Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04256
Acrónimo :
04256
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
10.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
50.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
50.0h/sem
Trabalho Autónomo :
200.0
Horas de Trabalho Total :
250.0h/sem

Área científica / Scientific area


Hospitalidade e Turismo

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


n/a

Objetivos Gerais / Objectives


Os principais objetivos da UC são: 1. Dar um fundamento à ideia de património no seu sentido mais lato. 2. Dar um fundamento na relação entre património, interpretação e desenvolvimento. 3. Explorar em profundidade o desenvolvimento sustentável das atracções patrimoniais em todo o mundo, bem como na Escócia. 4. Explorar em profundidade a relação entre o património e a história. 5. Explorar em profundidade as ligações entre património, identidade e marketing. 6. Dar uma base em questões litigiosas na gestão do património.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os seguintes resultados serão demonstrados pelos estudantes através dos ensaios, do exame oral e em tutoriais - um conhecimento e compreensão dos mesmos: 1. o significado do património e a sua transformação através do tempo no Ocidente. 2. a relação entre património, interpretação e o desenvolvimento de atracções patrimoniais. 3. desenvolvimentos significativos do património na Escócia e em todo o mundo (incluindo Sítios do Património Mundial). 4. aspectos fundamentais do património e a sua relação com a história, incluindo questões de autenticidade, representação e verdade, bem como o repatriamento. 5. o desenvolvimento sustentável do património como meio de atracção e o seu contexto cultural na Escócia e a nível internacional. 6. a relação entre património, identidade e poder. 7. a forma como o património se relaciona com a identidade nacional, a marca e o marketing.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. visão geral: considerando o significado de património, tipos de património, e a mercantilização da cultura. 2.património e turismo: um exame do património e do turismo: centrado na interpretação 3. tutoriais: relatórios 4. cultura e património 5. A política do património 6. alimentos, bebidas e património cultural 7. semana de leitura: preparação de ensaio independente 8. autenticidade e identidade do lugar 9. tutoriais: indivíduos e ensaios

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de consistência" decorre da interligação do programa com os objectivos de aprendizagem (OA) e é explicada da seguinte forma: OA1 - Ponto do programa: 1, 2 OA2 - Ponto do programa: 2, 4, 5 OA3 - Ponto do programa: 4, 6, 7 OA4 - Ponto do programa: 5 OA5 - Ponto do programa: 5, 7, 8 OA6 - Ponto do programa: 5, 8 OA7 - Ponto do programa: 4, 5, 8

Avaliação / Assessment


Apresentação oral (20%) Ensaio (80%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Palestras Seminário

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de aprendizagem-ensino visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos estudantes que permitem cumprir cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha abaixo, são apresentadas as principais interligações entre as metodologias de aprendizagem-ensino e os respectivos objectivos: Metodologias de Aprendizagem-Professor(LTM) Objectivo de aprendizagem (LG) 1.expositiva, à apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2.Participativo, com análise e resolução de exercícios de aplicação Todos 3.Participativo, com análise e discussão de estudos de caso, e de textos de apoio e leitura Todos 4.Active, com a realização de trabalhos individuais e de grupo Todos 5.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como é contemplado no Planeamento das Aulas. Todos

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


MacLeod, D. (2013) Cultural realignment, islands and the influence of tourism: A new conceptual approach. Shima: The International Journal of Research into Island Cultures, 7(2), pp. 74-91. Dunk, R. M., Gillespie, S. A. and MacLeod, D. (2016) Participation and retention in a green tourism certification scheme. Journal of Sustainable Tourism, 24(12), pp. 1585-1603. (doi: 10.1080/09669582.2015.1134558) Lunchaprasith, T. and MacLeod, D. (2018) Food tourism and the use of authenticity in Thailand. Tourism, Culture and Communication, 18(2), pp. 101-116. (doi: 10.3727/109830418X15230353469492) MacLeod, D.V. (2004) Tourism, Globalization and Cultural Change: An Island Community Perspective. Series: Tourism and cultural change. Channel View Publications: Clevedon, England. ISBN 9781873150726 MacLeod, D.V.L. and Gillespie, S.A. (2011) Sustainable Tourism in Rural Europe: Approaches to Development. Series: Routledge advances in tourism (21). Routledge: London, UK. ISBN 9780415547994

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


MacLeod, D.V. (2006) Cultural commodification and tourism: a very special relationship. Tourism, Culture and Communication, 6(2), pp. 71-84. MacLeod, D. (2009) Scottish theme towns: have new identities enhanced development? Journal of Tourism and Cultural Change, 7(2), pp. 133-145. (doi: 10.1080/14766820903126460) MacLeod, D. (2012) Alternative or mainstream? Foreign settlers on a Canary Island. International Journal of Tourism Anthropology, 2(4), pp. 267-281. (doi: 10.1504/IJTA.2012.052536)

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16