Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04208
Acrónimo :
04208
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Desenho

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


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Objetivos Gerais / Objectives


.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Descrever a evolução das metodologias de projeto arquitetónico para as quais as áreas da RV, RA, das modalidades naturais de IPC e digitalização/modelação 3D; OA2: Identificar tópicos chave do estado da arte (em RV, RA e IPC), com aplicabilidade na resolução de problemas contemporâneos nas práticas de projeto, através da investigação e análise crítica de fontes da literatura. OA3: Conhecer os princípios e métodos digitais de levantamento 3D e sua aplicabilidade, antevendo possibilidades de inovação nos processos. OA4: Conhecer o ambiente de desenvolvimento de aplicações em RV e RA em uso no ISTAR-IUL assim como os princípios básicos para conceber uma experiência de RV e uma outra de RA. OA5: Discutir o contributo das ferramentas para os processos de inovação nas práticas de projeto.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Introdução à RV, RA e IPC, e sua contextualização na Arquitetura, Engenharia, Construção e Manutenção de Edifícios; CP2: Introdução à Digitalização e Modelação 3D em contextos de intervenção em património, atelier, design de produto; CP3. Laboratório Digitalização e Modelação 3D: princípios básicos de projeto, tecnologias utilizadas; CP4. Laboratório de RV: princípios básicos de projeto, tecnologias utilizadas, uma experiência em RV, e avaliação da usabilidade e satisfação; CP5. Laboratório de RA: princípios básicos de projeto, tecnologias utilizadas, uma experiência em RA, e avaliação da usabilidade e satisfação. CP6. Discussão sobre a situação atual e perspectivas de inovação futuras.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos estão relacionados com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1:CP1, CP2, CP6 OA2: CP1, CP2, CP6 OA3: CP1, CP3, CP6 OA4: CP4, CP5 OA5: CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6

Avaliação / Assessment


Os estudantes serão avaliados em regime de avaliação contínua, através da: - Realização de exercícios práticos e/ou redação de um relatório final - 80%; - Assiduidade e participação nos debates - 20%; Não está previsto no funcionamento da UC a possibilidade de regime de avaliação final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Durante o semestre o aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, sendo utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1: Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência; MEA2: Participativas: análise e discussão de casos práticos em grupo; MEA3: Ativas: realização de trabalhos individuais e/ou de grupo; MEA4: Auto-estudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos são: MEA1: OA1, OA2 e OA3 MEA2: OA2, OA3, OA4, OA5 MEA3: OA3, OA4, OA5 MEA4: Todos os OA

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Mazuryk, T. & Gervautz, M., 1996. Virtual Reality: History, Applications, Technology and Future. Viena, Áustria : Institute of Computer Graphics and Algorithms, Vienna University of Technology. HEIM, M. 1993 The Metaphysics of Virtual Reality, Oxford University Press, 208 pages. Kalay, Y.E. (2004). Architecture?s new media: principles, theories and methods of computer-aided design. MIT Press Egels, Y., Kasser, M. 2002. Digital Photogrammetry. Routledge Bowman, D. A., Kruijff, E., Laviola, J., Poupyrev. I., ?3D User Interfaces, Theory and Practice?, Addison Wesley 2004 Achten, H., Jessurun, J. & Vries, b., 2004. A Low-Cost Versatile Virtual Reality Design and Research Setup Between Desktop and CAVE. Eindhoven, Holanda, Technische Universiteit Eindhoven, The NetherlandsBernstein, P. (2018). Architecture ? design ? data: practice competency in the era of computation. Birkhauser. Azuma, R. T. A survey of augmented reality. Presence, 6(4):355?385, 1997

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16