Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04259
Acrónimo :
04259
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
5.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
25.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
100.0
Horas de Trabalho Total :
125.0h/sem

Área científica / Scientific area


Hospitalidade e Turismo

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


n/a

Objetivos Gerais / Objectives


Os objectivos desta UC são: 1. expor os estudantes aos diferentes métodos de investigação, desde estudos indutivos onde os métodos de investigação qualitativa estão geralmente mais em sintonia com a(s) questão(ões) de investigação, até estudos dedutivos onde geralmente o investigador é mais propenso a provar ou, de outra forma, a estabelecer hipóteses com um conjunto de variáveis pré-identificadas conhecidas. 2. facilitar uma compreensão de como passar sistematicamente pelas diferentes fases do projecto de investigação, incluindo o planeamento da investigação, a recolha e análise de dados e a apresentação dos dados. 3. dar aos estudantes a oportunidade de realizarem exercícios práticos de métodos qualitativos e quantitativos de investigação e análise utilizando os mais recentes modelos de software. 4. introduzir os estudantes nos métodos de investigação documental e arquivística.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Ter uma compreensão completa de como as diferentes fases da investigação estão directamente relacionadas entre si e como assegurar que um argumento homogéneo e lógico é comum ao longo de todo o projecto de investigação; 2. Compreender em pormenor as diferentes fases do projecto de investigação, desde (a) a definição do quadro de investigação, (b) a redacção dos objectivos da investigação, (c) o esboço das questões e hipóteses de investigação quando necessário, (d) os métodos aplicáveis de recolha e análise de dados, e (e) a apresentação dos dados. 3. Estabelecer um quadro de investigação e todas as questões e hipóteses de investigação relevantes (se e quando necessário); 4. Realizar investigação empírica qualitativa e/ou quantitativa de campo em conformidade com o quadro de investigação, questões de investigação e hipóteses de investigação; 5. Recolher e analisar informações qualitativas e quantitativas em conformidade com as práticas científicas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Técnicas de investigação qualitativa e quantitativa utilizadas na investigação com especial referência aos sectores do património e do turismo cultural 2. Princípios da concepção da investigação e da redacção de propostas de investigação, a geração de ideias para a investigação e cartografia, a natureza dos dados. 3. Metodologias qualitativas e quantitativas utilizadas na investigação, incluindo estudo antropológico, análise geográfica, documentos históricos, estudos de impacto económico, inquéritos a visitantes e locais, limites de mudança aceitável, teoria fundamentada, estudos de caso, análise custo-benefício, estudos de viabilidade, análise de imagem e análise de conteúdo. 4. Análise de dados utilizando análise estatística e qualitativa

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de consistência" decorre da interligação do programa com os objectivos de aprendizagem (OA) e é explicada da seguinte forma: OA1 - Ponto do programa: 2 OA2 - Ponto do programa: 2, 3 OA3 - Ponto do programa: 1, 2 OA4 - Ponto do programa: 3, 4 OA5 - Ponto do programa: 4

Avaliação / Assessment


Componente/s de avaliação Ensaio Ponderação 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Palestras / Conferências

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de aprendizagem-ensino visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos estudantes que permitem cumprir cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha abaixo, são apresentadas as principais interligações entre as metodologias de aprendizagem-ensino e os respectivos objectivos: Metodologias de Aprendizagem-Professor(LTM) Objectivo de aprendizagem (LG) 1.expositiva, à apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2.Participativo, com análise e resolução de exercícios de aplicação Todos 3.Participativo, com análise e discussão de estudos de caso, e de textos de apoio e leitura Todos 4.Active, com a realização de trabalhos individuais e de grupo Todos 5.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como é contemplado no Planeamento das Aulas. Todos

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Yin, R. K. (2003) Case Research Methods, Design and Methods - Dancey, C.H., & Reidy, J. (2004) Statistics without Maths for Psychology. Using SPSS for Windows - Babbie, E, (1998) Survey Research Methods - Cooper, D.R. & Schindler, P.S. (2008) Business Research Methods

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16