Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Hospitalidade e Turismo
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
n/a
Objetivos Gerais / Objectives
1. Conhecimento e compreensão 2. Competência e aptidões 3. Julgamento e abordagem
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1.Demonstrar boa compreensão das perspetivas das ciências sociais sobre questões de sustentabilidade 2.Explicar como as dimensões social, económica e ambiental do conceito de sustentabilidade estão ligadas e o que podem implicar para as atividades de serviços e desenvolvimento da sociedade 3.Aplicar de forma crítica e construtiva uma perspetiva das ciências sociais sobre questões de sustentabilidade em relação a atividades de serviços e desenvolvimento da sociedade 4.Capacidade de analisar a ligação entre sustentabilidade e atividades de serviços com base na literatura atual das ciências sociais 5.Rever e discutir criticamente métodos para efetuar a transição para uma sociedade mais sustentável 6.Eescrever argumentos independentes sobre o valor de uma perspetiva das ciências sociais sobre sustentabilidade e serviços 7.Demonstrar capacidade de identificar, analisar e comunicar diferentes dimensões da sustentabilidade em relação às atividades de serviços e ao desenvolvimento da sociedade
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução e interrogação das perspectivas das ciências sociais sobre a sustentabilidade 2. Perspectivas críticas das ciências sociais sobre a sustentabilidade 3. O desenvolvimento histórico do conceito 4. Princípios e formas de governação e transição da sociedade para a sustentabilidade.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de consistência" deriva da interligação do programa com os objectivos de aprendizagem (OA) e é explicada da seguinte forma: OA1- Ponto do programa:1, 2, 3 OA2- Ponto do programa:1, 2 OA3- Ponto do programa:2 OA4- Ponto do programa:2 OA5- Ponto do programa:4 OA6- Ponto do programa:1, 2, 3 & 4 OA7- Ponto do programa:1, 2, 3 & 4
Avaliação / Assessment
O ensino consiste em palestras, workshops e seminários. A participação obrigatória é exigida em workshops e seminários. Estudantes que não puderam participar devido a circunstâncias tais como acidentes ou doenças repentinas será oferecida a oportunidade de compensar ou retomar os componentes obrigatórios. Isto também se aplica aos estudantes que tenham estado ausentes devido a deveres relacionados com cargos eleitos, por exemplo, como representante dos estudantes | Ttrabalho escrito individual de 3 créditos e trabalho escrito individual de 4,5 créditos. A UC inclui oportunidades de avaliação num primeiro exame, um re-sit próximo do primeiro exame e um re-sit para UC concluídas no ano passado (exame de recuperação). Pelo menos duas outras reanálises sobre o mesmo conteúdo da UC são oferecidas no prazo de um ano após uma grande alteração ou interrupção da UC. Depois, são oferecidas mais oportunidades de reanálise, mas de acordo com o atual programa da UC.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O ensino consiste em palestras, workshops e seminários. A participação obrigatória é exigida em workshops e seminários. Estudantes que não puderam participar devido a circunstâncias tais como acidentes ou doenças repentinas será oferecida a oportunidade de compensar ou retomar os componentes obrigatórios. Isto também se aplica aos estudantes que tenham estado ausentes devido a deveres relacionados com cargos eleitos, por exemplo, como representante dos estudantes
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de aprendizagem-ensino visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos estudantes que permitem cumprir cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha abaixo, são apresentadas as principais interligações entre as metodologias de aprendizagem-ensino e os respectivos objectivos: Metodologias de Aprendizagem-Professor(LTM) Objectivo de aprendizagem (LG) 1.expositiva, à apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2.Participativo, com análise e resolução de exercícios de aplicação Todos 3.Participativo, com análise e discussão de estudos de caso, e de textos de apoio e leitura Todos 4.Active, com a realização de trabalhos individuais e de grupo Todos 5.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como é contemplado no Planeamento das Aulas. Todos
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Washington, Haydn. (2015). Demystifying sustainability: Towards real solutions. Routledge: London, New York. [222 p. ISBN 9781315748641] Walker, Gordon & Shove, Elisabeth. (2007). Ambivalence, sustainability and the governance of socio-technical transitions. Journal of Environmental Policy & Planning 9(3-4), pp. 213-225. Doi.org/10.1080/15239080701622840 Clementino, Ester & Perkins, Richard. (2020). How do companies respond to environmental, social and governance (ESG) ratings? Evidence from Italy. Journal of Business Ethics. Doi.org/10.1007/s10551-020-04441-4 Banerjee, Subhabrata Bobby. (2003). Who sustains whose development? Sustainable development and the reinvention of nature. Organization Studies 24(1): pp. 143-180. Arias-Maldonado, Manuel. (2013). Rethinking sustainability in the Anthropocene. Environmental Politics 22(3), pp. 428-446. Doi.org/10.1080/09644016.2013.765161
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Verweij, Marco, Douglas, Mary, Ellis, Richard, Engel, Christoph, Hendriks, Frank, Lohmann Susanne, Ney, Steven, Rayner, Steve & Thompson, Michael. (2006). Clumsy solutions for a complex world: The case of climate change. Public Administration 84(4), pp. 817-843. Doi.org/10.1111/j.1540-8159.2005.09566.x-i
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16