Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Hospitalidade e Turismo
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
n/a
Objetivos Gerais / Objectives
Os objectivos desta UC são: 1. Apresentar aos estudantes abordagens teóricas e críticas a questões-chave no campo da tradição cultural 2. Apresentar o carácter contestado da teoria do património cultural e o exame crítico da aplicação de diferentes perspectivas teóricas a partir das quais a tradição cultural pode ser vista. 3 3. Exemplos de estudo de casos actuais de património material e imaterial - incluindo sítios e estruturas, bens culturais móveis, canções, dança e diversas formas culturais, performances, tecnologias e práticas - que adquiriram valor de património cultural no contexto local e global, são utilizados como contexto para debates sobre a forma como a tradição é apresentada ao turista.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Conhecimento e compreensão: No final da UC, o estudante será capaz de: 1. Demonstrar uma compreensão da natureza interdisciplinar dos estudos culturais e patrimoniais; 2. Compreender as tradições como uma construção cultural; 3. Demonstrar familiaridade com diferentes relatos e definições de tradição cultural num contexto global. Competências: No final da UC, o estudante será capaz de: 4. Utilizar fontes escritas e não escritas para o estudo de tradições e costumes num contexto local, regional (mediterrânico/europeu) e global; 5. Construir investigação a partir de temas das áreas de estudo abrangidas por esta unidade e aplicá-la a outros temas relacionados.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Património e tradições: preservação e apresentação ao visitante 2. Interesses políticos e económicos na forma como indivíduos e grupos se vêem a si próprios e como são vistos pelos outros 3. Questões de identidade, auto-estima, lealdade política, e a política do patriotismo. 4. A natureza e sensibilidade política do património cultural e da identidade étnica: questões básicas relativas à natureza e impacto da informação e sua apresentação a uma audiência pública. 5. A forma como as sociedades passadas e contemporâneas se relacionaram com o seu património cultural tangível e intangível e tradições, à medida que se descobrem as relações entre património, tradição e cultura. 6. Como é criado o produto turístico que toma as tradições como ponto focal, e que elementos são incluídos e porquê.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de consistência" deriva da interligação do programa com os objectivos de aprendizagem (OA) e é explicada da seguinte forma: OA1 - Ponto do programa: 1 OA2 - Ponto do programas: 2 OA3 - Ponto do programa: 3, 4, 5 OA4 - Ponto do programa: 3, 4, 5 OA5 - Ponto do programa: 1, 2, 3, 4, 5, 6
Avaliação / Assessment
Componente/s de avaliação Assignment Ponderação 100%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Palestras / Conferências
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de aprendizagem-ensino visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos estudantes que permitem cumprir cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha abaixo, são apresentadas as principais interligações entre as metodologias de aprendizagem-ensino e os respectivos objectivos: Metodologias de Aprendizagem-Professor(LTM) Objectivo de aprendizagem (LG) 1.expositiva, à apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2.Participativo, com análise e resolução de exercícios de aplicação Todos 3.Participativo, com análise e discussão de estudos de caso, e de textos de apoio e leitura Todos 4.Active, com a realização de trabalhos individuais e de grupo Todos 5.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como é contemplado no Planeamento das Aulas. Todos
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- P. Sant Cassia, 'Tradition, Tourism and Memory in Malta', The Journal of the Royal Anthropological Institute Vol. 5, No. 2 (Jun., 1999), pp.247-263. - D. Lowenthal (1985) The Past is a Foreign Country (1985). D16.8. L682 - E. Hobsbawm (repr. 2012) The Invention of Tradition. HM201.I55 - J. Fentress and C. Wickham (1992) Social Memory - C. Cassar (2004) 'The cultural roots of Maltese identity: Christian myths and social memory in a Mediterranean frontier society, Studi sull?Oriente Cristiano, vol. 8, no. 1, pp. 101-130 - T. Benton, ed. Understanding Heritage and Memory (2010)
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16