Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Hospitalidade e Turismo
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
n/a
Objetivos Gerais / Objectives
Os principais objetivos da UC são: 1. apresentar aos estudantes as questões-chave do Turismo e Desenvolvimento 2. familiarizar os estudantes com textos chave sobre o tema 3. familiarizar os estudantes com conceitos/modelos centrais envolvidos no desenvolvimento turístico 4. fornecer aos estudantes exemplos de desenvolvimento turístico
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, o estudante: 1. terá uma compreensão das questões-chave do turismo e do desenvolvimento no contexto regional e internacional: por exemplo, sustentabilidade; globalização; mudança cultural; exploração e imperialismo 2. será capaz de relacionar as questões de desenvolvimento turístico com a experiência escocesa 3. compreenderá conceitos/modelos-chave no desenvolvimento turístico (por exemplo, deslocamento; efeito de demonstração; modelo Irridex; multiplicador turístico; ciclo de vida do destino; turismo sustentável; capacidade de carga)
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. introdução à UC 2. introdução ao turismo e ao desenvolvimento 3. Tipos de turismo e turistas e seus impactos 4. turismo e desenvolvimento sustentável 5. analisar o turismo sustentável e o ecoturismo 6. tutoriais: preparação de relatórios 7. desenvolvimento urbano: a cidade 8. eventos de marketing em Portugal 9. Preparação de ensaio independente 10. desenvolvimento rural 11. tutoriais: Indivíduos e ensaios 12. turismo nas caraíbas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de consistência" deriva da interligação do programa com os objectivos de aprendizagem (OA) e é explicada da seguinte forma: OA1 - Ponto do programa de estudos: 1, 2, 3, 4, 5, 7, 10 OA2 - Ponto do programa de estudos: 3, 4, 6, 7, 9, 10, 11 OA3 - Ponto do programa de estudos: 3, 4, 5, 7, 8, 10, 12
Avaliação / Assessment
4000 palavras de ensaio (80%), exame oral (20%), discussões tutoriais durante o semestre.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Palestras Seminário
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de aprendizagem-ensino visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos estudantes que permitem cumprir cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha abaixo, são apresentadas as principais interligações entre as metodologias de aprendizagem-ensino e os respectivos objectivos: Metodologias de Aprendizagem-Professor(LTM) Objectivo de aprendizagem (LG) 1.expositiva, à apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2.Participativo, com análise e resolução de exercícios de aplicação Todos 3.Participativo, com análise e discussão de estudos de caso, e de textos de apoio e leitura Todos 4.Active, com a realização de trabalhos individuais e de grupo Todos 5.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como é contemplado no Planeamento das Aulas. Todos
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
MacLeod, D. (2013) Cultural realignment, islands and the influence of tourism: A new conceptual approach. Shima: The International Journal of Research into Island Cultures, 7(2), pp. 74-91. Dunk, R. M., Gillespie, S. A. and MacLeod, D. (2016) Participation and retention in a green tourism certification scheme. Journal of Sustainable Tourism, 24(12), pp. 1585-1603. (doi: 10.1080/09669582.2015.1134558) Lunchaprasith, T. and MacLeod, D. (2018) Food tourism and the use of authenticity in Thailand. Tourism, Culture and Communication, 18(2), pp. 101-116. (doi: 10.3727/109830418X15230353469492) MacLeod, D.V. (2004) Tourism, Globalization and Cultural Change: An Island Community Perspective. Series: Tourism and cultural change. Channel View Publications: Clevedon, England. ISBN 9781873150726 MacLeod, D.V.L. and Gillespie, S.A. (2011) Sustainable Tourism in Rural Europe: Approaches to Development. Series: Routledge advances in tourism (21). Routledge: London, UK. ISBN 9780415547994
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
MacLeod, D.V. (2006) Cultural commodification and tourism: a very special relationship. Tourism, Culture and Communication, 6(2), pp. 71-84. MacLeod, D. (2009) Scottish theme towns: have new identities enhanced development? Journal of Tourism and Cultural Change, 7(2), pp. 133-145. (doi: 10.1080/14766820903126460) MacLeod, D. (2012) Alternative or mainstream? Foreign settlers on a Canary Island. International Journal of Tourism Anthropology, 2(4), pp. 267-281. (doi: 10.1504/IJTA.2012.052536)
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16