Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04281
Acrónimo :
04281
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
15.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
16.0h/sem
Trabalho Autónomo :
284.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de elaborar uma proposta de tese de mestrado abordando uma temática específica das áreas científicas da contabilidade.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC os alunos devem ser capazes de: OA1 - Distinguir dois tipos de teses: Projeto e Dissertação. OA2 - Saber fazer uma revisão de literatura e formular o problema de investigação. OA3 - Compreender as diferentes metodologias de investigação em contabilidade. OA4 - Saber elaborar uma proposta de tese

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1 - Tipos de tese: Projeto versus Dissertação P2 - Revisão de literatura e identificação do problema de investigação P3 - Paradigmas de investigação em contabilidade P4 - Recolha de dados em contabilidade P5 - Análise de dados em Contabilidade P6 - Bibliografia e referências P7 - Estrutura e redação de uma tese de mestrado

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta ?demonstração de coerência? decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: P1 - Tipos de tese: Projeto versus Dissertação OA2: P2 - Revisão de literatura e identificação do problema de investigação OA3: P3 - Paradigmas de investigação em contabilidade; P4 ? Recolha de dados em contabilidade; P5 ? Análise de dados em Contabilidade OA4: P6 - Bibliografia e referências, P7 - Estrutura e redação de uma tese de mestrado

Avaliação / Assessment


Apresentação escrita da proposta de tese (80%) Apresentação oral da proposta de tese (20%) Não há outra forma de avaliação nesta unidade curricular.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1 - Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência ME2 - Participativas, com análise e discussão de casos reais de teses de mestrado em contabilidade ME3 - Participativas, com análise e discussão de textos científicos ME4 - Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, se apresenta a seguir as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos: ME1 - Transversal a todos os OA ME2 - OA1, OA2 e OA3 ME3 - OA2 ME4 - Transversal a todos os OA

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Ryan, B.; Scapens, R.W. & Theobald, M. (2002), Research Method & Methodology in Finance & Accounting, 2nd Edition, London: Thomson. Major, M.J. & Vieira, R. (Ed.) (2017), Contabilidade e Controlo de Gestão: Teoria, Metodologia e Prática, 2ª Edição, Lisboa: Escolar Editora. White, B. & Rayner, S. (2014), Dissertation Skills for Business and Management Studies, 2nd Edition, UK: Cengage Learning.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Zikmund, W.G., Quinland, C., Griffin, M., Babin, B. & Carr, J. (2019), Business Research Methods, 2nd Edition, Cengage Yin, R. (2018), Case Study Research and Applications, 6th Edition, Sage. Suomala, P. and Lyly-Yrjanainen, J. (2011) Management Accounting Research in Practice: Lessons Learned from an Interventionist Approach, Routledge Studies in Accounting Series. Hoque, Z., Parker, L., Kovaleski, M.A. & Hatnes, K. (2017) The Routledge Companion to Qualitative Accounting Research Methods, NY: Routledge. Denzin, N. & Lincoln, Y. (2017) (Eds.), The Sage Handbook of Qualitative Research, 5th edition, Sage Publications, Thousand Oaks, CA. Baard, V. C. & Dumay, J. (2018), Interventionist research in accounting: reflections on the good, the bad and the ugly, Accounting and Finance, 1-28.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16