Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04277
Acrónimo :
04277
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N/A

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os estudantes apliquem as normas internacionais e nacionais de relato financeiro a situações empresariais concretas que envolvem: (i) a preparação das demonstrações financeiras (perspetiva dos preparadores), e (ii) a análise e interpretação da informação das demonstrações financeiras para a tomada de decisão (perspetiva dos utilizadores).

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Usar quadros conceptuais e regulatórios para o relato financeiro OA2: Reportar os efeitos das transações económicas dos negócios nas demonstrações financeiras, utilizando principios contabilísticos e julgamento profissional OA3: Usar técnicas básicas de análise financeira para avaliar a situação financeira da empresa

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Preparação de demonstrações financeiras 1.1. Harmonização contabilística international 1.2. Elementos e apresentação de demonstrações financeiras 2. Relato financeiro internacional 2.1. Ativos não correntes 2.1. Ativos biológicos e outros ativos correntes 2.3. Provisões e contigências e outros passivos 3. Análise financeira 3.1. Interpretação de demonstrações financeiras 3.2. Técnicas de análise financeira 3.3. Introdução a avaliação de empresas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1: Capítulos 1 e 2 do programa OA2: Capítulos 1 e 2 do programa OA3: Capítulo 3 do programa

Avaliação / Assessment


Para a aquisição das competências definidas são utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. MEA2: Participativas, com resolução e análise de casos práticos e/ou de textos de apoio e leitura. MEA3: Ativas, com realização de mini casos e trabalhos de grupo. MEA4: Auto estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno. | 1) Modalidades de avaliação na 1ª época - uma das seguintes modalidades: A - Avaliação Periódica: trabalho de grupo (35%) + teste escrito individual (65%). Para aprovação os alunos devem cumprir todos os requisitos seguintes: i) nota mínima de 7.5 valores no trabalho e no teste; ii) classificação final mínima 10 valores; iii) assiduidade mínima de 2/3 das aulas; B - Avaliação por exame: prova escrita individual (100%) com nota mínima 10 valores. 2) Modalidades de avaliação na 2ª época e na época especial: Avaliação por exame, prova escrita individual (100%) com nota mínima 10 valores

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Para a aquisição das competências definidas são utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. MEA2: Participativas, com resolução e análise de casos práticos, exercicios interativos, e textos de apoio. MEA3: Ativas, com realização de mini casos e trabalhos de grupo. MEA4: Auto estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem (OA). Apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos de aprendizagem: MEA1: OA1, OA2, OA3 MEA2: OA1, OA2, OA3 MEA3: OA1, OA2, OA3 MEA4: OA1, OA2, OA3

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Alexander, D; Jorissen, A; Hoogendoorn, M.; van Mourik, C.; Kirwan, C.; Inwinkl, P.; Michelon, G., International Financial Reporting and Analysis, 2023, Cengage, 9th ed., ISBN 9781473786820, https://www.cengage.uk/c/international-financial-reporting-and-analysis-9e-alexander-jorissen-hoogendoorn-van-mourik-kirwan-inwinkl-michelon/9781473786820/

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


IFRS foundation, International Financial Reporting Standards, by IFRS Foundation., 2023, online via Iscte library resources,

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16