Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
·
Objetivos Gerais / Objectives
·
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Promover uma abordagem integrada da gestão da inovação e do empreendedorismo nas práticas de design; OA2. Adquirir competências de precisão no domínio dos processos de gestão e de inovação; OA3. Identificar, explicar, relacionar metodologias em soluções sustentáveis específicas; OA4. Desenvolver competências que permitam identificar, analisar, criar e implementar numa perspetiva estratégica e sustentável soluções digitais inovadoras.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
A UC semestral obrigatória será composta pelos seguintes conteúdos: P1. Pensamento criativo e transformação digital; P2. Gestão da inovação: Conceitos, propriedade intelectual; P3. Introdução ao empreendedorismo: motivação, liderança e gestão de equipas; P4. O processo de criação de novos modelos de negócios/empresas na 4ª revolução industrial; P5. Elaboração de um Pitch.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 - P1, P2, P3 e P4 OA2 - P2 e P4 OA3 - P4 e P5 OA4 - P5
Avaliação / Assessment
De acordo com a natureza teórico-prática da unidade curricular (TP), é adotado o seguinte processo de ensino-aprendizagem: PA1. Exposições orais de enquadramento às temáticas específicas da unidade curricular, pelos docentes responsáveis pela unidade curricular; PA2. Discussão de exemplos e de casos práticos paradigmáticos; PA3. Discussões com empreendedores convidados a participar nas aulas por videoconferência ou pessoalmente. | A avaliação individual será fundamentada num trabalho teórico-prático de base científica. i) Elaboração de um Paper ou de um Projeto ? 55%; ii) Apresentação de uma Comunicação ou de Projeto? 30%; iii) Assiduidade e Participação nos Debates ? 15%. Não está previsto no funcionamento da UC a possibilidade de regime de avaliação final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
De acordo com a natureza teórico-prática da unidade curricular (TP), é adotado o seguinte processo de ensino-aprendizagem: PA1. Exposições orais de enquadramento às temáticas específicas da unidade curricular, pelos docentes responsáveis pela unidade curricular; PA2. Discussão de exemplos e de casos práticos paradigmáticos; PA3. Discussões com empreendedores convidados a participar nas aulas por videoconferência ou pessoalmente.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino são transversais às competências de aprendizagem requeridas, nomeadamente as seguintes: PA1. Exposições orais: Objetivos de aprendizagem (OA): Todos PA2. Discussão de exemplos e de casos práticos: Objetivos de aprendizagem (OA): Todos PA3. Discussões com empreendedores: Objetivos de aprendizagem (OA): OA2, OA3 e OA4
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Schrage, M. (2014) The Innovator?s Hypothesis, Boston: MIT Press OECD/Eurostat (2018), Oslo Manual 2018: Guidelines for Collecting, Reporting and Using Data on Innovation, 4th Edition, The Measurement of Scientific, Technological and Innovation Activities, OECD Publishing, Paris/Eurostat, Luxembourg. Available at: https://www.oecd-ilibrary.org/science-and-technology/oslo-manual-2018_9789264304604-en;jsessionid=sY8mcurQbwwBmk6P-dyDM_aR.ip-10-240-5-18 Hisrich, R. D., Peters, M. P., Shepherd, D. A. (2017) Entrepreneurship, McGraw Hill, 10th Edition European Commission (2019) Innovation Union Scoreboard 2020, Belgium. Available at: https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/qanda_20_1150 Bosma, N. and Kelley, D. (2019) Global Entrepreneurship Monitor (2019), Global Entrepreneurship Research Association, Available at: https://www.gemconsortium.org/report/gem-2018-2019-global-report
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16