Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04278
Acrónimo :
04278
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


No final desta UC os alunos devem ser capazes de: OA1. Discutir criticamente as limitações dos sistemas tradicionais de Controlo de Gestão e a sua incapacidade de fornecer informação que permita criar valor para a organização no atual contexto de negócios. OA2. Apresentar sistemas de Controlo de Gestão alternativos aos tradicionais que possam ser eficazes para apoiar decisões empresariais e criar valor. OA3.Caracterizar esses sistemas e analisar como estes deverão ser implementados segundo a literatura.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Discutir desenvolvimentos ocorridos no Controlo de Gestão que possibilitem a obtenção de informação relevante para a criação de valor no atual ambiente de negócios.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I - Introdução ? Retrospetiva histórica do aparecimento e evolução dos sistemas de Contabilidade e Controlo de Gestão ? A abordagem ?Creating Shared Value? de Porter e Kramer ? O ?Modelo dos Quatro Estádios? de Kaplan e a criação de valor II ? Deficiências dos sistemas dos estádios I e II para a criação de valor III - Os Sistemas do Estádio III: ?Systems for Learning, Improvement and Value Creation? 1. Sistemas Baseados nas Atividades e o seu Contributo para a Criação de Valor ? O papel da Harvard Business School e do CAM-I no desenvolvimento do ABC ? Os usos da informação proveniente do ABC: do ABC ao ABM ? Time-driven ABC ? Operacionalização dos sistemas ABC/M, Time-driven e sua implementação na prática 2. Outros Sistemas do Estágio III ? TQM e os custos de qualidade ? Target Costing ? Life-Cycle Costing ? Kaizen Costing ? O papel das medidas não financeiras para a criação de valor e a informação ESG IV - O Estádio IV e o Papel dos Sistemas ERP na Criação de Valor

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - Conteúdos programáticos: I e II OA2 - Conteúdos programáticos: III.1, III.2 e IV OA3 - Conteúdos programáticos: III.1, III.2 e IV

Avaliação / Assessment


Metodologias de Ensino-Aprendizagem (MEA): MEA1.Expositivas com apresentação dos quadros conceptuais MEA2. Participativas e de debate com análise de exemplos MEA3. Ativas com a realização de trabalhos de grupo e apresentação MEA4. Auto-estudo | 1) Modalidades de avaliação na 1ª época: a) Avaliação Periódica: trabalho de grupo (35%)+ teste escrito individual (65%). Aprovação: i) mín. 7.5 valores no trabalho e no teste; ii) classificação final mín. 10 valores; iii) assiduidade mínima de 2/3 das aulas; ou b) Avaliação por Exame: prova escrita individual (100%). Aprovação: mín. 10 valores. 2) Modalidades de avaliação na 2ª época e na época especial: Avaliação por Exame, prova escrita individual (100%). Aprovação: mín. 10 valores

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Metodologias de Ensino-Aprendizagem (MEA): MEA1.Expositivas com apresentação dos quadros conceptuais MEA2. Participativas e de debate com análise de exemplos MEA3. Ativas com a realização de trabalhos de grupo e apresentação MEA4. Auto-estudo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


MEA1. Transversal a todos os OA MEA2. Transversal a todos os OA MEA3. Transversal a todos os OA MEA4. Transversal a todos os OA

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Garrison, R., Noreen, E. and Brewer, P. (2021) Managerial Accounting, 17th Edition, McGraw-Hill. Drury, C. (2021) Management and Cost Accounting, 11th Edition, South-Western / Cengage Learning;

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Major, M. J. (2017) Positivism and Alternative Accounting Research, Accounting and Finance Review, Vol. 28, No. 74, pp. 173-178. Major, M., Suomala, P. and Laine, T. (2018) Guest Editorial: Introduction to the Special Issue on Accounting and Innovation?, Qualitative Research on Accounting and Management, Vol. 15(2), pp. 154-160; Lukka, K. and Wouters, M. (2022) Towards Interventionist Research with Theoretical Ambition, Management Accounting Research, 55, 100783; Bhimani, A., Horngren, C.T., Datar, S.M. and Rajan, M. (2019) Management and Cost Accounting, 6th Edition, Pearson; Atkinson, A. A., Kaplan, R. S., Matsumura, E. M. and Young, S. M. (2020) Management Accounting, 7th Edition, Cambridge Business Publishers;

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16