Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04272
Acrónimo :
04272
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


NA

Objetivos Gerais / Objectives


UC tem como objetivo proporcionar aos estudantes perspetivas teóricas e conhecimentos práticos que lhes permitam compreender e lidar com temas críticos da gestão de empresas familiares.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Identificar as ferramentas teóricas essenciais à gestão de empresas familiares; OA2. Compreender e aplicar as metodologias de avaliação estratégica das empresas familiares, visando a sustentabilidade do negócio; OA3. Aplicar, de um modo concreto, rigoroso e detalhado, as metodologias de gestão de empresas familiares.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Empresas Familiares - Importância, Definições e Características 2. Sistema Família - Empresa e a Complexidade e o Risco Estrutural das Empresas Familiares 3. Governance da Família e Modelos de Governance das Empresas Familiares 4. Modelos e Processos de Planeamento e Gestão Estratégica de Empresas Familiares 5. Estratégias de Crescimento das Empresas Familiares 6. Gestão da Inovação e da Tecnologia nas Empresas Familiares 7. Preparação, Avaliação e Decisão sobre Investimentos nas Empresas Familiares 8. Gestão do Património da Família ? ?As Family Offices? 9. Comunicação, Relacionamento e Gestão de Conflitos nas Empresas Familiares 10. Processo de Sucessão e Continuidade nas Empresas Familiares

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos da unidade curricular são adequados à obtenção dos objetivos enunciados. Esta coerência torna-se visível a partir da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA 1 Pontos programáticos: 1, 2 e 3 OA 2 Pontos programáticos: 4 e 5 OA 3 Pontos programáticos: 6, 7, 8, 9 e 10

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica contempla: 60% Individual (exame final) + 40% em grupo (estudos de caso de aplicação das metodologias de gestão de empresas familiares)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Expositivas; 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos; 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo; 4. Auto-estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e de avaliação encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem de modo a estabelecerem entre si uma relação de reforço mútuo. Na grelha a seguir apresentam-se as principais interligações: Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) - Objetivo de Aprendizagem (OA) 1. Metodologia expositiva, para a apresentação de quadros teóricos de referência - OA1, OA2 e OA3 2. Metodologias participativas com análise e discussão de estudos de casos e textos de apoio - OA1, OA2 e OA3 3. Metodologias ativas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo - OA1, OA2 e OA3 4. Auto-estudo - OA1, OA2 e OA3

Observações / Observations


Os estudantes abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Todo Bom, L. (2020). Manual de Gestão de Empresas Familiares. Lisboa: Sílabo.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Poza, E.J. (2007). Family Business. South Western: Macmillan Publishing Solutions Carlock, R.S. & Ward, J. (2010). When Family Businesses are Best. London: Palgrave Macmillan. Gimeno, A; Boulenar, G. & Coma-Cros, J. (2010). Family Business Models. London: Palgrave Macmillan. Zellweger, T. (2017). Managing the Family Business: Theory and Practice. Massachusetts: Edward Elgar

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16