Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Hospitalidade e Turismo
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
n/a
Objetivos Gerais / Objectives
Os objectivos desta UC são: 1. Familiarizar os estudantes com os aspectos culturais, sociológicos e antropológicos das três principais religiões monoteístas da região mediterrânica e a influência que estas tiveram e ainda têm nas pessoas. 2. Que os estudantes desenvolvam uma melhor compreensão de como as interacções entre estas comunidades religiosas podem ajudar-nos a compreender melhor o património cultural de Malta e da região mediterrânica em geral, bem como no contexto mais amplo. 3. Esta compreensão constituirá então a base sobre a qual se pode construir um produto turístico de nicho.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Conhecimento e compreensão: No final da UC, o estudante será capaz de: 1. Obter um conhecimento profundo de diferentes temas relacionados com a interacção das comunidades judaica, cristã e muçulmana ao longo do tempo na Europa e na região mediterrânica; 2. Estar familiarizado com alguns dos debates relativos ao estudo do conflito e da coexistência entre os membros destas três fés no mesmo período de tempo; 3. Ser capaz de estruturar produtos turísticos com base na cultura religiosa. Competências: No final da UC, o estudante será capaz de: 4. Estar familiarizado com fontes escritas e não escritas relacionadas com a coexistência de cristãos, muçulmanos e judeus nas regiões europeias e mediterrânicas; 5. Ligar aspectos da herança maltesa e mediterrânica à presença e interacção entre as comunidades judaica, cristã e islâmica e à sua influência na sociedade em geral; 6. Utilizar tendências e elementos para a criação de um produto turístico de nicho forte.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. As interacções culturais, sociológicas e antropológicas em curso entre cristãos, muçulmanos e judeus no contexto euro-mediterrânico. 2. Temas de coexistência e conflito entre as três religiões: principais desenvolvimentos políticos, económicos, sociais e culturais ao longo do tempo. 3. Perspectiva do turismo cultural: o potencial de um nicho turístico que os países podem desenvolver com base nas suas fortes e ricas tradições religiosas. 4. Case-studies das ilhas maltesas, da região mediterrânica em geral e de outras partes do globo.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de consistência" decorre da interligação do programa com os objectivos de aprendizagem (OA) e é explicada da seguinte forma: OA1 - Ponto do programa: 1 OA2 - Ponto do programa: 2 OA3 - Ponto do programa: 3 OA4 - Ponto do programa: 1, 2 OA5 - Ponto do programa: 3, 4 OA6 - Ponto do programa: 1,2, 3, 4
Avaliação / Assessment
Componente/s de avaliação Assignment Ponderação 100%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Palestras / Conferências
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de aprendizagem-ensino visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos estudantes que permitem cumprir cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha abaixo, são apresentadas as principais interligações entre as metodologias de aprendizagem-ensino e os respectivos objectivos: Metodologias de Aprendizagem-Professor(LTM) Objectivo de aprendizagem (LG) 1.expositiva, à apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2.Participativo, com análise e resolução de exercícios de aplicação Todos 3.Participativo, com análise e discussão de estudos de caso, e de textos de apoio e leitura Todos 4.Active, com a realização de trabalhos individuais e de grupo Todos 5.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como é contemplado no Planeamento das Aulas. Todos
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
- J. Riley-Smith (2011) The Crusades, Christianity and Islam. - A. Pagden (2008) Worlds at War: The 2500 years struggle between East and West - J. Elukin (2007) Living Together, Living Apart: Rethinking Jewish-Christian Relations in the Middle Ages - D. Abulafia (2011) The Great Sea. MZZ; DE71. A25 - R. Raj & N.D. Morpeth (2007) Religious Tourism and Pilgrimage Festivals. Management: An International Perspective - H. Strovel, N. Stanley-Price, & R. Killick (eds) (2005) Conservation of Living Religious Heritage - papers from the ICCROM 2003 Forum on Living Religious Heritage: conserving the sacred. Bighi Library NA105. C659 2005 - UNESCO, Kyiv Statement on the Protection of Religious Properties within the Framework of the World Heritage Convention (Kyiv, 5 November 2010)
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16