Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04212
Acrónimo :
04212
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Geografia

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


A UC proposta tem como objetivo geral a interpretação do ambiente físico natural enquanto aspeto fundamental do ambiente construído e da arquitetura na cidade de Lisboa. Nesse sentido, a disciplina é dedicada ao estudo das características físicas deste território enquanto matriz do desenvolvimento das intervenções humanas, quer seja para a interpretação da cidade e da arquitetura através da história, quer seja para a conceção de novos projetos mais sustentáveis.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


De acordo com os objetivos gerais da unidade curricular de Geografia e Paisagem pretende-se: 1. Compreender o papel das humanidades espaciais nomeadamente da geografia e da paisagem para o desenvolvimento das atividades de planeamento urbano e do projeto de arquitetura. 2. Analisar a relação entre o contexto natural e forma construída na cidade de Lisboa através da leitura da fisiografia do território e da compreensão do funcionamento dos sistemas naturais. 3. Analisar a representação cartográfica da cidade de Lisboa ao longo dos tempos, bem como produzir nova cartografia temática, através do uso de geotecnologias e informação espacial online, de uso simples e gratuito. 4. Compreender a estrutura ecológica natural e cultural da cidade de Lisboa tendo em conta a sua evolução na continuidade e na mudança.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Geografia, a primeira arquitetura 2. Lisboa: Forma natural e forma construída - Análises do terreno - Aspetos bioclimáticos - Tipologia territorial e edificativa 3. Cartografias de Lisboa - Análise de Cartografia histórica - Cartografia digital e sistemas de informação geográfica - Georreferenciação e informação espacial - Produção de cartografia temática sobre Lisboa 4. Estrutura ecológica natural e cultural - Homogeneização versus singularidade - Paisagens de consumo versus paisagens sustentáveis; consumo de paisagens versus fruição da paisagem - Compactação do tempo e do espaço versus progressão evolutiva; temporalidade artificial versus temporalidade natural - Indivíduo versus comunidade; espaço privado versus espaço público; intolerância versus inclusividade - Fragmentação versus continuidade 4.1. A paisagem de protecção produção e recreio 4.2. Da horta aos corredores verdes

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados nos conteúdos programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: OA1 - CP1, CP2, CP3 e CP4 OA2 - CP2 e CP4 OA3 - CP3 OA4 - CP1, CP2 e CP4 Estes conteúdos programáticos destinam-se a continuar a desenvolver e aprofundar os conceitos e princípios basilares frequentemente presentes em várias correntes, contemporâneas, de pensamento. Os estudantes deverão adquirir uma maior capacidade reflexiva e argumentativa no que diz respeito às questões contemporâneas relativas à paisagem, nomeadamente às questões societais, ecológicas e económicas.

Avaliação / Assessment


O aluno deve estar presente em pelo menos 60% das horas letivas previstas. A avaliação é contínua feita através da apresentação de relatórios individuais e em grupo, acerca dos temas lecionados. Não há exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão apresentados e debatidos temas da actualidade, ao longo de todo o semestre. Pretende-se que os alunos pesquisem e reflictam sobre temas contemporâneos, relacionados com a geografia e a paisagem. Estes temas deverão ainda estar incluídos nas áreas do seu maior interesse pessoal, utilizando estes conhecimentos, como uma primeira abordagem ao desenvolvimento do seu trabalho de mestrado.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A introdução de conceitos teóricos através de palestras, conferências e seminários, a visualização e comentário de imagens (vídeo projeções) sobre as temáticas da geografia e da paisagem e a sua relação com as questões contemporâneas, discutidos recentemente em Portugal e no estrangeiro e a realização de relatórios e de uma monografia integradora desses conhecimentos, permitem proporcionar o desenvolvimento e o aprofundamento de competências específicas, assim como de desenvolver o espírito crítico e a capacidade de argumentar perante situações específicas.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


FARMER, John, Green Shift: Changing Attitudes in Architecture to the Natural World (Oxford, 1996, 2000) CONAN, Michel (coord.) Environmerntalism in Landscape, Dumbarton Oaks Research Library and Collection, Dumbarton Oaks 2000 CATALDI, Giancarlo. - Per una scienza del território: Studi e note, Saggi e documenti 6, Biblioteca di Architettura, Firenze, 1977. CANIGGIA, G., MAFFEI, G. L. - Il projecto nell?edillizia di base, Marsilio, Veneza, 1984. BODENHAMER, David J., CORRIGAN, John; HARRIS, Trevor M. ? The Spatial Humanities. GIS and the future of humanities scholarship. Bloomington: Indiana University Press, 2010. BETSKY, Aaron Landscrapers: Building with the Land Thames and Hudson, 2002) ANSON, R. W. and ORMELING, F., J. - Basic Cartography for Students and Technicians (Volume 2). Oxford: Butterworth & Heinemann, 2002. ALCOFORADO, Maria João - O Clima da Região de Lisboa. Contrastes e Ritmos Térmicos, Centro de Estudos Geográficos, Universidade de Lisboa, Lisboa, 1993.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


?Nine Questions about the Present and Future of Design.? Harvard Design Magazine (Spring/Summer 2004), pp. 5-52 THOMPSON ,J. W.; SORVIG, Kim Sustainable Landscape Construction Island Press, 2000 STEINER, F., ?Natural Interferences,? Landscape Architecture (November 2000) SCHAFER ,Ashley ; REESER, Amanda ?Approaching Landscapes,? Introduction to Praxis 4 2002, pp. 4-5 RIBEIRO, Orlando - Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico - 5ª Ed. Liv. Sá da Costa, Lisboa, 1987 MOZINGO, Louise, ?The Aesthetics of Ecological Design: Seeing Science as Culture?, Landscape Journal, Vol. 16, No. 1, 1997 MARETTO, P. - Realità Naturale e Realità Costruita, Saggi e documenti 21, Alinea Editrice, Firenze 1993. MAGALHÃES, Manuela Raposo - A Arquitectura Paisagista, Editorial Estampa, 2001. MEYER, Elizabeth, ?Sustaining Beauty? Landscape Architecture (October 2008) LaGRO Jr., J. ? Site Analysis: A Contextual Approach to Sustainable Land Planning and Site Design. Jonh Willey & Sons, Inc., 2nd Ed., New Jersey, 2008. HIGUCHI, Tadahiko - The Visual and Spatial Structure of Landscape, MIT Press, London, 1988. GUATTARI, Félix, Les Trois Écologies, Galileo, Paris, 1989 FOUCAULT, Michel 'Of Other Spaces', in Diacritics No. 16, (1986 ), pp 22-27

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16