigação,https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2018/11/20/1542706711638_C_digo_de_conduta__tica_na_investiga__o.pdf Burchill, Scott et al, Theories of International Relations, 3rd edition, Palgrave Macmillan, 2005. Brundage, Anthony (2017). Going to the Sources: A Guide to Historical Research and Writing. London: Wiley-Blackwell. Boix, Carles, e Stokes, Susan (editors) (2007), The Oxford Handbook of Comparative Politics, Oxford, Oxford University Press. A.J.R. Groom, Andre Barrinha, William C. Olson (2019), International Relations Then and Now: Origins and Trends in Interpretation (2nd ed.). London: Routledge

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16