Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04268
Acrónimo :
04268
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
5.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
25.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
100.0
Horas de Trabalho Total :
125.0h/sem

Área científica / Scientific area


Hospitalidade e Turismo

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


n.a.

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo desta UC é dar aos estudantes uma perspectiva comparativa da relação entre a política cultural e a legislação em termos de património, meios de comunicação, censura, direitos culturais e propriedade intelectual. Serão discutidos estudos de casos específicos de cidades individuais provenientes da região mediterrânica e não só. Será também feita referência ao direito internacional em relação a convenções internacionais relacionadas com a cultura. Sempre que possível, os estudantes serão encorajados a recorrer a provas materiais provenientes de Malta e de outros locais com os quais possam estar familiarizados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Conhecimento e compreensão: No final da UC, o estudante será capaz de: 1.1. Ganhar uma compreensão abrangente da principal relevância da política cultural para a legislação; 1.2. Comparar diferentes contextos e adoptar abordagens críticas e inquiridoras dos mesmos; 1.3. Navegar através da terminologia jurídica que regula o património cultural; 1.4. Identificar as várias estruturas estatais que fornecem protecção jurídica e orientação no sector cultural - isto ajudará os estudantes a encontrar o seu caminho uma vez que se tornem operadores culturais na indústria. 2. Competências: No final da UC, o estudante será capaz de: 2.1. Estar familiarizado com as principais fontes que discutem a política e legislação cultural; 2.2. Compreender como construir um documento de investigação substancial através da leitura crítica e da prática de explorar questões e desenvolver argumentos relacionados com exemplos específicos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A posição e o formato da política cultural e da legislação diferem entre territórios e diferentes contextos locais / nacionais. 2. Contextos de expressão cultural, em relação a determinados meios de comunicação social ou em diferentes contextos mediáticos 3. Questões relacionadas com a propriedade intelectual, direitos culturais e globalização. 4. O contexto maltês e as realidades culturais mais vastas existentes numa dimensão global

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de consistência" decorre da interligação do programa com os objectivos de aprendizagem (OA) e é explicada da seguinte forma: OA 1.1 - Ponto do programa: 1 OA 1.2 - Ponto do programa: 2, 4 OA 1.3 - Ponto do programa: 3 OA 1.4 - Ponto do programa: 1, 2, 3, 4 OA 2.1 - Ponto do programa: 1, 2, 3 OA 2.2 - Ponto do programa: 1, 2, 3, 4

Avaliação / Assessment


Componente/s de avaliação Ensaio Ponderação 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Palestras / Conferências

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de aprendizagem-ensino visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos estudantes que permitem cumprir cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha abaixo, são apresentadas as principais interligações entre as metodologias de aprendizagem-ensino e os respectivos objectivos: Metodologias de Aprendizagem-Professor(LTM) Objectivo de aprendizagem (LG) 1.expositiva, à apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2.Participativo, com análise e resolução de exercícios de aplicação Todos 3.Participativo, com análise e discussão de estudos de caso, e de textos de apoio e leitura Todos 4.Active, com a realização de trabalhos individuais e de grupo Todos 5.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como é contemplado no Planeamento das Aulas. Todos

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Culture Resource (Al Mawrad Al Thaqafy) (2010) Cultural Policies in Algeria, Egypt, Jordan, Lebanon, Morocco, Palestine, Syria and Tunisia: An Introduction. - United Cities and Local Governments ? Committee on culture (2004) Agenda 21 for culture - Parliamentary Secretariat for Tourism, the Environment and Culture (2011) National Cultural Policy - U. Mifsud Bonnici (2008) An Introduction to Cultural Heritage Law - T. Kono and Steven Van Uytsel (eds.) (2011) The UNESCO Convention on the Diversity of Cultural Expressions: A Tale of Fragmentation in International Law

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16