Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04262
Acrónimo :
04262
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
7.5
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
37.5h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.5h/sem
Trabalho Autónomo :
150.0
Horas de Trabalho Total :
187.5h/sem

Área científica / Scientific area


Hospitalidade e Turismo

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


n/a

Objetivos Gerais / Objectives


1. Conhecimento e compreensão 2. Competência e aptidões 3. Julgamento e abordagem

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. demonstrar conhecimentos avançados de, e compreender, perspectivas, teorias, conceitos e modelos científicos fundamentais na área de investigação da gestão de serviços 2. descrever e problematizar as principais teorias, conceitos e ideias na área de investigação da gestão de serviços 3. aplicar teorias, ideias e modelos na área de investigação da gestão de serviços, e demonstrar uma abordagem académica e competências académicas. 4. demonstrarem uma abordagem multifacetada e reflexiva da sua própria aprendizagem e escrita académica

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. introdução 2. visão geral da área de investigação da gestão de serviços e do seu desenvolvimento teórico e estado actual 3. teorias, ideias, conceitos e modelos chave 4. Perspectivas críticas sobre a gestão de serviços como um campo de conhecimento

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de consistência" deriva da interligação do programa com os objectivos de aprendizagem (OA) e é explicada da seguinte forma: OA1- Ponto do programa:2 OA2- Ponto do programa:3 OA3- Ponto do programa:2&3 OA4- Ponto do programa:4

Avaliação / Assessment


A avaliação é feita através de um trabalho escrito individual. Três oportunidades de exame são oferecidas para os exames escritos em conjunto com o curso: um primeiro exame e dois reexames. São oferecidos pelo menos mais dois reexames sobre o mesmo conteúdo da UC no prazo de um ano após o fim da UC. Depois disto, são oferecidas mais oportunidades de re-exame, mas de acordo com o programa atual da UC.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O ensino consiste em palestras e seminários. A participação em seminários e conferências convidadas é obrigatória, a menos que se verifiquem circunstâncias especiais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de aprendizagem-ensino visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos estudantes que permitem cumprir cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha abaixo, são apresentadas as principais interligações entre as metodologias de aprendizagem-ensino e os respectivos objectivos: Metodologias de Aprendizagem-Professor(LTM) Objectivo de aprendizagem (LG) 1.expositiva, à apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2.Participativo, com análise e resolução de exercícios de aplicação Todos 3.Participativo, com análise e discussão de estudos de caso, e de textos de apoio e leitura Todos 4.Active, com a realização de trabalhos individuais e de grupo Todos 5.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como é contemplado no Planeamento das Aulas. Todos

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Skålén, Per. (2010). Service marketing and subjectivity: the shaping of customer-oriented employees, Journal of Marketing Management, 2009, 25(7-8): pp. 795-809.Doi.org/10.1362/026725709X471631 Gummesson, Evert & Grönroos, Christian. (2012). The emergence of the new service marketing: Nordic School perspectives, Journal of Service Management 23(4): pp. 479-497. Doi.org/10.1108/09564231211260387 Grönroos, Christian & Ravald, Annika. (2011). Service as business logic: implications for value creation and marketing, Journal of Service Management, 22(1): pp. 5-22. Doi:10.1108/09564231111106893 Fisk, Raymond P.; Brown, Stepen W. & Bitner, Mary Jo. (1993). Tracking the evolution of the services marketing literature, Journal of Retailing, 69(1): pp. 61-103. Doi.org/10.1016/S0022-4359(05)80004-1 Ballantyne, David & Nilsson, Elin. (2017). All that is solid melts into air: the servicescape in digital service space, Journal of Services Marketing, 31(3): pp. 226-235. Doi: 10.1108/JSM-03-2016-0115

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Vargo, Stephen L., & Lusch, Robert F. (2008). Service-dominant logic: continuing the evolution?, Journal of the Academy of Marketing Science, 36(1): pp. 1-10. Doi: 10.1007/s11747-007-0069-6 Zeithaml, Valarie; Parasuraman, Ananthanarayanan & Berry, Leonard L. (1985). Problems and strategies in services marketing, Journal of Marketing, 49 (Spring): pp. 33-46. Doi:10.2307/1251563

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16