Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04204
Acrónimo :
04204
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
62.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


·

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Promover uma abordagem integrada da gestão da inovação e do empreendedorismo nas práticas de design; OA2. Adquirir competências de precisão no domínio dos processos de gestão e de inovação; OA3. Identificar, explicar, relacionar metodologias em soluções sustentáveis específicas; OA4. Desenvolver competências que permitam identificar, analisar, criar e implementar numa perspetiva estratégica e sustentável soluções digitais inovadoras.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A UC semestral obrigatória será composta pelos seguintes conteúdos: P1. Pensamento criativo e transformação digital; P2. Gestão da inovação: Conceitos, propriedade intelectual; P3. Introdução ao empreendedorismo: motivação, liderança e gestão de equipas; P4. O processo de criação de novos modelos de negócios/empresas na 4ª revolução industrial; P5. Elaboração de um Pitch.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 - P1, P2, P3 e P4 OA2 - P2 e P4 OA3 - P4 e P5 OA4 - P5

Avaliação / Assessment


De acordo com a natureza teórico-prática da unidade curricular (TP), é adotado o seguinte processo de ensino-aprendizagem: PA1. Exposições orais de enquadramento às temáticas específicas da unidade curricular, pelos docentes responsáveis pela unidade curricular; PA2. Discussão de exemplos e de casos práticos paradigmáticos; PA3. Discussões com empreendedores convidados a participar nas aulas por videoconferência ou pessoalmente. | A avaliação individual será fundamentada num trabalho teórico-prático de base científica. i) Elaboração de um Paper ou de um Projeto ? 55%; ii) Apresentação de uma Comunicação ou de Projeto? 30%; iii) Assiduidade e Participação nos Debates ? 15%. Não está previsto no funcionamento da UC a possibilidade de regime de avaliação final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


De acordo com a natureza teórico-prática da unidade curricular (TP), é adotado o seguinte processo de ensino-aprendizagem: PA1. Exposições orais de enquadramento às temáticas específicas da unidade curricular, pelos docentes responsáveis pela unidade curricular; PA2. Discussão de exemplos e de casos práticos paradigmáticos; PA3. Discussões com empreendedores convidados a participar nas aulas por videoconferência ou pessoalmente.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino são transversais às competências de aprendizagem requeridas, nomeadamente as seguintes: PA1. Exposições orais: Objetivos de aprendizagem (OA): Todos PA2. Discussão de exemplos e de casos práticos: Objetivos de aprendizagem (OA): Todos PA3. Discussões com empreendedores: Objetivos de aprendizagem (OA): OA2, OA3 e OA4

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Schrage, M. (2014) The Innovator?s Hypothesis, Boston: MIT Press OECD/Eurostat (2018), Oslo Manual 2018: Guidelines for Collecting, Reporting and Using Data on Innovation, 4th Edition, The Measurement of Scientific, Technological and Innovation Activities, OECD Publishing, Paris/Eurostat, Luxembourg. Available at: https://www.oecd-ilibrary.org/science-and-technology/oslo-manual-2018_9789264304604-en;jsessionid=sY8mcurQbwwBmk6P-dyDM_aR.ip-10-240-5-18 Hisrich, R. D., Peters, M. P., Shepherd, D. A. (2017) Entrepreneurship, McGraw Hill, 10th Edition European Commission (2019) Innovation Union Scoreboard 2020, Belgium. Available at: https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/qanda_20_1150 Bosma, N. and Kelley, D. (2019) Global Entrepreneurship Monitor (2019), Global Entrepreneurship Research Association, Available at: https://www.gemconsortium.org/report/gem-2018-2019-global-report

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16