Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Departamento de Contabilidade
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de elaborar uma dissertação abordando uma temática específica das áreas científicas da contabilidade aplicando os conhecimentos teóricos e as metodologias específicas de forma a aprofundar uma questão teórica.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta UC, o aluno deverá: OA1 - Definir um problema científico e a sua pertinência. OA2 - Definir objectivos de investigação e possíveis questões ou hipóteses de investigação. OA3 - Conduzir uma revisão de literatura que suporte ao problema definido na dissertação. OA4 - Aplicar metodologias adequadas à recolha e análise de dados. OA5 - Refletir de forma crítica sustentada no enquadramento teórico e resultados empíricos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1 - Escrita de introdução e resumo P2 - Definição de um problema de investigação P3 - Definição de objectivos de pesquisa P4 - Revisão de literatura P5 - Definição de questões ou hipóteses de investigação P6 - Técnicas de recolha de dados P7 - Técnicas de análise de dados P8 - Escrita de conclusões e definição de possibilidades de pesquisa futura
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Para desenvolver as competências de definição de problemas de investigação e respectivos objectivos (OA1, OA2) os estudantes deverão refletir criticamente sobre a literatura existente, sintetizar os aspectos mais relevantes da investigação e determinar quais as perguntas especificas (P1, P2, P3). Para sistematizarem os conhecimentos teóricos de forma sintética e definirem questões de investigação (OA3, OA4), elaborarão uma revisão de literatura adequada às questões de investigação (P4,P5). A capacidade de recolha e análise de dados (OA4) deverá ser desenvolvida pela concretização de uma investigação empírica que responda aos objectivos de investigação definidos (P6, P7). Para que os estudantes desenvolvam a sua capacidade crítica de reflexão teórica e avaliação de resultados (OA5), deverão escrever as conclusões dos seus estudos e explicitar possibilidades de investigação futura (P8).
Avaliação / Assessment
Apresentação escrita do Projeto, apresentação oral da síntese desse projeto e posterior discussão pública perante um júri (Prova pública de defesa: 100%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
De forma a desenvolver as competências de investigação e reflexão crítica utilizar-se-ão as seguintes metodologias ME1 - Estudo acompanhado ME2 - Discussão em sessões tutoriais ME3 - Aplicação de metodologias de recolha e tratamento de dados
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
De forma a desenvolver as competências de definição de problemas de investigação e respectivos objectivos (OA1, OA2) os estudantes efectuarão uma proposta escrita sob orientação tutorial (ME1). Para sistematizarem os conhecimentos teóricos de forma sintética e definirem questões de investigação (OA2, OA3) os estudantes deverão elaborar uma revisão de literatura que será discutida em sessões tutoriais (ME2). A capacidade de recolha e análise de dados (OA4) deverá ser desenvolvida pela aplicação de metodologias de recolha e tratamento de dados sob orientação tutorial (ME1, ME3). Para que os estudantes desenvolvam a sua capacidade crítica de reflexão teórica e avaliação de resultados (OA5), deverão escrever as conclusões dos seus estudos e discuti-las em sessões tutoriais (ME2).
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Reis, Felipa Lopes (2010). Como elaborar uma Dissertação de Mestrado segundo Bolonha, Lisboa: Lidel ? edições técnicas. Major, M. e Vieira, R. (Ed.) (2008) ?Contabilidade e Controlo de Gestão: Teoria, Metodologia e Prática?, Lisboa: Escolar Editora. Belkaoui, Ahmed Riahi (2004). Accounting Theory. 5th ed. Thomson Learning: Business Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Phillips, Estelle M.; Pugh, D. S. (2005). How to get a PhD, Glasgow: McGraw-Hill Education. Carvalho, J. Eduardo (2002). Metodologia do Trabalho Cientifico, Lisboa: Escolar Editora.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16