Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Hospitalidade e Turismo
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
n/a
Objetivos Gerais / Objectives
1. Apresentar aos estudantes as tradições literárias românticas europeias e norte-americanas 2. Para permitir aos estudantes analisar textos românticos chave na formação de um pensamento moderno sobre o ambiente 3. Para destacar a emergência do 'ambiente' como um conceito moderno 4. Fazer com que os estudantes questionem a relação do indivíduo com o ambiente no C18-C19 5. Para interrogar as formas como as noções românticas persistem nas ideias modernas sobre o ambiente 6. Para permitir aos estudantes comunicar as suas ideias utilizando uma gama de estratégias orais e escritas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta UC os estudantes serão capazes de: 1. Descrever as principais características do Romantismo europeu e norte-americano 2. Relato da formação e principais características das ideias ambientais na escrita e arte romântica 3. Descrever as variadas relações entre o indivíduo e o ambiente nos períodos românticos da literatura no Reino Unido e nos EUA 4. Reflectir sobre a emergência do 'ambiente' como um conceito 5. Avaliar as formas positivas e negativas em que as noções românticas do ambiente persistem no presente 6. Comunicar ideias e respostas a questões ambientais utilizando uma série de estratégias orais e escritas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. as origens das atitudes ambientais modernas à medida que emergem dos movimentos românticos do C18-C19, tanto na Grã-Bretanha como nos EUA. 2. as formas como o pensamento ambiental deste período contribui positiva e negativamente para as modernas atitudes ambientais ocidentais. 3. Os escritores de Wordsworth e Clare a Thoreau e Emerson são examinados, para além dos artistas do período. 4. a emergência de uma consciência ambiental influente a partir do C18.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de consistência" deriva da interligação do programa com os objectivos de aprendizagem (OA) e é explicada da seguinte forma: OA1 - Ponto do programa: 1, 3 OA2 - Ponto do programa: 1, 3 OA3 - Ponto do programa: 1, 3 OA4 - Ponto do programa: 2 OA5 - Ponto do programa: 1, 2, 4 OA6 - Ponto do programa: 1, 2, 3, 4
Avaliação / Assessment
Palestras Seminário Trabalho de campo 3 horas de contacto por semana, compreendendo um seminário composto de palestras-interativas. As atividades de aprendizagem online (utilizando Moodle) compreenderão pelo menos mais duas horas por semana, e podem incluir um tópico de discussão online, tarefas individuais breves, e leituras em preparação para a aula da semana seguinte. | Trabalho da UC: Conclusão das tarefas do seminário por via oral - (10%) Apresentação oral - (20%) Produção de um ensaio comparativo de um c 3000 palavras centrado em dois textos (40%) Trabalho de projecto Produção de um documento de c. 2000-2500 palavras que trata de exemplos contemporâneos de noções românticas de lugar OU uma peça de escrita pessoal que responde e reflecte sobre um determinado local, lugar ou habitat (30%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de aprendizagem-ensino visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos estudantes que permitem cumprir cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha abaixo, são apresentadas as principais interligações entre as metodologias de aprendizagem-ensino e os respectivos objectivos: Metodologias de Aprendizagem-Professor(LTM) Objectivo de aprendizagem (LG) 1.expositiva, à apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2.Participativo, com análise e resolução de exercícios de aplicação Todos 3.Participativo, com análise e discussão de estudos de caso, e de textos de apoio e leitura Todos 4.Active, com a realização de trabalhos individuais e de grupo Todos 5.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como é contemplado no Planeamento das Aulas. Todos
Observações / Observations
As discussões na aula e online serão sujeitas a feedback oral e escrito aos estudantes, mas não contribuirão para a nota pessoal final dos estudantes.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Borthwick, D. (2009) The sustainable male: masculine ecology in the poetry of John Burnside. In: Ellis, H. and Meyer, J. (eds.) Masculinity and the Other: Historical Perspectives. Cambridge Scholars Publishing: Newcastle upon Tyne, pp. 63-85. ISBN 9781443801515 Borthwick, D. (2011) 'The tilt from one parish / into another': Estrangement, Continuity and Connection in the Poetry of John Burnside, Kathleen Jamie and Robin Robertson. Scottish Literary Review, 3(2), pp. 133-148. Borthwick, D. (2011) 'To comfort me with nothing': John Burnside's dissident poetics. Agenda, 44/45(4/1), pp. 91-101. Borthwick, D. (2011) "A green thought in a green shade": contemporary environmental poetry. Southlight, 9, pp. 15-17. Borthwick, D. (2012) 'Driven by loneliness and silence': John Burnside's susceptible solitaries. Bottle Imp, 12, Borthwick, D. (2015) On walks on various ways: some field notes. Bottle Imp(17),
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16