Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04284
Acrónimo :
04284
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


OA1. Apresentar sistemas de avaliação de performance que possam ser eficazes para apoiar decisões empresariais. OA2. Analisar os principais quadros conceptuais de gestão de risco e efeitos da informação não financeira na sustentabilidade empresarial e no conhecimento do negócio

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Ser capaz de analisar criticamente e de conceber os sistemas de avaliação de performance capazes de promover a melhoria do desempenho empresarial. Ser capaz de analisar modelos de gestão de risco e sua importância para a sustentabilidade dos negócios e para os vários stakeholders.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Informação para a gestão: a importância da tecnologia 2. Performance global: balanced scorecard e tableau de bord 3. Sustentabilidade 3.1. Governo das sociedades, gestão de riscos, ética e accountability 3.2. Relato de sustentabilidade

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - Pontos 1, 2 do programa OA2 - Ponto 3 do programa

Avaliação / Assessment


1) Avaliação Periódica: a) trabalho grupo (35%) + teste escrito individual, realizado na data do exame da época normal (65%). Aprovação: i) classificação final mínima de 10 valores; ii) assiduidade mínima de 2/3 das aulas; ou 2) Avaliação Final: a) Avaliação por Exame (época normal/recurso), prova escrita individual (100%). b) Aprovação: mínima de 10 valores

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Metodologias de Ensino-Aprendizagem (MEA): MEA1.Expositivas com apresentação dos quadros conceptuais MEA2. Participativas e de debate com análise de exemplos MEA3. Ativas com a realização de trabalhos de grupo e apresentação MEA4. Auto-estudo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


MEA1. Transversal a todos os OA MEA2. Transversal a todos os OA MEA3. Transversal a todos os OA MEA4. Transversal a todos os OA

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Merchant, K. A., e Van der Stede, W. A. (2017). Management Control Systems. Performance Measurement, Evaluation and Incentives. Prentice Hall. Simons, R. (2013). Performance Measurement and Control Systems for Implementing Strategy Text and Cases. Pearson Edition. De Villiers, Charl; Maroun, Warren (2017). Sustainability Accounting and Integrated Reporting: finance, governance, sustainability, 1st Edition, Routledge. Aras, Guler; Crowther, David (2016). Global Perspectives on Corporate Governance and CSR, 1st Edition, Kindle Edtion, Routledge. Eabrasu, Marian, (2019). Moral Disagreements in Business: An Exploratory Introduction (CSR, Sustainability, Ethics & Governance), 1st, Kindle Edition, Springer. AICPA, (2017). Guide: Reporting on an Entity's Cybersecurity Risk Management Program and Controls, Wiley Hodson, Christopher, J. (2019). Cyber Risk Management: Prioritize Threats, Identify Vulnerabilities and Apply Controls, 1st Edition, Kogan Page.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Daum, J. H. (2005). French tableau de bord: better than the Balanced Scorecard?. Der Controlling Berater, issue 7/December 2005, pp. 2/459-502. Kaplan, R. S., e Norton, D. P. (2008). Mastering the management system. Harvard Business Review, Jan, 2-17. GRI Standards, by GRI

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16