Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências e Tecnologias da Informação
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo final desta UC é a prossecução de um projeto de mestrado. A abordagem metodológica sugerida é a da Ciência do Desenho. Para tal o aluno deverá: - Identificar o problema a resolver com recurso a revisão da literatura e/ou entrevista a peritos e avaliar a sua relevância; - Identificar métodos, técnicas e ferramentas utilizados num projeto; - Desenhar e implementar uma solução para o problema, na forma de artefactos como ontologias, metamodelos, desenhos arquiteturais, modelos estáticos e dinâmicos, instanciações, protótipos, ferramentas, baterias de teste, documentação, etc; - Validar a solução com um estudo de caso ou investigação-ação (mostrando a aplicabilidade), e/ou inquérito alargado a peritos (mostrando o interesse geral) e/ou experiências laboratoriais ou simulações (para comparar diferentes aproximações); - Saber estruturar um relatório de projeto de mestrado; - Dominar o estilo de escrita técnica; - Completar o projeto com sucesso no prazo legalmente estabelecido.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Saber rever, de forma sistematizada, a literatura relevante num dado domínio técnico-científico, incluindo relatórios técnicos, normas, livros brancos ou tutoriais, para fundamentar um problema e a proposta da sua solução. OA2: Ter aplicado uma ou mais abordagens metodológicas para atingir os objetivos do projeto, daí resultando uma ou mais contribuições técnico-científicas. OA3: Saber como validar os artefactos que constituem a solução para o problema escolhido e identificar as correspondentes ameaças à validade. OA4: Ter aprendido a elaborar um projeto de mestrado com qualidade, quer na forma, quer no conteúdo. OA5: Ser capaz de apresentar um problema técnico-científico e sua motivação, descrever o projeto levado a cabo para produzir uma solução para o mesmo e argumentar sobre a validade da mesma.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 [Introdução aos projetos aplicados] Ciência e Investigação: questões gerais, revisão da Literatura. Envolve a revisão de literatura técnico-científica, guiada por um protocolo e as suas conclusões devem ser confirmadas por peritos do domínio. Este passo deve clarificar a relevância do problema e o desenho preliminar da sua solução CP2 [Escrita de artigo científico e do projeto]. Referenciar, metodologia CP3 [Treino da apresentação de trabalhos técnico-científicos] Apresentações periódicas da evolução do trabalho CP4 [Implementação e validação da solução proposta A implementação implica o refinamento do desenho. A validação implica o cumprimento das etapas da(s) abordagem(s) metodológica(s) adotada(s) e o confronto da solução proposta com o estado da arte, e/ou a sua divulgação em fórum(s) técnico-científico(s) com revisão pelos pares.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O alinhamento dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA) é o seguinte: OA1: CP1, CP2, CP4 OA2: CP3, CP2, CP4 OA3: CP3, CP2, CP4 OA4: CP2, CP4 OA5: CP2, CP3
Avaliação / Assessment
[20%, UC projeto avaliação continua] Avaliação dos capítulos 1 (motivação ao problema) e 2 (desenho preliminar da solução) do relatório do projeto no formato oficial e da apresentação e discussão dum poster num workshop do ISTAR-IUL. [80%, Defesa final] Defesa pública do projeto, onde se avaliará o relatório entregue, sua apresentação, capacidade de argumentação, autonomia e eventual disseminação.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Trabalho autónomo, com reuniões de acompanhamento com o(s) orientador(es). Metodologias expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência; Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo e leitura de textos de apoio e leitura; Metodologias ativas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
- As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem. As principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos são as seguintes: - Metodologias expositivas, participativas, ativas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo: para OA3 a OA5; - Trabalho autónomo, com reuniões de acompanhamento com o(s) orientador(es): para OA1 a OA5. - The teaching-learning methodologies aim to develop the main learning skills of the students that allow to fulfill each of the learning objectives. The main interlinkages between teaching-learning methodologies and their objectives are as follows: - Expositive, participatory, active and collaborative methodologies with group work: for OA3 to OA5; - Autonomous work, with follow-up meetings with the supervisor(s): for OA1 to OA5.
Observações / Observations
Aconselha-se a utilização das seguintes ferramentas (ou outras similares) nesta unidade curricular, todas elas do tipo freeware ou open source: Mendeley ? para a gestão bibliográfica; Trello + Plus for Trello ? para fazer a gestão deste projeto de investigação, registando as reuniões entre orientando e orientador(es), os assuntos pendentes, as datas importantes, os entregáveis, etc
Bibliografia Principal / Main Bibliography
J. Venable, J. Pries-Heje, R. Baskerville, FEDS: a framework for evaluation in design science research, European Journal of Information Systems, 2016 S. Gregor, A. Hevner, Positioning and presenting design science research for maximum impact, MIS Quarterly, 2013 K. Peffers, T. Tuunanen, M. Rothenberger, S. Chartterjee, A design science research methodology for information systems research, Journal of Management Information Systems, 2007 A. Hevner, A three cycle view of design science research, Scandinavian journal of information systems, 2007
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Kock, Ned (2007). Information Systems Action Research: An Applied View of Emerging Concepts and Methods. Springer. Punch, F. Keith (2016), Developing effective research proposals, Sage Publications.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16