Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04188
Acrónimo :
04188
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Geografia

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


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Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC examina a nova era do mapeamento e mostra como construir, analisar e distribuir um conjunto sofisticado de mapas temáticos usando ferramentas de mapeamento gratuitas e dados espaciais disponíveis online. O objetivo geral é ampliar o conhecimento sobre cartografia digital e da informação geográfica, enquanto instrumento transversal de pesquisa, sistematização e comunicação de informação espacial. Nesta UC, aprenderemos como os diversos mapas temáticos são produzidos e usados, quais as ferramentas disponíveis e como coletar os dados espaciais necessários para a sua produção.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


De acordo com os objetivos gerais da unidade curricular de Cartografia Temática pretende-se: 1) Conhecer os diversos tipos e funções dos mapas; 2) Conhecer as vantagens que geotecnologias digitais (open source) oferecem para a construção de mapas; 3) Conhecer os principais sites para download de dados espaciais 4) Analisar informação espacial e construir mapas temáticos digitais segundo princípios cartográficos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1) Conceitos espaciais 2) Funções, tipos e categorias de mapas 3) Introdução ao QGis 4) Visualização espacial de dados 5) Criação e edição de dados espaciais 6) Sistemas de coordenadas e de projeção de mapas 7) Georreferenciação de imagens 8) Administração de tabelas de atributos 9) Análise espacial 10) Desenho de cartografia e construção de mapas temáticos 11) Desenho de impressão e publicação de mapas online 12) Informação e recursos geográficos disponíveis na Web

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados nos conteúdos programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: OA1 ? CP1 e CP2; OA2 ? CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP8, CP9, CP10 e CP11; OA3 ? CP1, CP2, CP3, CP9 e CP10; OA4 ? CP8, CP9, CP10 e CP12

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica, baseada realização de 4 exercícios práticos com a seguinte ponderação: Atividade 1_20% Actividade 2_20% Actividade 3_20% Actividade 4 (Exercício Final)_40% Os alunos que não obtiverem aprovação na avaliação periódica, poderão realizar exame final com um peso de 100% na nota final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Realização de exercícios práticos em Software GIS, que os alunos deverão desenvolver em aula, com o apoio do professor e após exposição teórica disponibilizada no Fenix. O exercício final _ Construção de um mapa digital, cuja temática deve ser proposta pelo aluno, deve refletir a aprendizagem dos princípios de produção cartográfica e das técnicas de mapeamento apreendidos e ensaiados nas diversas atividades realizadas nas aulas ao longo do semestre.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino têm como objectivo operacionalizar o ensino-aprendizagem da unidade curricular Cartografia Temática. - O professor desenha as atividades a desenvolver em sala de aula, sugere abordagens, clarifica os conteúdos e monitoriza o processo de aprendizagem; - Os vídeos (passo a passo) permitem aos alunos avançar ao seu próprio ritmo, parar para refletir, rebobinar o que não entenderam ou pular por seções; - O exercício final destina-se a consolidar os conhecimentos e as competências adquiridas sobre Cartográfica Temática com o uso das geotecnologias livres; - A exposição oral do exercício final permite comunicar os conhecimentos adquiridos e estimular a reflexão e o debate coletivos em torno dos mapas construídos e dos respetivos temas escolhidos.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


MENKE, Kurt ? Discover QGIS 3.X. A Workbook for Classroom or Independent Study. Local Press LLC, USA, 2019. DUXBURY, Nancy, GARRET-PETTS, W.F. and MACLENNAN, David ? Cultural Mapping as Cultural Inquiry, New York: Routledge, 2015. CARTWRIGHT, W., GARTNER, G., LEHN, A. (Eds) ? Cartography and Art. Lecture Notes in Geoinformation and Cartography, Springer, Berlin, 2009. BODENHAMER, David J., CORRIGAN, John; HARRIS, Trevor M. ? The Spatial Humanities. GIS and the future of humanities scholarship. Bloomington: Indiana University Press, 2010. BREWER, C. A. - Designing Better Maps: A Guide for GIS Users. Redlands: Esri Press, 2005. BERTIN, J. - Semiology of Graphics, Redlands: Esri Press, 2011. ANSON, R. W. and ORMELING, F., J. - Basic Cartography for Students and Technicians (Volume 2). Oxford: Butterworth & Heinemann, 2002.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16