Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04266
Acrónimo :
04266
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
10.0
Aula Teórica (T) :
11.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
18.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
33.0h/sem
Trabalho Autónomo :
217.0
Horas de Trabalho Total :
250.0h/sem

Área científica / Scientific area


Hospitalidade e Turismo

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


n/a

Objetivos Gerais / Objectives


A UC tem como objectivo: 1. Apresentar aos estudantes alguns dos princípios fundamentais da ecologia teórica; 2. Explorar a aplicação prática destas teorias ecológicas em projectos de conservação global; 3. Examinar os efeitos de um ambiente em mudança na biodiversidade.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC, os estudantes serão capazes de: 1. Demonstrar uma compreensão de alguns dos princípios fundamentais da ecologia teórica; 2. Avaliar criticamente a aplicação prática destas teorias ecológicas em projectos de conservação global; 3. Identificar e avaliar os efeitos de um ambiente em mudança na biodiversidade.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Como os organismos interagem entre si e com o seu ambiente; desde os indivíduos, até aos ecossistemas. 2. Compreender como a biodiversidade é essencial para o funcionamento dos ecossistemas 3. Compreender como a biodiversidade responde às mudanças ambientais - sejam elas naturais ou antropogénicas

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de consistência" deriva da interligação do programa com os objectivos de aprendizagem (OA) e é explicada da seguinte forma: OA1 - Ponto do programa: 1 OA2 - Ponto do programa: 2 OA3 - Ponto do programa: 3

Avaliação / Assessment


Relatório (60%) - um artigo de estudo de caso (sobre um tópico ecológico) apresentado utilizando a orientação do autor dada numa revista ecológica. Apresentação oral (40%) - sobre um tema ecológico. A avaliação formativa é fornecida de várias formas: Feedback estruturado sobre o trabalho dos cursos, mostrando onde o desempenho poderia ser melhorado, bem como destacando áreas de excelente trabalho; Participação em sessões de ensino e workshops; Participação em atividades de grupo.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Palestras Seminário Trabalho de campo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de aprendizagem-ensino visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos estudantes que permitem cumprir cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha abaixo, são apresentadas as principais interligações entre as metodologias de aprendizagem-ensino e os respectivos objectivos: Metodologias de Aprendizagem-Professor(LTM) Objectivo de aprendizagem (LG) 1.expositiva, à apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2.Participativo, com análise e resolução de exercícios de aplicação Todos 3.Participativo, com análise e discussão de estudos de caso, e de textos de apoio e leitura Todos 4.Active, com a realização de trabalhos individuais e de grupo Todos 5.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como é contemplado no Planeamento das Aulas. Todos

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Chagunda, M. G. G., Munthali, D. P., Gondwe, T. N., Wood, B. and Roberts, D. J. (2014) An innovative approach to integrated training for smallholder dairying. Journal of Agricultural Education and Extension, 20(4), pp. 413-429. (doi: 10.1080/1389224X.2013.846868) Wood, B. (2018) Requiem for an American mink. Zoomorphic Magazine, 10, 1 Oct. Wood, B. (2020) Northern White Rhino Lament. Skein, 1, pp. 14-16.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16