Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04260
Acrónimo :
04260
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
5.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
25.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
100.0
Horas de Trabalho Total :
125.0h/sem

Área científica / Scientific area


Hospitalidade e Turismo

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


n.a.

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo desta UC é dar aos estudantes uma perspectiva comparativa e multidisciplinar sobre a origem e natureza do urbanismo, através de conhecimentos teóricos, bem como de estudos de casos específicos de cidades individuais provenientes da região mediterrânica e não só. Sempre que possível, os estudantes serão também encorajados a recorrer a provas materiais provenientes de Malta e de outros locais com os quais possam estar familiarizados. A UC também analisará várias cidades da cultura, sobretudo Valletta como Cidade da Cultura 2018, e verá o que e como estas se tornaram ECOC - Cidades Europeias da Cultura.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Conhecimento e compreensão No final da UC, o estudante será capaz de: 1.1. Ter uma compreensão abrangente dos fundamentos das teorias da morfologia e cultura urbanas, de modo a compará-las formal e informalmente com os exemplos contemporâneos; 1.2. Compreender a importância profundamente enraizada das cidades no que diz respeito à atividade humana. 2. Conhecimentos No final da UC, o estudante será capaz de: 2.1. Utilizar fontes escritas e não escritas para o estudo das cidades como património cultural; 2.2. Escrever um trabalho de investigação substancial através da apreciação e compreensão do profundo significado e longo legado das muralhas, ruas, monumentos, pináculos, símbolos e comunidades que compõem os ambientes urbanos, físicos e culturais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução: vida na cidade sinónimo de civilização 2. Os desenvolvimentos da vida urbana em diferentes regiões 3. Compreensão das raízes da cultura urbana, do seu significado, da sua importância, das suas variedades. 4. Combinar o estudo de cidades particulares - como a sua estrutura evoluiu ao longo do tempo, os seus habitantes, o seu comportamento social - com um olhar extensivo sobre as teorias do que são as cidades e como moldaram as mentalidades dos que nelas vivem.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de consistência" deriva da interligação do programa com os objectivos de aprendizagem (OA) e é explicada da seguinte forma: OA1 - Ponto do programa: 1.1, 1.2, 2.1 OA1 - Ponto do programa: 1.2, 2.1 OA2 - Ponto do programa: 2.2 OA2 - Ponto do programa: 1.1, 1.2, 2.1, 2.2

Avaliação / Assessment


Componente/s de avaliação Ensaio Ponderação 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Palestras / Conferências

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de aprendizagem-ensino visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos estudantes que permitem cumprir cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha abaixo, são apresentadas as principais interligações entre as metodologias de aprendizagem-ensino e os respectivos objectivos: Metodologias de Aprendizagem-Professor(LTM) Objectivo de aprendizagem (LG) 1.expositiva, à apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2.Participativo, com análise e resolução de exercícios de aplicação Todos 3.Participativo, com análise e discussão de estudos de caso, e de textos de apoio e leitura Todos 4.Active, com a realização de trabalhos individuais e de grupo Todos 5.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como é contemplado no Planeamento das Aulas. Todos

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Jon Mitchell: Ambivalent Europeans 2001 - Richard Florida: The Rise of the Creative Class 2002 - Charles Landry: http://charleslandry.com/resources-downloads/documents-for-download/ - H. Pirenne (1969) Medieval Cities - J. Marino (2010) Becoming Neapolitan: Citizen Culture in Baroque Naples - G. Leic (2002) Mesopotamia: The Invention of the City - J. Kotkin (2006) The City: A Global History - P. Hohenberg and L. Hollen Lees (1995) The Making of Urban Europe, 1000-1994 - E. Glaeser (2001) Triumph of the City - P. Burke (1994) Venice and Amsterdam - City, Culture and Society (journal), http://www.journals.elsevier.com/city-culture-and-society - P. Hall (1999) Cities in Civilization (1999) - G. Bridge & S. Watson (eds) (2008) A Companion to the City (2008)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16