Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04202
Acrónimo :
04202
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Arquitectura

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Desenvolvimento de uma visão integrada das práticas de projecto através da investigação (hands on / learning by doing); OA2. Desenvolver a capacidade de problematização no domínio da Inovação Digital para Práticas de Projecto em contexto de empresa/indústria; OA3. Desenvolver capacidade de análise e avaliação no processo de novas ideias que visam a resolução de problemas específicos (sociais, ambientais e económicos) em contexto de empresa/indústria; AO4. Justificar as opções conceptuais, teóricas e práticas que sustentam a investigação que se propõe desenvolver; OA5. Demonstrar capacidade de autonomização crítica relativamente à metodologias de investigação aplicada através de processos colaborativos; OA6. Apresentar claramente o Plano de Projecto (PP) Individual que se propõe desenvolver no 2º semestre.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A UC semestral obrigatória será composta por laboratórios introdutórios aos processos de design e inovação digital em temas de especialização. P1. Lançamentos de temas de investigação. Colóquio com as empresas protocoladas; P2. Metodologias de investigação em Inovação Digital para Práticas de Projecto; P3. Modelos de colaboração indústria-academia; P4. Laboratório hands on / learning by doing; P5. Plano de Projecto individual (estágio); P6. Apresentação e Avaliação do Plano de Projecto individual.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 - P1; P2; P3; P4; P5; OA2 - P1; P2; P3; P4; P5; OA3 - P1; P2; P3; P4; P5; P6; OA4 - P1; P2; P3; P4; P5; P6; OA5 - P1; P2; P3; P4; P5; P6; OA6 - P2; P3; P4; P5; P6;.

Avaliação / Assessment


A avaliação será fundamentada num trabalho prático de base científica sobre um dos temas lançados e plano de estágio. Participação nas exposições orais de docentes e especialistas convidados. Os estudantes serão avaliados em regime de avaliação contínua: 1.Avaliação da qualidade da resposta das análises e sínteses parciais, qualidade da proposta final e plano de projeto individual - 80% 2. ssiduidade e participação nos debates - 20% Não está previsto a possibilidade de regime de avaliação final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


De acordo com a natureza prática da unidade curricular (PL), é adotado o seguinte processo de ensino-aprendizagem: PA1. Exposições orais de enquadramento às temáticas específicas da unidade curricular, pelos docente responsável pela unidade curricular e empresas protocoladas. PA2. Acompanhamento individual do trabalho.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino são transversais às competências de aprendizagem requeridas.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Y?lmaz, O.& Tüfekçí, S. (2017) Handbook of Research on Applied Optimization Methodologies in Manufacturing Systems. IGI Global Marble, S. (ed). (2012). Digital Workflows in Architecture. Designing Design-Designing Assembly-Designing Industry. Birkhauser Koskinen, I., Zimmerman, J., Binder, T., Redstrom, J. & Wensveen, S. (2011). Design Research Through Practice. From The LAB, Field, and Showroom. Morgan Kaufman Deamer, P. & Bernstein, P.G. (2010). Building (in) The Future. Recasting Labor in Architecture. Princeton Press Kolarevic, B., e Duarte, J.P. (ed). (2019). Mass Customization and Design Democratization. Routledge Groat, L. e Wang, D. (2001). Architectural Research Methods. London: John Wiley & sons Carpo, M. (2017). The Second Digital Turn. Design Beyond Intelligence. The MIT Press Awasthy, R., Flint, S., Sankarnarayana, R. and Jones, R.L. (2020). A framework to improve university?industry collaboration. Journal Industry - University Collaboration, 2, pp. 49-62

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16