Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Departamento de Contabilidade
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N/A
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os estudantes apliquem as normas internacionais de relato financeiro a transações empresariais, e que usem a informação das demonstrações financeiras na análise financeira e de valor do negócio.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da disciplina os alunos devem adquirir os seguintes conhecimentos: OA1: Usar quadros conceptuais e regulatórios para o relato financeiro OA2: Reportar os efeitos das transações económicas dos negócios nas demonstrações financeiras, utilizando principios contabilísticos e julgamento profissional OA3: Usar técnicas de análise financeira para avaliar a situação financeira e o valor da empresa Os alunos adquirem estes conhecimentos através da partipação em aulas teóricas e da prática de casos e exercícios.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Preparação de demonstrações financeiras 1.1. Harmonização contabilística international 1.2. Elementos e apresentação de demonstrações financeiras 2. Relato financeiro internacional 2.1. Ativos não correntes 2.1. Ativos biológicos e outros ativos correntes 2.3. Provisões e contigências e outros passivos 3. Análise financeira 3.1. Interpretação de demonstrações financeiras 3.2. Técnicas de análise financeira 3.3. Introdução a avaliação de empresas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
O capítulo 1 do programa apresenta a estrutura conceptual e os conceitos fundamentais do relato financeiro internacional, permitindo adquirir conhecimentos sobre quadros regulatórios de relato financeiro (OA1). O capítulo 2 desenvolve aplicações práticas dos conceitos contabilísticos a transações dos negócios, permitindo aos alunos adquirir competências sobre os efeitos das transações nas demonstrações financeiras com base em julgamento profissional (OA2). O capítulo 3 explora a análise comparativa das demonstrações financeiras, o uso de técnicas de análise como rácios e modelos de avaliação, fazendo a ligação entre a contabilidade e a criação de valor. Os alunos aplicam estes conhecimentos em casos práticos realizados em aula e em estudo individual, adquirindo competências de análise financeira (OA3).
Avaliação / Assessment
A nota da disciplina da avaliação ao longo do semestre é baseada numa escala de 0 a 20 valores e é obtida pela média ponderada dos seguintes elementos: (i) trabalhos/casos (35%) + teste escrito individual (65%). Para aprovação na disciplina os alunos devem cumprir todos os requisitos seguintes: (i) nota mínima de 7,5 valores no trabalho e no teste individual; (ii) classificação final de 10 valores. Os alunos que não obtenham aprovação no sistema anterior poderão realizar prova de exame individual obtendo aprovação à disciplina se a nota for superior a 10 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC articula metodologias expositivas, participativas e ativas, de forma integrada e progressiva. As sessões iniciam-se com momentos de exposição teórica estruturada (MEA1), fundamentais para a compreensão dos quadros normativos e dos princípios do relato financeiro. Estes momentos são complementados por atividades participativas (MEA2), como a análise conjunta de normas IFRS selecionadas, discussão de exemplos reais, e resolução de exercícios de aplicação imediata. Ao longo do semestre, os estudantes são desafiados a aplicar os conceitos em casos práticos, apresentados em aula ou como trabalho autónomo, promovendo a aprendizagem ativa (MEA3). Estas atividades incluem a preparação de mini-casos, interpretação de demonstrações financeiras e desenvolvimento de análises com base em dados reais, de modo a reforçar competências de julgamento profissional e pensamento crítico. As aulas são organizadas por módulos temáticos, com momentos regulares de recapitulação e síntese, assegurando a consolidação progressiva do conhecimento. A aprendizagem autónoma (MEA4) é promovida através da realização de leituras dirigidas, exercícios com feedback, e preparação individual ou em grupo para os casos e testes. Esta componente visa desenvolver a capacidade de trabalhar com informação técnica, interpretar demonstrações financeiras complexas e realizar análises financeiras fundamentadas. A diversidade metodológica adotada garante a articulação entre conhecimento teórico e aplicação prática, e responde ao modelo pedagógico do Iscte, centrado no estudante e na construção ativa do conhecimento. Estas metodologias são coerentes com os objetivos de aprendizagem da UC, estimulando o desenvolvimento de competências técnicas e analíticas, bem como a capacidade de comunicar e justificar decisões em contexto contabilístico e financeiro.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e aprendizagem adotadas estão alinhadas com os objetivos da UC, garantindo o desenvolvimento progressivo dos conhecimentos e competências previstas. As aulas expositivas (MEA1) asseguram o enquadramento teórico e normativo necessário para o OA1, permitindo aos estudantes compreender os quadros regulatórios do relato financeiro internacional e nacional. A abordagem participativa (MEA2), com análise de normas e resolução de exercícios, facilita a aplicação dos princípios contabilísticos a transações empresariais, promovendo a consolidação do OA2. A prática de casos e a realização de mini-trabalhos (MEA3) potenciam o desenvolvimento do julgamento profissional e da capacidade de aplicar as normas a contextos reais, sendo especialmente relevantes para os OA2 e OA3. Estas atividades são complementadas pelo trabalho autónomo (MEA4), que reforça a leitura crítica, a interpretação técnica e a preparação para o teste individual. O sistema de avaliação reflete esta articulação metodológica. Os trabalhos e casos (35%) permitem aferir a capacidade de aplicar os conteúdos normativos e analíticos a situações práticas, em grupo ou individualmente, em linha com os OA2 e OA3. O teste escrito individual (65%) avalia a consolidação dos conhecimentos teóricos e práticos, sendo fundamental para aferir os OA1 e OA2. A exigência de nota mínima em ambos os instrumentos reforça o equilíbrio entre conhecimento conceptual e aplicação prática. O recurso ao exame final individual assegura uma oportunidade de avaliação adicional para os estudantes que não obtenham aprovação na avaliação contínua, garantindo a equidade do processo avaliativo. A coerência entre metodologias e avaliação reforça a aprendizagem ativa, a aplicação prática e o raciocínio crítico, promovendo o desenvolvimento de competências essenciais à análise e ao relato financeiro.
Observações / Observations
A unidade curricular contribui diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, 8, 9 e 12. O ODS 4 – Educação de qualidade – é promovido através do desenvolvimento de competências técnicas e analíticas em contabilidade e análise financeira, essenciais à literacia financeira e à cidadania económica informada. O ODS 8 – Trabalho digno e crescimento económico – é abordado ao capacitar os estudantes para práticas de relato e análise financeira que apoiam a criação de valor, a transparência e a eficiência organizacional. O ODS 9 – Indústria, inovação e infraestruturas – é trabalhado através da análise de ativos tangíveis, intangíveis e de leasing, com foco na avaliação de investimento, inovação e sustentabilidade empresarial. O ODS 12 – Produção e consumo sustentáveis – reflete-se na análise crítica das normas contabilísticas com impacto em ativos ambientais, imparidade e sustentabilidade, contribuindo para decisões informadas e responsáveis.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Alexander, D; Jorissen, A; Hoogendoorn, M.; van Mourik, C.; Kirwan, C.; Inwinkl, P.; Michelon, G., International Financial Reporting and Analysis, 2023, Cengage, 9th ed., ISBN 9781473786820, https://www.cengage.uk/c/international-financial-reporting-and-analysis-9e-alexander-jorissen-hoogendoorn-van-mourik-kirwan-inwinkl-michelon/9781473786820/
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Wahlen, J. M.; Baginski, S. P.; Bradshaw, M. (2024). Intermediate Accounting: Reporting and Analysis. 4th ed. Cengage IFRS foundation, International Financial Reporting Standards, by IFRS Foundation, 2024, online via Iscte library resources,
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-17