Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04204
Acrónimo :
04204
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
62.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo geral desta UC é apresentar uma visão integrada teórica e prática sobre os desafios emergentes na gestão e empreendedorismo na 4ª Revolução Industrial, com visão da Sociedade 5.0. Pretende-se dotar os alunos de consciência crítica, sobre os desafios do design e criação de produtos nas diferentes escalas de ideação e implementação (arquitetura, desenho de produto, indústria criativa, FabLab, fabricação industrial e planeamento de cidades). Pretende-se contribuir para a aquisição de competências relativas à gestão e empreendedorismo, aplicado às práticas de design.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Promover uma abordagem integrada da gestão da inovação e do empreendedorismo nas práticas de design; OA2. Adquirir competências de precisão no domínio dos processos de gestão e de inovação; OA3. Identificar, explicar, relacionar metodologias em soluções sustentáveis específicas; OA4. Desenvolver competências que permitam identificar, analisar, criar e implementar numa perspetiva estratégica e sustentável soluções digitais inovadoras.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A UC semestral obrigatória será composta pelos seguintes conteúdos: P1. Pensamento criativo e transformação digital; P2. Gestão da inovação: Conceitos, propriedade intelectual; P3. Introdução ao empreendedorismo: motivação, liderança e gestão de equipas; P4. O processo de criação de novos modelos de negócios/empresas na 4ª revolução industrial; P5. Elaboração de um Pitch.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos estão associados ao OA1, que refere a abordagem integrada da gestão da inovação e do empreendedorismo. O pensamento criativo e transformação digital (P1), a gestão da inovação e propriedade intelectual (P2) e a introdução ao empreendedorismo (P3) contribuem para este objetivo. OA2 está associado a P2 e P4, focando na aquisição de competências de precisão em gestão e inovação. OA3 está ligado a P4 e P5, envolvendo a identificação e relação de metodologias em soluções sustentáveis. OA4 é abordado em P5, desenvolvendo competências para soluções digitais inovadoras numa perspectiva estratégica e sustentável.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: A avaliação individual será fundamentada num trabalho teórico-prático de base científica. i) Elaboração de um Paper ou de um Projeto - 55%; ii) Apresentação de uma Comunicação ou de Projeto - 30%; iii) Assiduidade e Participação nos Debates - 15%. A nota mínima em cada componente é 8 valores. A nota de aprovação é 10 valores. Não está previsto no funcionamento da UC a possibilidade de regime de avaliação final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


De acordo com a natureza teórico-prática da unidade curricular (TP), é adotado o seguinte processo de ensino-aprendizagem: PA1. Exposições orais de enquadramento às temáticas específicas da unidade curricular, pelos docentes responsáveis pela unidade curricular; PA2. Discussão de exemplos e de casos práticos paradigmáticos; PA3. Discussões com empreendedores convidados a participar nas aulas por videoconferência ou pessoalmente. PA4. Trabalho autónomo do estudante (leituras, exercícios e resolução de casos práticos).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O estudante deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação, no âmbito desta Unidade Curricular e em conformidade com os objetivos definidos. As metodologias de ensino são transversais às competências de aprendizagem requeridas, nomeadamente as seguintes: PA1. Exposições orais: Objetivos de aprendizagem (OA): Todos; PA2. Discussão de exemplos e de casos práticos: Objetivos de aprendizagem (OA): Todos; PA3. Discussões com empreendedores: Objetivos de aprendizagem (OA): OA2, OA3 e OA4; PA4. Trabalho autónomo do estudante: Objetivos de aprendizagem (OA): OA2, OA3 e OA4.

Observações / Observations


Os ODS escolhidos correspondem aos principais desafios a serem abordados na Unidade Curricular. Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Não é permitida a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) na produção de conteúdos (como o ChatGPT), exceto se o docente o autorizar.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Bosma, N., & Kelley, D. (2023). Global Entrepreneurship Monitor (2023). Global Entrepreneurship Research Association. Available at: https://www.gemconsortium.org/reports/latest-global-report - Hirsch, R. D., Peters, M. P., & Shepherd, D. A. (2020). Entrepreneurship (11th ed.). McGraw Hill. - European Commission. (2024). Innovation Union Scoreboard 2024. Available at: https://ec.europa.eu/commission/ - OECD/Eurostat. (2018). Oslo Manual 2018: Guidelines for Collecting, Reporting and Using Data on Innovation (4th ed.). OECD Publishing. - Soltanifar M., Hughes M. & Göcke L. (2021). Digital Entrepreneurship. Springer Cham.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-29