Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04279
Acrónimo :
04279
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico e sua aplicação na preparação do relato integrado e de sustentabilidade nas entidades do sector público e privado no âmbito das guidelines internacionais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta unidade curricular, deverão ter aprendido: (a) interpretar relatórios que incluam dados e informações não financeiras, incluindo relatórios integrados; (b) aplicar as normas contabilísticas para sectores específicos (IPSAS) e os principais instrumentos de gestão pública orçamental às administrações públicas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Relato Integrado e pensamento crítico 2. Relato Integrado nas entidades do sector privado 2.1 Relato e Interligação entre informação financeira, não financeira e de sustentabilidade 2.2 Normas para preparação de relato de sustentabilidade e relato integrado para criação de valor 3. Relato Integrado nas entidades do sector público 3.1. Normas internacionais de contabilidade (IPSAS) aplicáveis ao setor público 3.2. Principais instrumentos de gestão pública orçamental das administrações públicas 3.3 Relato e interligação entre informação financeira, não-financeira e de sustentabilidade

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O objetivo de interpretar relatórios que incluam dados e informações não financeiras, incluindo relatórios integrados é abordado nos capítulos 1 e 2 do programa. O objetivo de aplicar as normas contabilísticas para sectores específicos (IPSAS) e os principais instrumentos de gestão pública orçamental às administrações públicas é abordado nos capítulos 1 e 3 do programa.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre é baseada numa escala de 0 a 20 valores e é obtida pela média ponderada dos seguintes instrumentos de avaliação: (i) trabalho de grupo (15%), (ii) trabalhos individuais (30%), (iii) teste escrito individual (55%). Para aprovação na disciplina, os alunos devem cumprir os seguintes requisitos: i) nota mínima de 7,5 valores nos trabalhos de grupo, no trabalho individual e no teste escrito individual; ii) classificação final 10 valores. Avaliação por exame: Exame, prova escrita individual (100%). Aprovação com classificação de 10 valores, numa escala de 0 a 20 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Para a aquisição das competências definidas são utilizadas as seguintes metodologias de ensino e de aprendizagem: (a) Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; (b) Participativas, com resolução e análise de casos práticos e/ou de textos de apoio e leitura; (c) Ativas, com realização de mini casos e trabalhos de grupo; (d) Auto estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem. Todas as metodologias de ensino, nomeadamente, expositivas, participativas, ativas e auto estudo, são transversais a todos os objetivos da aprendizagem.

Observações / Observations


Tutoria/atendimento: contactar os professores por e-mail, e agendar uma reunião/aula.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


De Villiers, Charl; , Hsiao, P.C., Maroun, W., De Villiers, Charl; , Hsiao, P.C., Maroun, W. (2022). The Routledge Handbook of Integrated Reporting. 1st Edition, Routledge, London. ISBN 9780367499006. Bandy, G. (2023), Financial Management and Accounting in the Public Sector; 3nd edition, Routledge- Taylor & Francis Group, London. ISBN: 1032168919,9781032168913 IFRS Foundation. (2021). The International <IR> Framework. https://integratedreporting.ifrs.org/wp-content/uploads/2021/01/InternationalIntegratedReportingFramework.pdf IPSASB. (2022). Handbook of International Public Sector Accounting Pronouncements. Volume 1-3, Dispon: https://www.ifac.org/system/files/publications/files/IPSASB-Handbook-2022-Volume-1-Web.pdf

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Idowu, S., Del Bando, M. (Eds.) (2019). Integrated Reporting. Springer International Publishing. Lorson, P., Joreg, S. & Haustein. E. (2019), EUROPEAN Public Sector Accounting, Coimbra University Press, E-book.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-31