Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04214
Acrónimo :
04214
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Teoria e História da Arquitectura e do Urbanismo

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem pré-requisitos

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo fundamental desta UC consiste em aprofundar a capacidade dos estudantes para a abordagem crítica da obra, intelectual e material, de um conjunto de atores, arquitetos e outros, cuja ação marcou a cidade de Lisboa, e a respetiva área metropolitana, ao longo do século XX, definindo assim a cultura arquitetónica neste território, então e hoje. Através do uso de ferramentas epistemológicas da teoria e da história da arquitetura e do fazer-cidade ? em particular, da investigação em fontes primárias ?, sob um olhar contemporâneo permanente dirigido ao entendimento da apropriação funcional dos objetos de estudo no tempo ? considerando o imperativo do conhecimento como condição prévia à intervenção ?, a UC visa aperfeiçoar a formação de investigadores e agentes qualificados para pensar e atuar sobre o ambiente construído na capital de Portugal.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, o estudante será capaz de: 1. Investigar produtos (propostas e edifícios) da prática intelectual e material da arquitetura, em específico, e de outras intervenções no ambiente construído, em Lisboa no século XX; 2. Investigar e questionar os contextos disciplinar e extra-disciplinar (sociopolítico, cultural, económico, de produção e apropriação) que caracterizam aqueles; 3. Identificar os agentes correspondentes, discutidos na UC, e investigar agentes, processos e objetos paralelos, de modo a expandir e aprofundar, com o contributo dos estudantes, o programa; 4. Investigar e aprofundar características específicas das diversas arquiteturas de Lisboa no século XX, as suas linhas definidoras, os seus valores de uso, forma e materialidade e as suas qualidades diferenciadoras, justificando a sua importância em operações de manutenção, transformação, refuncionalização ou substituição do tecido urbano e seus componentes.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os conteúdos programáticos compreendem: 1. Introdução à UC e apresentação do programa. Ferramentas e Métodos em Estudos de Edifícios. 2. Agentes e Obras nas primeiras décadas do século XX. 3. Obra Pública, Obra Privada: A Década de 1930. 4. Habitação: Moradia e Apartamento na Década de 1940. 5. Novos Agentes e Novas Obras no Pós-guerra. 6. Os Anos de 1960-70: Luzes e Sombras. 7. Atores e Propostas para a Arquitetura em Lisboa nas Décadas Finais do Século XX.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Em cada sessão, projetos e obras-chave na prática e na cultura arquitetónicas em Lisboa no século XX (v. conteúdos programáticos) são apresentados e discutidos com recurso a uma introdução / contextualização abrangente, seguida de exemplos práticos do processo de investigação subjacente à produção de conhecimento sobre os objetos e agentes envolvidos (arquitetos, urbanistas, engenheiros civis, paisagistas, responsáveis técnicos e políticos, construtores, promotores e clientes), bem como sobre a sua utilização e sobre os contextos disciplinar, cultural e socioeconómico de que são fruto. A organização, aproximada, das sessões em décadas permite retomar os episódios, transições e transformações discutidas em outros contextos e aprofundar, mediante o estudo de casos concretos, o entendimento do trabalho dos agentes criadores do ambiente construído lisboeta recente.

Avaliação / Assessment


O aluno deve estar presente em pelo menos 60% das horas letivas previstas. A modalidade da avaliação é avaliação contínua, mediante a entrega de um trabalho escrito com apresentac?a?o oral. O trabalho de investigação centra-se no Arquivo Municipal de Lisboa. Aprovac?a?o na UC com classificação igual ou superior a 10 valores. Não há exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas têm uma componente teórica apresentação dos conceitos e contextos, agentes e obras selecionados, em discussão com todos os participantes; e uma componente prática ? de acompanhamento e discussão do exercício de investigação, em seminários de grupo. A escolha dos temas de trabalho, das abordagens e metodologias específicas, considera a circunstância e interesses particulares de cada estudante, dada a diversidade de formações anteriores.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada contribui para o desenvolvimento da capacidade dos estudantes para entender, analisar, discutir e participar em decisões informadas sobre o ambiente construído, produzido em Lisboa desde o final do século XIX. Na componente teórica os estudantes se familiarizam com os momentos-chave da produção intelectual e material da arquitetura na cidade, os respetivos contextos disciplinar e extra-disciplinar, os principais agentes intervenientes no processo e as características essenciais e específicas das arquiteturas que definiram Lisboa no século XX. Na componente prática aos estudantes aprofundam os conhecimentos adquiridos e exploram temas, figuras, processos e objetos que completam e alargam os conteúdos programáticos. A componente prática constitui um treino fundamental em atividades de investigação nos campos da história e teoria da arquitetura e cidades. O exercício de investigação é direcionado pelo docente para o trabalho sobre fontes primárias (em especial, documentação de arquivo, textual, gráfica e fotográfica), como faceta essencial no treino de (futuros) investigadores de excelência; e para o contato direto com a ?obra? (objeto ou conjunto), caso exista, considerando as dimensões material e espacial da arquitetura como pano de fundo incontornável no conhecimento sobre o ambiente construído, sua produção, utilização e gestão futura.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


AGAREZ, Ricardo (2010). ?De Regra, Renda e Desenho: Arquitetura para a Misericórdia de Lisboa?. In A. Pais e H. Mantas (ed.), Património Arquitectónico: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (Lisboa: SCML), vol. 2-I, 70-107. AGAREZ, Ricardo (2009). ?The Gleaners and I. Architecture in Archives? in J. S. Vieira (ed.), Comma, International Journal on Archives 2009.1 (Architectural Records, número especial sobre arquivos de arquitetura): 57-70. AGAREZ, Ricardo (2009). O Moderno Revisitado. Habitação Multifamiliar em Lisboa nos Anos de 1950. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa. ACCIAIUOLI, Margarida (1998). Exposições do Estado Novo. 1934-1940. Lisboa: Livros Horizonte. AA.VV. (2004). Arquitectura Moderna Portuguesa 1920-1970. Lisboa: IPPAR. AA.VV. (1999). Keil do Amaral: O Arquitecto e o Humanista. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa. AA.VV. (1987). Guia Urbanístico e Arquitectónico de Lisboa. Lisboa: Associação dos Arquitectos Portugueses.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


TOSTO?ES, Ana (1997). Os Verdes Anos na Arquitectura Portuguesa dos Anos 50. Porto: FAUP TOSTÕES, Ana (1995). ?Arquitectura Portuguesa do Século XX? in História da Arte Portuguesa. P. Pereira (org.). Lisboa: Círculo de Leitores. Vol. 3: 506-547. TAVEIRA, Tomás (1994). Tomás Taveira. London: Academy. SOCIEDADE NACIONAL DE BELAS ARTES (1987). Francisco da Conceição Silva Arquitecto: Propostas Projectos Obras. Lisboa: Sociedade Nacional de Belas Artes RAGAZZI, Graça Correia (2008). Ruy Jervis d?Athouguia ? A Modernidade em Aberto. Casal de Cambra: Caleidoscópio. PORTAS, Nuno, e Manuel MENDES ([1991]). Arquitectura Portuguesa Contemporânea: Anos Sessenta / Anos Oitenta. Porto: Fundação de Serralves. PINTO, Paulo Tormenta (2007). Cassiano Branco 1897-1970: Arquitectura e Artifício. Casal de Cambra: Caleidoscópio. PEREIRA, Nuno Teotónio e Irene BUARQUE (1995). Prédios e Vilas de Lisboa. Lisboa: Livros Horizonte. MONTEIRO, Isabel (s.d). A Obra do Arquitecto Fernando Silva (1914-1983)?. Edição da autora. MARTINS, João Palla, João Paulo MARTINS, Michel TOUSSAINT e Patrícia Bento d?ALMEIDA (2017). Victor Palla e Bento d?Almeida: Arquitectura de Outro Tempo. Casal de Cambra: Caleidoscópio. LAND, Carsten, Klaus HÜCKING e Luiz TRIGUEIROS (2005). Arquitectura em Lisboa e Sul de Portugal desde 1974. Lisboa: Editorial Blau. GRANDE, Nuno, ed. (2016). Les Universalistes: 50 ans d?architecture portugaise. Paris: Éditions Parenthèses, Fondation Calouste Gulbenkian, Cité de l?architecture et du patrimoine. GRAÇA, João Luís Carrilho da (1995). Carrilho da Graça. Lisboa: Editorial Blau. GOMES, Paulo Varela (1995). ?Arquitectura, os Últimos Vinte e Cinco Anos? in História da Arte Portuguesa. P. Pereira (org.). Lisboa: Círculo de Leitores. Vol. 3: 547-588. FERNANDES, José Manuel (1993). Arquitectura Modernista em Portugal (1890-1940). Lisboa: Gradiva. CÂMARA MUNICIPAL DE Lisboa (1998). José Luís Monteiro: Marcos de um Percurso. Lisboa: CML. BECKER, Annette, Ana TOSTÕES e Wilfried WANG (org.) [1998]. Arquitectura do Século XX. Portugal. Munique, Frankfurt, Lisboa: Prestel, Deutches Architektur-Museum, Portugal-Frankfurt 97, C.C. Belém. ANDRÉ, Paula (2010). Arquitectura Moderna e Portuguesa: Lisboa 1938-1948. Lisboa: [s.n]. Tese de Doutoramento em Arquitetura e Urbanismo pelo ISCT/E/-IUL. Almeida, Pedro Vieira de (1994). ?A Noc?a?o do Passado na Arquitectura das De?cadas Difi?ceis: O Caso de Lisboa? in Rassegna 59.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16