Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04264
Acrónimo :
04264
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
15.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
75.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
75.0h/sem
Trabalho Autónomo :
300.0
Horas de Trabalho Total :
375.0h/sem

Área científica / Scientific area


Hospitalidade e Turismo

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


n.a.

Objetivos Gerais / Objectives


1. Conhecimento e compreensão 2. Competência e aptidões 3. Julgamento e abordagem

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Demonstrar conhecimento especializado e compreensão de diferentes perspectivas teóricas sobre criação de valor e inovação no turismo 2. Demonstrar a capacidade de formular independentemente uma questão de investigação e aplicar teorias relevantes num estudo empírico 3. Demonstrar a capacidade de comunicar a relevância prática e social dos seus resultados de investigação 4. Demonstrar a capacidade de comunicar os seus resultados de investigação em textos académicos bem como em textos científicos populares 5. Demonstrar a capacidade de discutir criticamente teorias e métodos num projecto independente

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A UC está estruturada em torno de três temas: valor e criação de valor, experiências e inovação. O valor e a criação de valor é um tema abrangente e as experiências e inovação são discutidas em relação a isto. A UC é composta pelos seguintes componentes: 1. introdução teórica na qual serão discutidas interrogadas teorias, perspectivas e paradigmas relativos a valor e processos de criação de valor, experiências e economia da experiência, e inovação no âmbito do turismo. 2. trabalho de projecto em que as teorias da componente anterior são aplicadas num trabalho individual onde dois estudantes formulam um problema e analisam os seus próprios dados recolhidos. 3. uma publicação científica popular em que os estudantes escrevem individualmente um capítulo baseado no trabalho do projeto, e em grupos editam, revêem capítulos individuais e escrevem uma introdução a uma antologia.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O objectivo da UC é comunicar conhecimentos especializados sobre processos de criação de valor e inovação na indústria do turismo, enquanto o aluno é formado em investigação independente e a capacidade de comunicar os resultados da investigação dentro e fora da academia. A UC está estruturada em torno de três temas: valor e criação de valor, experiências e inovação. O valor e a criação de valor é um tema abrangente e experiências e inovação são discutidas em relação a isto.

Avaliação / Assessment


A avaliação da UC é baseada num exame individual escrito, um relatório de projeto escrito em grupos de dois, e uma redação individual de um capítulo para ser incluído numa antologia científica popular. A avaliação terá também em conta a atribuição do grupo de edição, revendo e escrevendo uma introdução e um resumo da antologia.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem consiste em palestras, seminários em diferentes formas, supervisão e uma visita de campo. É necessária a participação obrigatória nos seminários e na viagem de campo. Aos estudantes que tenham sido impossibilitados de participar devido a imprevistos, será oferecida a oportunidade de compensar ou retomar os componentes obrigatórios, assim como estudantes que tenham estado ausentes devido a deveres relacionados com cargo eleito, p.e., representante dos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de aprendizagem-ensino visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos estudantes que permitem cumprir cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha abaixo, são apresentadas as principais interligações entre as metodologias de aprendizagem-ensino e os respectivos objectivos: Metodologias de Aprendizagem-Professor(LTM) Objectivo de aprendizagem (LG) 1.expositiva, à apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2.Participativo, com análise e resolução de exercícios de aplicação Todos 3.Participativo, com análise e discussão de estudos de caso, e de textos de apoio e leitura Todos 4.Active, com a realização de trabalhos individuais e de grupo Todos 5.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como é contemplado no Planeamento das Aulas. Todos

Observações / Observations


A UC inclui oportunidades de avaliação num primeiro exame, uma segunda tentativa próxima do primeiro exame e uma terceira tentativa para cursos concluídos no ano passado (exame de recuperação). Pelo menos mais dois exames sobre o mesmo conteúdo do curso são oferecidos no prazo de um ano após uma grande alteração ou interrupção do curso. Depois disto, são oferecidas mais oportunidades de reavaliação, mas de acordo com o programa atual do curso. O examinador, em consulta com os Serviços de Apoio a Deficientes, pode desviar-se da forma regular de exame, a fim de proporcionar a um estudante com deficiência permanente uma forma de exame equivalente à de um estudante sem deficiência.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bed, Breakfast and Friendship: Intimacy and Distance in Small-scale Hospitality Businesses, Erika Andersson Cederholm, Johan Hultman (2010) Culture Unbound. Journal of Current Cultural Research, 2 p.365-380 The seduction of an event : Hospitality in the regional innovation system, Erika Andersson Cederholm, Patrik Hall (2019) Centre for Oresund Region Studies , p.131-150 Performing ambiguous policy : How innovation events simultaneously perform change and collaborative order, Erika Andersson Cederholm, Patrik Hall (2020) The Sociological Review, 68 p.1403-1419 Decommodification as a socially embedded practice: The example of lifestyle enterprising in animal-based tourism, Erika Andersson Cederholm, Carina Sjöholm (2020) Degrowth and Tourism : New Perspectives on Tourism Entrepreneurship, Destinations and Policy

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Being With Others: The Commodification of Relationships in Tourism, Erika Andersson Cederholm (2009) Experiencing Difference - Changing Tourism and Tourists´ Experiences , p.31-42 Tourism & Identity - Accumulated tourist experience and travel career narratives in tourists' identity construction, Erika Andersson Cederholm (2010) Scandinavian Journal of Hospitality and Tourism, 10 p.494-495

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16