Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04207
Acrónimo :
04207
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologias da Arquitectura

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Identificar e avaliar materiais emergentes para inovação digital; OA2. Descrever e criticar os princípios de circularidade aplicados aos materiais e ao design; OA3. Calcular e analisar os impactes ambiental e social de materiais e de soluções construtivas; OA4. Implementar metodologias de seleção de materiais aplicados em sistemas digitais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Sustentabilidade e design regenerativo; CP2. Materiais emergentes; CP3. Princípios de circularidade em design; CP4. Impactes ambientais no ciclo de vida de materiais e de soluções construtivas; CP5. Impactes sociais no ciclo de vida de materiais e de soluções construtivas; CP6. Metodologias simplificadas de seleção de materiais aplicados em sistemas digitais sustentáveis; CP7. Análise multicritério aplicada à seleção de materiais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 ? CP1, CP2; OA2 ? CP1, CP3; OA3 ? CP1, CP4, CP5; OA4 ? CP1, CP6, CP7.

Avaliação / Assessment


A avaliação individual será fundamentada num trabalho teórico-prático de base científica. i) Realização de um paper ou trabalho prático (50%); ii) Apresentação de comunicação ou trabalho prático (35%); iii) Participação nos debates (15%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Blended process (b-learning) with face-to-face classes, and offline and online asynchronous activities. In class activities are of a theoretical and practical type including lectures about concepts and thematic discussions previously framed by specific readings and audiovisual study materials.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino é baseada na alternância dinâmica entre conceitos teóricos, explicação dos parâmetros de formalização dos conceitos, exemplificação prática e realização de exercícios de aplicação. Este método conduz à aquisição dos conhecimentos que baseiam as aptidões obtidas, por sua vez, com a realização de exercícios. As discussões temáticas em aula têm como objetivo promover o aprofundamento do estudo individual e a consequente reflexão para melhor apropriação dos conceitos e dos exemplos práticos.

Observações / Observations


Processo híbrido (b-learning) com aulas presenciais e atividades offline e online assíncronas. Aulas presenciais teórico-práticas com exposição de conceitos e discussões temáticas previamente enquadradas através de leituras específicas e visionamento de material audiovisual.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Plessis, C. D., & Brandon, P. (2015). An ecological worldview as basis for a regenerative sustainability paradigm for the built environment. Journal of Cleaner Production(109), 53-61. Cheshire, D. (2016). Building Revolutions - Applying the Circular Economy to the Built Environment. Newcastle upon Tyne: RIBA Publishing. Beurskens, P., & Bakx, M. (2015). Built-to-rebuild. Eindhoven: Eindhoven University of Technology. Ashby, M., Brechbuhl, E., Vakhitova, T., & Vallejo, A. (2019). Social Life-Cycle Assessment and Social Impact Audit Tool - A White Paper. Cambridge: Granta Design Limited. Ashby, M., & Johnson, K. (2014). Materials and Design. Amsterdam: Butterworth-Heinemann. Ashby, M. (2015). Materials and Sustainable Development. Amsterdam: Butterworth-Heinemann.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16