Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04203
Acrónimo :
04203
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
62.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Arquitectura

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo geral desta UC consiste em examinar e discutir uma perspetiva cultural sobre o modo como as tecnologias digitais têm vindo a reconfigurar um paradigma diferente de compreensão e atuação no mundo em que vivemos. Neste contexto, pretende-se que os/as estudantes possam inscrever a sua ação reflexiva e projectual face ao espírito, possibilidades, exigências e responsabilidades que caracterizam a contemporaneidade.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da frequência desta UC, pretende-se que os/as estudantes sejam capazes de: O1. Compreender as condições para a emergência da era digital, bem como os principais traços distintivos face aos períodos antecedentes; O2. Analisar a interferência do computador na produção criativa nas áreas da arquitetura, arte e design; O3. Combinar referências culturais e tecnológicas que permitam debater as transformações que ocorrem globalmente na sociedade atual; O4. Identificar desafios globais emergentes e o papel da arquitetura e design na sua consideração; O5. Questionar e debater, critica e fundamentadamente, as tendências de evolução futura da era digital.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os conteúdos programáticos (P) desta UC contemplam os seguintes temas: P1. Fundamentos da era digital ? breve história e teorias do computador. P2. Conceitos e interferências do digital na arquitetura, arte e design ? cibernética, arte programada, padrões, sistemas e redes, desenho generativo, interatividade, biodigital; P3. Sociedade e cultura na era digital ? informação, comunicação, biotecnologia, virtualização, materialidade, simulação, automação, globalização, personalização, socialização, criatividade, tecnologia. P4. Desafios emergentes para as práticas de projeto ? alterações climáticas, economia circular e da partilha, automação e o futuro do trabalho, indústria 4.0, inteligência artificial, big data, saúde e segurança, mobilidade e transporte, cidades inteligentes, urbanização, o espaço.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos (P) estão estruturados de forma a suportar os objetivos gerais e de aprendizagem (O) da UC, de acordo com: O1: P1, P2 O2: P1, P2 O3: P1, P3 O4: P3, P4 O5: Todos os P

Avaliação / Assessment


Os/as estudantes serão avaliados em regime de avaliação contínua através da: - produção e apresentação de ensaio escrito (80%); - assiduidade e participação nos debates (20%). Não está previsto no funcionamento da UC a possibilidade de regime de avaliação final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC decorre segundo um processo de ensino-aprendizagem híbrido (b-learning), envolvendo aulas presenciais e atividades síncronas e assíncronas. As principais metodologias de ensino-aprendizagem envolvem sessões de: M1. exposição do docente para enquadramento teórico dos temas a estudar e discutir; M2. discussão coletiva com ênfase na participação propositiva e crítica dos/as estudantes; M3. participação e interação com especialistas convidados; M4. estudo e trabalho autónomo dos/as estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino suportam os objetivos de aprendizagem da seguinte forma: M1 ? O1 M2 ? O2, M3 M3 ? O3, O4 M4 ? Todos os O

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Schwab, K. (2018). Shaping the future of the fourth industrial revolution. World Economic Forum. Picon, A. (2010). Digital culture in architecture: an introduction for the design professions. Birkhauser. Papanek, V. (2019). Design for the real world. Thames & Hudson Mau, B. (2020). Bruce Mau: MC24: Bruce Mau?s 24 principles for designing massive change in your life and work. Phaidon Press Harari, Y.N. (2018). 21 Lessons for the 21st Century. Penguim Random House. Colomina, B., Wigley, M. (2017). Are we human? Notes on an archaelogy of design. Lars Muller Publishers. Ceruzzi, P. (2012). Computing, a concise history. MIT Press. Carpo, M. (2017). The second digital turn: design beyond intelligence. MIT Press. Burry, M. (Ed.) (2020). Urban futures: designing the digitalized city. AD. Wiley. Armstrong, H. (Ed.) (2016). Digital design theory: readings from the field. Princeton Architectural Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Youg, L. (Ed.) (2019). Machine landscapes. Architectures of the post Anthropocene. AD. Wiley. Tegmark, M. (2018). Life 3.0: Being human in the age of artificial intelligence. Penguim Books. Susskind, D. (2020). A world without work: technology, automation and how we should respond. Penguim Books. Simon, H. (1996). The Sciences of the Artificial. MIT Press. Picon, A. (2015). Smart cities: a spatialized intelligence. AD Primer. Wiley. Nastasi, J., May, E., Snell, C. (Eds) (2018). SU+RE: Sustainable + Resilient design systems. AD. Wiley. Kurzweil, R. (2006). The singularity is near: when humans transcend biology. Penguim Publishing Group Kolarevic, B. & Duarte, J.P. (2018). Mass customization and design democratization. Routledge. Kolarevic, B. (Ed.) (2005). Architecture in the digital age: design and manufacturing. Taylor & Francis. Gorman, C. (2003). The industrial design reader. Allworth. Fok, W. & Picon, A. (Eds). (2016). Digital property: open-source architecture. AD. Wiley. Ford, M. (2018). Architects of intelligence. The truth about AI from the people building it. Packt Publishing. Deamer, P., Bernstein, P.G. (Eds.) (2010). Building (in) the future: recasting labor in architecture. Princeton Architectural Press. Corse, R. (2010). Fabricating Architecture: Selected Readings in Digital Design and Manufacturing. Princeton Architectural Press. Anderson, C. (2014). Makers: the new industrial revolution. Currency

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16