Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04280
Acrónimo :
04280
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Conhecer e utilizar os principais conceitos de estatística. 2. Conhecer e saber aplicar o modelo de regressão linear múltipla a diferentes tipos de dados: seccionais, temporais e dados em painel. 3. Conhecer e saber aplicar os modelos Logit e Probit, a situações concretas. 4. Conhecer e saber aplicar o modelo Tobit a dados censurados. 5. Ser capaz de trabalhar com os packages informáticos mais importantes (EXCEL e R/RStudio e SPSS): as sessões decorrerão sempre na sala de computadores.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de aplicar a análise de dados univariada e multivariada a problemas concretos, em contextos empresariais e das instituições em geral.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Inferência Estatística: revisão 2. Análise de Correlação e Modelo de Regressão Linear Simples 3. Modelo de Regressão Linear Múltipla (MLRM). 4. Testes de Especificação e de Quebras de Estrutura 5. Hipóteses do MLRM: Normalidade e Multicolinearidade 6. Hipóteses do MLRM: Heteroscedasticidade 7. Hipóteses do MLRM: Autocorrelação 8. Hipóteses do MLRM: Exogeneidade estrita 9. Modelos com variável dependente binária: LOGIT and PROBIT 10. Modelos com variável dependente censurada

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - 1. Inferência Estatística: revisão OA2 - Pontos do programa: 2. a 8. OA3 - 9. Modelos com variável dependente binária: LOGIT and PROBIT OA4 - 10. Modelos com variável dependente censurada OA5 ? Todos

Avaliação / Assessment


A avaliação processa-se em Avaliação Periódica ou Avaliação por Exame. A avaliação periódica é constituída por um trabalho de grupo (40%) e o exame final (60%) que abarca toda a matéria e cuja nota mínima terá de ser superior ou igual a 7.5 valores. A avaliação periódica obriga a uma assiduidade mínima de 66.67% das aulas. A avaliação por exame consiste na realização de um exame com uma ponderação de 100%. No teste e no exame os alunos podem usar uma calculadora e uma folha com notas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral conforme os objectivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas (quadros teóricos de referência) 2. Participativas (análise e resolução de exercícios práticos) 3. Ativas (trabalhos individuais e de grupo) 4. Experimentais (desenvolvimento e exploração de modelos em computador) 5. Auto-estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. Objectivos de aprendizagem (0A): Todos. 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos. Objectivos de aprendizagem (0A): OA1. a OA4. 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo. Objectivos de aprendizagem (0A): OA1 a OA3 4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos em computador. Objectivos de aprendizagem (0A): OA5. 5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Objectivos de aprendizagem (0A): Todos

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Wooldridge, Jeffrey (2020), Introductory Econometrics: A Modern Approach, 7th edition.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Hayashi, Fumio (2000), Econometrics, Princeton University Press. Greene, William (2018), Econometric analysis, Pearson, 8th edition.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16