Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04258
Acrónimo :
04258
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
5.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
25.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
100.0
Horas de Trabalho Total :
125.0h/sem

Área científica / Scientific area


Hospitalidade e Turismo

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


n/a

Objetivos Gerais / Objectives


Os objectivos desta UC são: 1. Dar a cada estudante uma base completa dentro desta área de estudo 2. incluir o estudo de tendências, desenvolvimento de mercado, marcas de imagem, estratégias de marketing, juntamente com a teoria do marketing 3. analisar e avaliar o crescimento e tendências no nicho de mercado cultural e categorias de "nichos culturais", com particular ênfase em casos de desenvolvimento do turismo cultural - definições, quadros políticos, questões e estratégias de desenvolvimento.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Identificar conceitos nucleares de Turismo Cultural e Patrimonial e estratégias de Marketing e Gestão; 2. Compreender e avaliar de forma crítica quadros teóricos para considerar os impactos do turismo na cultura e património; 3. Distinguir principais temas de investigação; 4. Identificar e avaliar o crescimento das tendências no desenvolvimento dos nichos de mercado e definir categorias chave demonstrando uma compreensão sistemática das principais estruturas políticas e de gestão; 5. Analisar e avaliar conceitos de marketing, gestão e questões políticas para o desenvolvimento de nichos de mercado específicos, e respetivos desafios; 6. Familiarizar com fontes escritas e não escritas para o estudo de nichos de mercado; 7. Compreender como construir um documento de investigação através da apreciação e compreensão do desenvolvimento de nichos de mercado, do seu desenvolvimento conceptual, fundamentação, iniciação, implementação, gestão e da sua sustentabilidade;

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. O carácter distintivo dos nichos de mercado do turismo cultural e patrimonial 2. os quadros políticos e de gestão e os requisitos necessários para o desenvolvimento, protecção e crescimento sustentado dos nichos de mercado do turismo cultural e patrimonial 3. Conceitos de marketing, questões e abordagens estratégicas, de uma perspectiva teórica e de estudo de caso 4. As características especiais do turismo cultural e patrimonial, as perspectivas e expectativas dos consumidores 5. o desenvolvimento e a gestão de sítios patrimoniais e as questões genéricas de marketing relevantes tanto para a cultura como para o património

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de consistência" decorre da interligação do programa com os objectivos de aprendizagem (OA) e é explicada da seguinte forma: OA1- Ponto do programa: 1 OA2 - Ponto do programa: 2 OA3 - Ponto do programa: 1, 2 OA4 - Ponto do programa: 4, 5 OA5 - Ponto do programa: 3 OA6 - Ponto do programa: 4, 5 OA7 - Ponto do programa: : 2, 3 OA8 - Ponto do programa: 3, 4 OA9 - Ponto do programa: 1, 2, 3, 4, 5

Avaliação / Assessment


Componente/s de avaliação Assignment Ponderação 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Palestras / Conferências

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de aprendizagem-ensino visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos estudantes que permitem cumprir cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha abaixo, são apresentadas as principais interligações entre as metodologias de aprendizagem-ensino e os respectivos objectivos: Metodologias de Aprendizagem-Professor(LTM) Objectivo de aprendizagem (LG) 1.expositiva, à apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2.Participativo, com análise e resolução de exercícios de aplicação Todos 3.Participativo, com análise e discussão de estudos de caso, e de textos de apoio e leitura Todos 4.Active, com a realização de trabalhos individuais e de grupo Todos 5.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como é contemplado no Planeamento das Aulas. Todos

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Störmer E (2011) Network marketing of tourism - Smith M (2009) Issues in Cultural Tourism Studies - Richards G (2007) Cultural Tourism: Global and Local Perspectives - Prudhi R (2008) Rural Tourism - Patterson C (2008) The Business of Ecotourism - CABI.Novelli M (2004) Niche Tourism: Contemporary issues, trends and cases, - Morpeth N Raj R Griffin KA (2013) Cultural Tourism - McCracken, G, (2005), Culture and Consumption II - Macleod D (2003) Niche Tourism in Question: Interdisciplinary Perspectives on Problems and Possibilities - Higham J (2007) Critical Issues in Ecotourism: understanding a complex tourism phenomenon: Understanding a Complex Tourism Phenomenon - Fennel D (2007) 3rd Ed, Ecotourism - Timothy D (2011) Cultural Heritage and Tourism: An Introduction McKercher (2008) Cultural Tourism: Partnership Between Tourism and Cultural Heritage Management - Chhabra D (2010) Sustainable Marketing of Cultural and Heritage Tourism

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16