Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Arquitectura
Departamento / Department
Departamento de Arquitectura e Urbanismo
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
.
Objetivos Gerais / Objectives
.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Desenvolvimento de uma visão integrada das práticas de projecto através da investigação (hands on / learning by doing); OA2. Desenvolver a capacidade de problematização no domínio da Inovação Digital para Práticas de Projecto em contexto de empresa/indústria; OA3. Desenvolver capacidade de análise e avaliação no processo de novas ideias que visam a resolução de problemas específicos (sociais, ambientais e económicos) em contexto de empresa/indústria; AO4. Justificar as opções conceptuais, teóricas e práticas que sustentam a investigação que se propõe desenvolver; OA5. Demonstrar capacidade de autonomização crítica relativamente à metodologias de investigação aplicada através de processos colaborativos; OA6. Apresentar claramente o Plano de Projecto (PP) Individual que se propõe desenvolver no 2º semestre.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
A UC semestral obrigatória será composta por laboratórios introdutórios aos processos de design e inovação digital em temas de especialização. P1. Lançamentos de temas de investigação. Colóquio com as empresas protocoladas; P2. Metodologias de investigação em Inovação Digital para Práticas de Projecto; P3. Modelos de colaboração indústria-academia; P4. Laboratório hands on / learning by doing; P5. Plano de Projecto individual (estágio); P6. Apresentação e Avaliação do Plano de Projecto individual.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 - P1; P2; P3; P4; P5; OA2 - P1; P2; P3; P4; P5; OA3 - P1; P2; P3; P4; P5; P6; OA4 - P1; P2; P3; P4; P5; P6; OA5 - P1; P2; P3; P4; P5; P6; OA6 - P2; P3; P4; P5; P6;.
Avaliação / Assessment
A avaliação será fundamentada num trabalho prático de base científica sobre um dos temas lançados e plano de estágio. Participação nas exposições orais de docentes e especialistas convidados. Os estudantes serão avaliados em regime de avaliação contínua: 1.Avaliação da qualidade da resposta das análises e sínteses parciais, qualidade da proposta final e plano de projeto individual - 80% 2. ssiduidade e participação nos debates - 20% Não está previsto a possibilidade de regime de avaliação final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
De acordo com a natureza prática da unidade curricular (PL), é adotado o seguinte processo de ensino-aprendizagem: PA1. Exposições orais de enquadramento às temáticas específicas da unidade curricular, pelos docente responsável pela unidade curricular e empresas protocoladas. PA2. Acompanhamento individual do trabalho.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino são transversais às competências de aprendizagem requeridas.
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Y?lmaz, O.& Tüfekçí, S. (2017) Handbook of Research on Applied Optimization Methodologies in Manufacturing Systems. IGI Global Marble, S. (ed). (2012). Digital Workflows in Architecture. Designing Design-Designing Assembly-Designing Industry. Birkhauser Koskinen, I., Zimmerman, J., Binder, T., Redstrom, J. & Wensveen, S. (2011). Design Research Through Practice. From The LAB, Field, and Showroom. Morgan Kaufman Deamer, P. & Bernstein, P.G. (2010). Building (in) The Future. Recasting Labor in Architecture. Princeton Press Kolarevic, B., e Duarte, J.P. (ed). (2019). Mass Customization and Design Democratization. Routledge Groat, L. e Wang, D. (2001). Architectural Research Methods. London: John Wiley & sons Carpo, M. (2017). The Second Digital Turn. Design Beyond Intelligence. The MIT Press Awasthy, R., Flint, S., Sankarnarayana, R. and Jones, R.L. (2020). A framework to improve university?industry collaboration. Journal Industry - University Collaboration, 2, pp. 49-62
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16