Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Hospitalidade e Turismo
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
n/a
Objetivos Gerais / Objectives
Os objectivos desta UC são: 1. Familiarizar os estudantes com as tendências atuais do turismo no que diz respeito ao nicho de mercado que se centra no produto cultural e patrimonial. 2. Os estudantes devem ser capazes de compreender as principais questões que regem este tema, como está a desenvolver-se, e as pressões que está a exercer sobre os ambientes locais, tais como sítios de património e manifestações culturais e os efeitos que está a deixar sobre as culturas indígenas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Conhecimento e compreensão: No final da UC, o estudante será capaz de: 1. Ter um conhecimento profundo dos vários aspectos ligados ao turismo cultural; 2. Identificar os principais elementos deste nicho de indústria; 3. Comparar os prós e os contras da apresentação deste sector do turismo; 4. Relacionar as realidades identificadas com a situação local / regional e ser capaz de desenvolver formas de desenvolver ainda mais este segmento do turismo, de modo a obter lucros, mantendo-se ao mesmo tempo sustentável. Competências: No final da UC, o estudante será capaz de: 5. Identificar pesquisa bibliográfica (internet e impressa) sobre este e temas de turismo relacionados; 6. Enfrentar os argumentos apresentados de uma forma racional e equilibrada; 7. Analisar os elementos positivos e negativos gerados pelas propostas turísticas ligadas a aspectos culturais.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Visão geral dos principais temas e questões dentro dos sectores do turismo cultural e patrimonial 2. O desenvolvimento e as realidades do turismo numa dimensão multi-cultural 3. Apreciação dos actuais desenvolvimentos na indústria do Turismo 4. Pensamentos e ideias prevalentes e a forma como o turismo do património cultural se tem desenvolvido e espalhado por todo o globo. 5. Um olhar sobre a situação Maltesa
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de consistência" decorre da interligação do programa com os objectivos de aprendizagem (OA) e é explicada da seguinte forma: OA1 - Ponto do programa: 1, 2 OA2 - Ponto do programa: 1 OA3 - Ponto do programa: 1, 2, 3 OA4 - Ponto do programa: 4, 5 OA5 - Ponto do programa: 1, 2, 3 OA6 - Ponto do programa: 1, 2, 3, 4 OA7 - Ponto do programa: 1, 2, 3, 4, 5
Avaliação / Assessment
Componente/s de avaliação Assignment Ponderação 100%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Palestras / Conferências
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de aprendizagem-ensino visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos estudantes que permitem cumprir cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha abaixo, são apresentadas as principais interligações entre as metodologias de aprendizagem-ensino e os respectivos objectivos: Metodologias de Aprendizagem-Professor(LTM) Objectivo de aprendizagem (LG) 1.expositiva, à apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2.Participativo, com análise e resolução de exercícios de aplicação Todos 3.Participativo, com análise e discussão de estudos de caso, e de textos de apoio e leitura Todos 4.Active, com a realização de trabalhos individuais e de grupo Todos 5.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como é contemplado no Planeamento das Aulas. Todos
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- S. Singh, D. J. Timothy, & R. Kingston Dowling (2003) Tourism in destination communities. - A. H. Walle (2008) Cultural tourism: a strategic focus - M. Smith (2004) Issues in Cultural Tourism Studies. G156.5 H47 S56 - B. McKercher & H. duCross (2002) Cultural Tourism: The Partnership between tourism and cultural Heritage
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16