Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologias da Arquitectura
Departamento / Department
Departamento de Arquitectura e Urbanismo
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
.
Objetivos Gerais / Objectives
.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Identificar e avaliar materiais emergentes para inovação digital; OA2. Descrever e criticar os princípios de circularidade aplicados aos materiais e ao design; OA3. Calcular e analisar os impactes ambiental e social de materiais e de soluções construtivas; OA4. Implementar metodologias de seleção de materiais aplicados em sistemas digitais.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Sustentabilidade e design regenerativo; CP2. Materiais emergentes; CP3. Princípios de circularidade em design; CP4. Impactes ambientais no ciclo de vida de materiais e de soluções construtivas; CP5. Impactes sociais no ciclo de vida de materiais e de soluções construtivas; CP6. Metodologias simplificadas de seleção de materiais aplicados em sistemas digitais sustentáveis; CP7. Análise multicritério aplicada à seleção de materiais.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 ? CP1, CP2; OA2 ? CP1, CP3; OA3 ? CP1, CP4, CP5; OA4 ? CP1, CP6, CP7.
Avaliação / Assessment
A avaliação individual será fundamentada num trabalho teórico-prático de base científica. i) Realização de um paper ou trabalho prático (50%); ii) Apresentação de comunicação ou trabalho prático (35%); iii) Participação nos debates (15%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Blended process (b-learning) with face-to-face classes, and offline and online asynchronous activities. In class activities are of a theoretical and practical type including lectures about concepts and thematic discussions previously framed by specific readings and audiovisual study materials.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia de ensino é baseada na alternância dinâmica entre conceitos teóricos, explicação dos parâmetros de formalização dos conceitos, exemplificação prática e realização de exercícios de aplicação. Este método conduz à aquisição dos conhecimentos que baseiam as aptidões obtidas, por sua vez, com a realização de exercícios. As discussões temáticas em aula têm como objetivo promover o aprofundamento do estudo individual e a consequente reflexão para melhor apropriação dos conceitos e dos exemplos práticos.
Observações / Observations
Processo híbrido (b-learning) com aulas presenciais e atividades offline e online assíncronas. Aulas presenciais teórico-práticas com exposição de conceitos e discussões temáticas previamente enquadradas através de leituras específicas e visionamento de material audiovisual.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Plessis, C. D., & Brandon, P. (2015). An ecological worldview as basis for a regenerative sustainability paradigm for the built environment. Journal of Cleaner Production(109), 53-61. Cheshire, D. (2016). Building Revolutions - Applying the Circular Economy to the Built Environment. Newcastle upon Tyne: RIBA Publishing. Beurskens, P., & Bakx, M. (2015). Built-to-rebuild. Eindhoven: Eindhoven University of Technology. Ashby, M., Brechbuhl, E., Vakhitova, T., & Vallejo, A. (2019). Social Life-Cycle Assessment and Social Impact Audit Tool - A White Paper. Cambridge: Granta Design Limited. Ashby, M., & Johnson, K. (2014). Materials and Design. Amsterdam: Butterworth-Heinemann. Ashby, M. (2015). Materials and Sustainable Development. Amsterdam: Butterworth-Heinemann.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16