Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04242
Acrónimo :
04242
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Comportamento Organizacional

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


Esta Unidade Curricular visa proporcionar aos alunos a aprendizagem dos principais conceitos e modelos teóricos sobre liderança e inovação em contexto da transformação digital das organizações como a aquisição e treino de competências específicas nesta área.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1 - Descrever e contrastar teorias sobre processos liderança e de inovação organizacional OA2 - Conhecer e avaliar criticamente os processos psicossociais que condicionam a liderança e a inovação nas organizações. OA3 - Utilizar métodos e técnicas para diagnosticar e intervir nos principais problemas relacionados com transformação digital e a inovação nas organizações.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Os principais drivers das disrupções da digitalização nas organizações 2. Inovação e mudança na dinâmica das organizações 3. Liderança de equipas e da inovação nas organizações. 4. Processos psicossociais na liderança e implementação de uma estratégia de transformação digital 5. Design Thinking

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta ?demonstração de coerência? decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 ? pontos 1, 2 e 3 do programa OA2 ? ponto 4 do programa OA3 ? Pontos 4 e 5 do programa

Avaliação / Assessment


Avaliação continua: Trabalho individual com peso de 100% da nota a entregar durante a 1ª época de exames. Nota mínima de 10 valores. Avaliação por exame: Quem não conseguir aprovação na 1ª época pode entregar novo trabalho na 2ª época valendo 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Durante o semestre o aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, sendo utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas: análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos práticos e trabalho de grupo; 3. Ativas: realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Auto-estudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. MEA1 ? Transversal a todos os OA MEA2 ? Transversal a todos os OA MEA3 ? Transversal a todos os OA MEA4 ? Transversal a todos os OA

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Tidd, J., & Bessant, J.R. (2018). Managing innovation: Integrating technological, market and organizational change. New York: Wiley. Salas, E., Goodwin, G. F. & Burke, C. S. (Eds.). (2009). Team effectiveness in complex organizations. Cross-disciplinary perspectives and approaches. New York: Psychology Press. Cobb, A. T. (2012). Leading project teams: The basics of project management and team leadership. Thousand Oaks: Sage Publications, Inc. Cameron, E. & Green, M. (2012). Making sense of change management - A complete guide to the models, tools and techniques of organizational change. Kogan Page. Burke, W.W. (2014). Organization Change - Theory and Practice. Sage. Anderson, D. L. (2012). Organizational Development - The Process of Leading Organizational Change. Sage

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Marks, M. A., Mathieu, J. E., & Zaccaro, S. J. (2001). A temporally based framework and taxonomy of team processes. Academy of Management Review, 26, 356-376. Ferreira, A. I. & Martinez, L. F. (2008). Manual de Diagnóstico e Mudança Organizacional. Lisboa: Edit. RH. De Cremer,D. & Pillutla, M. M. (2012). Making negotiations predictable - what science tell us?. New York: Palgrave MacMillan. Costa, C. G., Zhou, Q., & Ferreira, A. I. (2018). The impact of anger on creative process engagement: The role of social contexts. Journal of Organizational Behavior, 39(4), 495?506. Burke, C. S., Shuffler, M. L., & Wiese, C. W. (2018). Examining the behavioral and structural characteristics of team leadership in extreme environments. Journal of Organizational Behavior, 39(6), 716?730. Baldé, M., Ferreira, A. I., & Maynard, T. (2018). SECI driven creativity: the role of team trust and intrinsic motivation. Journal of Knowledge Management, 22(8), 1688?1711. https://doi.org/10.1108/JKM-06-2017-0241 Anderson, N., Potocnik, K., & Zhou, J. (2014). Innovation and creativity in organizations a state-of-the-science review, prospective commentary, and guiding framework. J. of Management, 40(5), 1297-1333.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16