Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04205
Acrónimo :
04205
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Arquitectura

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O1 Conhecer referências históricas e teóricas relacionadas com a introdução de tecnologias digitais aplicadas ao projeto em arquitetura, construção e design O2 Compreender os princípios subjacentes a uma abordagem computacional ao projeto, através da definição da intenção de projeto baseada em regras e relações geométricas O3 Compreender os princípios subjacentes aos diferentes processos de fabricação digital -aditivos, subtractivos, formativos -, e à inovação introduzida pela robotização O4 Compreender os princípios subjacentes aos processos de BIM, compreendendo as suas implicações ao nível das metodologias de modelação 3D e das dinâmicas de colaboração interdisciplinar. O5 Adquirir competências práticas de base na utilização de software e equipamentos relevantes associados ao desenho computacional, fabricação digital e BIM. O6 Compreender os desafios e oportunidades de inovação subjacentes à integração destes processos na prática de projeto e formular estratégias para implementação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


O desenvolvimento desta UC estrutura-se de acordo com os seguintes conteúdos programáticos (P): P1. Introdução à história das tecnologias digitais associadas às práticas de projecto: cálculo / representação / informação / materialização / comunicação. P2. Introdução ao pensamento e projecto computacional: princípios, métodos e aplicações; P3. Experimentação prática de desenho computacional com Rhinoceros / Grasshopper; P4. Introdução à fabricação digital (ex: impressão 3D, corte CNC, robótica) ? princípios, métodos e aplicações; P5. Experimentação prática de fabricação digital ?file to factory- com processos aditivos e/ou subtractivos; P6. Introdução ao BIM (building information modeling) ? princípios, métodos e aplicações; P7. Experimentação prática da metodologia de BIM com ArchiCAD ou Revit; P8. O presente e futuro do projecto digital integrado.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos (P) estão estruturados para suportarem os objectivos gerais e de aprendizagem (O) da UC, de acordo com: O1: P1 O2: P2, P3 O3: P4, P5 O4: P6, P7 O5: P3, P5, P7 O6: P1, P8

Avaliação / Assessment


Os/as estudantes serão avaliados em regime de avaliação contínua através da: - realização e apresentação de exercícios práticos relacionados com o programa (80%); - assiduidade e participação nos debates (20%). Não está previsto no funcionamento da UC a possibilidade de regime de avaliação final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Processo de ensino-aprendizagem híbrido (b-learning), envolvendo aulas presenciais e atividades síncronas e assíncronas, sendo utilizadas as seguintes metodologias: - Expositiva - apresentação do enquadramento teórico-prático de referência; - Participativa - análise e discussão coletiva de temas e casos de estudo, fomentando o protagonismo do estudante; - Activa - realização de tutoriais assistidos e trabalhos individuais e de grupo; - Autónoma - trabalho independente do estudante - auto-estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A UC integra um conjunto de metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) que se complementam no sentido de cumprir objetivos de aprendizagem (O) previstos, de acordo com as seguintes relações: MEA1: O1, O2, O3, O4 MEA2: O1, O6 MEA3: O5 MEA4: O2, O3, O4, O5, O6

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Yuan, P.F. & Leach, N. (2018). Digital Fabrication. Tongji University Press. Terzidis, K. (2006). Algorithmic architecture. Architectural Press. Picon, A. (2010). Digital culture in architecture. Birkhauser. Menges, A. & Ahlquist, S. (Eds). (2011). Computational design thinking. AD Redear. Wiley. Leach, N. & Yuan, P.F. (2018). Computational design. Tongji University Press. Kolarevic, B. (Ed.) (2005). Architecture in the digital age: design and manufacturing. Taylor & Francis. Garber, R. (2014). BIM Design. Realizing the creative potential of building. John Wiley & Sons Eastman C., Teicholz P., Sacks R., Listo K. (2011). BIM Handbook: a guide to Building Information Modeling for Owners, Managers, Engineers and Contractors, John Wiley & Sons Corse, R. (2010). Fabricating Architecture: Selected Readings in Digital Design and Manufacturing. Princeton Architectural Press. Bernstein, P. (2018). Architecture ? design ? data: practice competency in the era of computation. Birkhauser

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16