Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04279
Acrónimo :
04279
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico e sua aplicação na preparação do relato integrado e de sustentabilidade nas entidades do sector público e privado no âmbito das guidelines internacionais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Interpretar relatórios que incluam dados e informações não financeiras, incluindo relatórios integrados e questões de sustentabilidade O2: Aplicar as normas contabilísticas para sectores específicos (por exemplo, IPSAS) e os principais instrumentos de gestão pública orçamental às administrações públicas

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Relato Integrado e pensamento crítico 2. Relato Integrado nas entidades do sector privado 2.1 Relato e Interligação entre informação financeira, não financeira e de sustentabilidade 2.2 Normas para preparação de relato de sustentabilidade (ESRS e IFRS S) e relato integrado para criação de valor 3. Relato Integrado nas entidades do sector público 3.1. Normas internacionais de contabilidade (IPSAS) aplicáveis ao setor público 3.2. Principais instrumentos de gestão pública orçamental das administrações públicas 3.3 Relato e interligação entre informação financeira, não-financeira e de sustentabilidade

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1: Capítulos 1 e 2 OA2: Capítulos 1 e 3

Avaliação / Assessment


1) Modalidades de avaliação na 1ª época: a) Avaliação Periódica: trabalho de grupo (35%)+ teste escrito individual (65%). Aprovação: i) mín. 8.5 valores no trabalho de grupo e no teste individual; ii) classificação final mín. 10 valores; iii) não se exige assiduidade às aulas; ou b) Avaliação por Exame: prova escrita individual (100%). Aprovação: mín. 10 valores. 2) Modalidades de avaliação na 2ª época e na época especial: Avaliação por Exame, prova escrita individual (100%). Aprovação: mín. 10 valores

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Para a aquisição das competências definidas são utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. MEA2: Participativas, com resolução e análise de casos práticos e/ou de textos de apoio e leitura. MEA3: Ativas, com realização de mini casos e trabalhos de grupo. MEA4: Auto estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, se apresenta a seguir as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos: MEA 1 - Transversal a todos os OA MEA 2 - Transversal a todos os OA MEA 3 - Transversal a todos os OA

Observações / Observations


Tutoria/atendimento: contactar os professores por e-mail, e agendar uma reunião/aula.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


De Villiers, Charl; , Hsiao, P.C., Maroun, W., De Villiers, Charl; , Hsiao, P.C., Maroun, W. (2022). The Routledge Handbook of Integrated Reporting. Routledge. ISBN 9780367499006, 2022, null, https://www.routledge.com/The-Routledge-Handbook-of-Integrated-Reporting/Villiers-Hsiao-Maroun/p/book/9780367499006 IFRS Foundation, <IR> Framework, 2022, null, https://www.integratedreporting.org/international-framework-downloads/ European Comission, European Sustainability Accounting Standards, 2023, null, https://finance.ec.europa.eu/news/commission-adopts-european-sustainability-reporting-standards-2023-07-31_en ISSB, IFRS Sustainability Standards, 2023, null, https://www.ifrs.org/issued-standards/ifrs-sustainability-standards-navigator/ Bandy, G., Financial Management and Accounting in the Public Sector; 3nd edition, Routledge- Taylor & Francis Group. ISBN: 1032168919,9781032168913, 2023, null, https://www.routledge.com/Financial-Management-and-Accounting-in-the-Public-Sector/Bandy/p/book/9781032157306 IPSASB., Handbook of International Public Sector Accounting Pronouncements. Volume 1-3, 2022, null, https://www.ifac.org/system/files/publications/files/IPSASB-Handbook-2022-Volume-1-Web.pdf

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Idowu, S., Del Bando, M. (Eds.), Integrated Reporting. Springer International Publishing, 2019, null, https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-030-01719-4 Brusca, I., Caperchione, E., Vohen, S., e Manes-Rosi, F., Public Sector Accounting and Auditing in Europe - the Challenge of Harmonization. Palgrave-MacMillan., 2015, null,

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16