Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Departamento de Contabilidade
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem.
Objetivos Gerais / Objectives
Discutir desenvolvimentos ocorridos no Controlo de Gestão que possibilitem a obtenção de informação relevante para a criação de valor no atual ambiente de negócios.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta UC os alunos devem ser capazes de: OA1. Discutir criticamente as limitações dos sistemas tradicionais de Controlo de Gestão e a sua incapacidade de fornecer informação que permita criar valor para a organização no atual contexto de negócios. OA2. Apresentar sistemas de Controlo de Gestão alternativos aos tradicionais que possam ser eficazes para apoiar decisões empresariais e criar valor. OA3.Caracterizar esses sistemas e analisar como estes deverão ser implementados segundo a literatura.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I - Introdução ? Retrospetiva histórica do aparecimento e evolução dos sistemas de Contabilidade e Controlo de Gestão ? A abordagem ?Creating Shared Value? de Porter e Kramer ? O ?Modelo dos Quatro Estádios? de Kaplan e a criação de valor II ? Deficiências dos sistemas dos estádios I e II para a criação de valor III - Os Sistemas do Estádio III: ?Systems for Learning, Improvement and Value Creation? 1. Sistemas Baseados nas Atividades e o seu Contributo para a Criação de Valor ? O papel da Harvard Business School e do CAM-I no desenvolvimento do ABC ? Os usos da informação proveniente do ABC: do ABC ao ABM ? Time-driven ABC ? Operacionalização dos sistemas ABC/M, Time-driven e sua implementação na prática 2. Outros Sistemas do Estágio III ? TQM e os custos de qualidade ? Target Costing ? Life-Cycle Costing ? Kaizen Costing ? O papel das medidas não financeiras para a criação de valor e a informação ESG IV - O Estádio IV e o Papel dos Sistemas ERP na Criação de Valor
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 - Conteúdos programáticos: I e II OA2 - Conteúdos programáticos: III.1, III.2 e IV OA3 - Conteúdos programáticos: III.1, III.2 e IV
Avaliação / Assessment
Metodologias de Ensino-Aprendizagem (MEA): MEA1.Expositivas com apresentação dos quadros conceptuais MEA2. Participativas e de debate com análise de exemplos MEA3. Ativas com a realização de trabalhos de grupo e apresentação MEA4. Auto-estudo | 1) Modalidades de avaliação na 1ª época: a) Avaliação Periódica: trabalho de grupo (35%)+ teste escrito individual (65%). Aprovação: i) mín. 7.5 valores no trabalho e no teste; ii) classificação final mín. 10 valores; iii) assiduidade mínima de 2/3 das aulas; ou b) Avaliação por Exame: prova escrita individual (100%). Aprovação: mín. 10 valores. 2) Modalidades de avaliação na 2ª época e na época especial: Avaliação por Exame, prova escrita individual (100%). Aprovação: mín. 10 valores
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Metodologias de Ensino-Aprendizagem (MEA): MEA1.Expositivas com apresentação dos quadros conceptuais MEA2. Participativas e de debate com análise de exemplos MEA3. Ativas com a realização de trabalhos de grupo e apresentação MEA4. Auto-estudo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
MEA1. Transversal a todos os OA MEA2. Transversal a todos os OA MEA3. Transversal a todos os OA MEA4. Transversal a todos os OA
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Garrison, R., Noreen, E. and Brewer, P. (2021) Managerial Accounting, 17th Edition, McGraw-Hill. Drury, C. (2021) Management and Cost Accounting, 11th Edition, South-Western / Cengage Learning;
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Major, M. J. (2017) Positivism and Alternative Accounting Research, Accounting and Finance Review, Vol. 28, No. 74, pp. 173-178. Major, M., Suomala, P. and Laine, T. (2018) Guest Editorial: Introduction to the Special Issue on Accounting and Innovation?, Qualitative Research on Accounting and Management, Vol. 15(2), pp. 154-160; Lukka, K. and Wouters, M. (2022) Towards Interventionist Research with Theoretical Ambition, Management Accounting Research, 55, 100783; Bhimani, A., Horngren, C.T., Datar, S.M. and Rajan, M. (2019) Management and Cost Accounting, 6th Edition, Pearson; Atkinson, A. A., Kaplan, R. S., Matsumura, E. M. and Young, S. M. (2020) Management Accounting, 7th Edition, Cambridge Business Publishers;
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16