Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04188
Acrónimo :
04188
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Geografia

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


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Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC, dedicada ao ensino da cartografia, pretende fornecer uma visão geral do papel que os mapas desempenham no tratamento de dados, quer na atualidade quer o futuro do mundo geoespacial. Fornece ainda a consciência de que a Web, é por um lado, fonte para a obtenção de dados espaciais, e por outro um meio de distribuição dos resultados da visualização desta informação espacial. A UC apresenta o modo como os diversos mapas temáticos são produzidos e usados, quais as ferramentas disponíveis e como coletar os dados espaciais necessários para a sua produção. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre cartografia digital, enquanto instrumento transversal de pesquisa, sistematização e comunicação de informação espacial.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


De acordo com os objetivos gerais da unidade curricular de Cartografia Temática pretende-se: 1) Conhecer os diversos tipos e funções dos mapas; 2) Conhecer as vantagens que geotecnologias digitais (open source) oferecem para a construção de mapas; 3) Conhecer os principais sites para download de dados espaciais para Portugal 4) Conhecer os métodos e saber aplicar técnicas de mapeamento; 5) Conhecer os métodos e construir mapas temáticos segundo princípios cartográficos. 6) Saber analisar informação espacial incluindo os problemas de representação em diferentes escalas 7) Testar diferentes formas de representação e desenvolver espírito crítico relativamente às imagens gráficas

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1) Conceitos espaciais 2) Funções, tipos e categorias de mapas 3) Introdução ao QGIS 4) Visualização espacial de dados 5) Criação e edição de dados espaciais 6) Sistemas de coordenadas e de projeção de mapas 7) Georreferenciação de imagens 8) Administração de tabelas de atributos 9) Análise espacial 10) Desenho de cartografia e construção de mapas temáticos 11) Desenho de impressão e publicação de mapas online 12) Informação e recursos geográficos disponíveis na Web

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os diversos conteúdos do programa (CP) estão expressos nos objetivos de aprendizagem (OA) que traduzem a aplicabilidade dos conteúdos programáticos. Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: OA1- CP1 e CP2 OA2- CP1 e CP3 OA3- CP12 OA4- CP3, CP5, CP6 e CP8 OA5- CP2, CP3, CP4, CP6, CP8, CP9 e CP10 OA6- CP4, CP6, CP7, CP8, CP9, CP10 e CP11 OA7- CP10 e CP11

Avaliação / Assessment


A modalidade de avaliação será efetuada ao longo do semestre com os seguintes elementos: Atividade 1_Mapas de localização e mapeamento de eventos espaciais (10%) Atividade 2_Mapas de densidade e cartogramas (10%) Atividade 3_Mapas do tipo graduado (10%) Atividade 4_Mapas do tipo categorizado (10%) Atividade 5_Mapas do tipo baseado em regra (10%) Exercício Final com apresentação oral (50%) A avaliação ao longo do semestre implica uma assiduidade mínima às aulas de 70%. Os alunos que não obtiverem aprovação na avaliação ao longo do semestre, poderão realizar exame final com um peso de 100% na nota final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino desta unidade curricular combina metodologias teóricas e práticas para garantir que os alunos adquiram conhecimentos concretos e aplicáveis de cartografia digital. As aulas teórico-práticas introduzem os conceitos fundamentais da cartografia temática e do software de apoio (QGIS). As aulas são fortemente ilustradas com exemplos de diferentes tipos de mapas e técnicas de execução. Realização de exercícios práticos individuais em Software QGIS, que os alunos deverão desenvolver parcialmente aula, com o apoio do professor e autonomamente em casa. A exposição teórica nas aulas, acompanhada de vídeos de apoio, para a execução das tarefas, serão disponibilizados na plataforma Moodle.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino têm como objectivo operacionalizar o ensino-aprendizagem da unidade curricular Cartografia Temática. - O professor desenha as atividades a desenvolver em sala de aula, sugere abordagens, clarifica os conteúdos e monitoriza o processo de aprendizagem; - Os vídeos (passo a passo) permitem aos alunos avançar ao seu próprio ritmo, parar para refletir, rebobinar o que não entenderam ou pular por seções; - O exercício final destina-se a consolidar os conhecimentos e as competências adquiridas sobre Cartográfica Temática com o uso das geotecnologias livres; - A exposição oral do exercício final permite comunicar os conhecimentos adquiridos e estimular a reflexão e o debate coletivos em torno dos mapas construídos e dos respetivos temas escolhidos.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Anson, R. W. & Ormeling, F., J. (2002). Basic Cartography for Students and Technicians (Volume 2). Butterworth & Heinemann. Bertin, J. (2011). Semiology of Graphics. Esri Press. Bodenhamer, D. J.; Corrigan, J.; Harris, T. M. (2010). The Spatial Humanities. GIS and the future of humanities scholarship. Indiana University Press. Brewer, C. A. (2005). Designing Better Maps: A Guide for GIS Users. Esri Press. Cartwright, W. et al. (2009) Cartography and Art. Lecture Notes in Geoinformation and Cartography. Springer. Duxbury, N., Garret-Petts, W.F. & Maclennan, D. (2015). Cultural Mapping as Cultural Inquiry. Routledge. Kenneth, F. (2021). Thematic mapping. 101 inspiring ways to visualize empirical data. ESRI Press. Menke, K. (2019). Discover QGIS 3.x. A workbook for classroom or independent study. Locate Press. Monmonier, M. (1984). How to Lie with Maps. The University of Chicago Press. Vaughan, L. (2018). Mapping Society. The Spatial Dimensions of Social Cartography. UCL Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Harley, J. et al. (1987). The History of Cartography, 6 Vols., University Chicago Press. Monmonier, M. (2019). Connections and content. Reflections on networks and the history of cartography. ESRI Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-26