Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Hospitalidade e Turismo
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
n/a
Objetivos Gerais / Objectives
A UC tem como objectivo: 1. Apresentar aos estudantes alguns dos princípios fundamentais da teoria da comunicação. 2. Explorar a aplicação destes princípios numa série de fontes, meios de comunicação e audiências. 3. Avaliar a eficácia das técnicas e estratégias de comunicação encontradas numa série de estudos de caso. 4. Desenvolver a capacidade do aluno para criar mensagens ambientais adequadas e eficazes.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta UC, os estudantes serão capazes de: 1. Demonstrar um nível satisfatório de compreensão de alguns dos princípios fundamentais da teoria da comunicação. 2. Identificar e analisar a aplicação destes princípios na comunicação de questões ambientais a partir de uma série de fontes, em diversos meios de comunicação, a um conjunto de audiências. 3. Avaliar a eficácia das técnicas e estratégias de comunicação encontradas numa série de estudos de caso. 4. Gerar mensagens ambientais adequadas e eficazes.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. A Comunicação Ambiental como a aplicação de alguns princípios e práticas fundacionais da comunicação às questões ambientais. 2. A Comunicação Ambiental como avaliação e investigação das formas como grupos ambientais, cientistas, comunidades, grupos anti-ambientais, corporações e funcionários públicos tentam transmitir mensagens ambientais eficazes
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de consistência" deriva da interligação do programa com os objectivos de aprendizagem (OA) e é explicada da seguinte forma: OA1 - Ponto do programa: 1 OA2 - Ponto do programa: 2 OA3 - Ponto do programa: 2 OA4 - Ponto do programa: 1, 2
Avaliação / Assessment
Trabalho escrito curto (máximo de 1000 palavras) no valor de 25% da nota total. Ensaio de 3000 palavras no valor de 75% da nota total, a entregar nas semanas seguintes ao período de ensino. Um plano de ensaio formativo será entregue até à Semana 11, e na sessão final de ensino os estudantes receberão um feedback geral e individual para ajudar ao seu progresso na redacção do ensaio.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Palestras Seminário
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de aprendizagem-ensino visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos estudantes que permitem cumprir cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha abaixo, são apresentadas as principais interligações entre as metodologias de aprendizagem-ensino e os respectivos objectivos: Metodologias de Aprendizagem-Professor(LTM) Objectivo de aprendizagem (LG) 1.expositiva, à apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2.Participativo, com análise e resolução de exercícios de aplicação Todos 3.Participativo, com análise e discussão de estudos de caso, e de textos de apoio e leitura Todos 4.Active, com a realização de trabalhos individuais e de grupo Todos 5.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como é contemplado no Planeamento das Aulas. Todos
Observações / Observations
Reavaliação Em conformidade com o Código de Avaliação da Universidade, as reavaliações são normalmente estabelecidas para todas as UC que não contribuem para as classificações de honra. Para UC não honoríficas, são oferecidas aos estudantes reavaliações em todos ou em qualquer dos componentes da avaliação, se a nota satisfatória (limiar) para a UC global não for atingida à primeira tentativa. Esta é normalmente a nota D3 para estudantes de graduação, e a nota C3 para estudantes de pós-graduação. Excepcionalmente pode não ser possível oferecer uma reavaliação de alguns itens da UC, caso em que a nota obtida na primeira tentativa será contada para a nota final da UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Hanscomb, S. (2016) Critical Thinking: The Basics. Series: The Basics. Routledge. ISBN 9781138826236 Franks, B. , Hanscomb, S. and Johnston, S. F. (2017) Environmental Ethics and Behavioural Change. Routledge Earthscan: UK. ISBN 9781138924055
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16