Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04209
Acrónimo :
04209
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
30.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
16.0h/sem
Estágio (E) :
12.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
12.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
40.0h/sem
Trabalho Autónomo :
710.0
Horas de Trabalho Total :
750.0h/sem

Área científica / Scientific area


Arquitectura

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Aplicar a investigação através do estágio em contexto indústria /empresa; OA2. Refletir sobre o problema, suas delimitações e cenários de solução; OA3. Discutir e avaliar os riscos da proposta; OA4. Aperfeiçoar as metodologias de investigação aplicada ajustadas aos diversos itinerários de investigação; OA5 Testar regularmente a viabilidade e a validade da investigação em curso, através da participação em sessões de debate e discussão; OA6.Contribuir através da investigação, discussão alargada e abrangente, para a inovação digital para práticas de projecto; OA7. Alargar a investigação à comunidade de atores do ecossistema de inovação nacional e internacional; OA8.Comunicar corretamente o trabalho por escrito e oralmente.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A UC semestral obrigatória será composta por seminários que visam a apresentação e discussão das propostas: CP1 Seminário 1. 1ª apresentação das propostas a um grupo de peritos (Problema; Estado-da-arte; Metodologia); CP2 Seminário 2. 2ª apresentação das propostas a um grupo de peritos (Solução e Processo); CP3 Estágio - Plano de Projecto Individual; CP4. Redação e apresentação (preparação da defesa). Exposição final dos trabalhos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 - CP3; OA2 - CP1; CP2; CP3; OA3 - CP1; CP2; CP3; OA4 - CP1; CP2; CP3; CP4; OA5 - CP1; CP2; CP3; CP4; OA6 - CP1; CP2; CP3; CP4; OA7 - CP1; CP2; CP3; CP4; OA8 - CP1; CP2; CP3; CP4.

Avaliação / Assessment


O trabalho de projeto será defendido em provas públicas onde serão avaliadas as componentes técnica, trabalho escrito e a apresentação e defesa pública, respeitando as normas estabelecidas pelas instituições envolvidas. Avaliação periódica: elaboração e apresentação do projeto; Avaliação final: monografia e protótipos; O processo integrado corresponde a 100%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


De acordo com a natureza teórico-prática da unidade curricular (S), é adotado o seguinte processo de ensino-aprendizagem: PA1. Ensino Tutorial - orientação teórico-prática dos trabalhos; PA2. Acompanhamento periódico do trabalho de investigação aplicado na criação de soluções inovadoras.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência dos conteúdos programáticos fica demonstrada pela inter-relação entre os objetivos da UC de Projeto Aplicado e os conteúdos desenvolvidos em cada projeto, único na sua natureza e dependendo da empresa, uma vez que se pretende que os estudantes: 1. Apliquem conhecimentos e desenvolvam outros em ambiente teórico-prático; 2. Desenvolvem um projeto que seja realmente valorizado pelas empresas e acompanhado pelos docentes, das duas instituições envolvidas, em regime de parceria; 3. Sejam inseridos em ambientes, contexto real, profissionais estimulantes e em projetos integradores de conhecimentos técnicos e relacionais; 4. Fortaleçam as suas competências práticas de decisão de base cientifica na resolução de problemas. The coherence of the syllabus is demonstrated through the interrelationship between the objectives of the Applied Project and the subjects developed by each project, unique in its own nature and depending on the company, since it is intended that students: 1. Apply their knowledge and develop additional knowledge in a theoretical-practical environment; 2. Develop a project that adds real value to companies and followed by teachers, from the two institutions involved, in partnership; 3. Integrate stimulating professional environments, real context, and combine projects that integrate technical and relational knowledge; 4. Strengthen their practical scientific-based decision-making skills in problem solving.

Observações / Observations


A avaliação individual será fundamentada num trabalho teórico-prático de base tecnológica. Ao longo do semestre, o desenvolvimento do trabalho dos estudantes, realizado por acompanhamento tutorial por docente das instituições e em ambiente de empresa, será monitorizado através de um conjunto de sessões de discussão periódicas envolvendo os docentes do ciclo de estudos, e culminará numa sessão de apresentação final que poderá contar com a participação de convidados externos.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Schwab, K. (2018). Shaping the future of the fourth industrial revolution. World Economic Forum. Papanek, V. (2019). Design for the real world. Thames & Hudson Mau, B. (2020). Bruce Mau: MC24: Bruce Mau?s 24 principles for designing massive change in your life and work. Phaidon Press Kelly, K. (2017). The inevitable: understanding the 12 technological forces that will shape our future. Penguim books Hensel, M U (Ed.). (2013). Design innovation for the built environment: research by design and the innovation of practice. Routledge Fraser, M. (2013). Design research in architecture: an overview. Routledge Ednie-Brown, P, Burry, M, Burrow, A (Eds.). (2013). The innovation imperative: architecture of vitality. AD Profile No.221. Wiley Deutsch, R. (2019). Superusers: design technology specialists and the future of practice. Routledge Bernstein, P. (2018). Architecture ? design ? data: practice competency in the era of computation. Birkhauser

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16