Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
NA
Objetivos Gerais / Objectives
UC tem como objetivo proporcionar aos estudantes perspetivas teóricas e conhecimentos práticos que lhes permitam compreender e lidar com temas críticos da gestão de empresas familiares.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Identificar as ferramentas teóricas essenciais à gestão de empresas familiares; OA2. Compreender e aplicar as metodologias de avaliação estratégica das empresas familiares, visando a sustentabilidade do negócio; OA3. Aplicar, de um modo concreto, rigoroso e detalhado, as metodologias de gestão de empresas familiares.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Empresas Familiares - Importância, Definições e Características 2. Sistema Família - Empresa e a Complexidade e o Risco Estrutural das Empresas Familiares 3. Governance da Família e Modelos de Governance das Empresas Familiares 4. Modelos e Processos de Planeamento e Gestão Estratégica de Empresas Familiares 5. Estratégias de Crescimento das Empresas Familiares 6. Gestão da Inovação e da Tecnologia nas Empresas Familiares 7. Preparação, Avaliação e Decisão sobre Investimentos nas Empresas Familiares 8. Gestão do Património da Família ? ?As Family Offices? 9. Comunicação, Relacionamento e Gestão de Conflitos nas Empresas Familiares 10. Processo de Sucessão e Continuidade nas Empresas Familiares
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos da unidade curricular são adequados à obtenção dos objetivos enunciados. Esta coerência torna-se visível a partir da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA 1 Pontos programáticos: 1, 2 e 3 OA 2 Pontos programáticos: 4 e 5 OA 3 Pontos programáticos: 6, 7, 8, 9 e 10
Avaliação / Assessment
A avaliação periódica contempla: 60% Individual (exame final) + 40% em grupo (estudos de caso de aplicação das metodologias de gestão de empresas familiares)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
1. Expositivas; 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos; 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo; 4. Auto-estudo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e de avaliação encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem de modo a estabelecerem entre si uma relação de reforço mútuo. Na grelha a seguir apresentam-se as principais interligações: Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) - Objetivo de Aprendizagem (OA) 1. Metodologia expositiva, para a apresentação de quadros teóricos de referência - OA1, OA2 e OA3 2. Metodologias participativas com análise e discussão de estudos de casos e textos de apoio - OA1, OA2 e OA3 3. Metodologias ativas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo - OA1, OA2 e OA3 4. Auto-estudo - OA1, OA2 e OA3
Observações / Observations
Os estudantes abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Todo Bom, L. (2020). Manual de Gestão de Empresas Familiares. Lisboa: Sílabo.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Poza, E.J. (2007). Family Business. South Western: Macmillan Publishing Solutions Carlock, R.S. & Ward, J. (2010). When Family Businesses are Best. London: Palgrave Macmillan. Gimeno, A; Boulenar, G. & Coma-Cros, J. (2010). Family Business Models. London: Palgrave Macmillan. Zellweger, T. (2017). Managing the Family Business: Theory and Practice. Massachusetts: Edward Elgar
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16